Webtelejornalismo

Autor/Organizador: Letícia Renault
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Telejornal X Web. Telejornal na web. Webtelejornalismo traz a primeira pesquisa que enfrenta a questão de como o telejornalismo produzido no Brasil transbordou para o ciberespaço em busca de expandir seu território de enunciação e público para a internet.

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Telejornal X Web. Telejornal na web. Webtelejornalismo traz a primeira pesquisa que enfrenta a questão de como o telejornalismo produzido no Brasil transbordou para o ciberespaço em busca de expandir seu território de enunciação e público para a internet. A análise demonstrou que o ambiente hipertextual multimídia reconfigura o telejornal como um cibermeio, o webtelejornal, que abandona definitivamente a instantaneidade televisiva. Sua natureza virtual o leva a ultrapassar o telejornal. A ação do webtelejornal no ciberespaço pode ser caracterizada pelo transbordamento, que possibilita a expansão da reportagem no ambiente em rede e materializa uma nova forma de reverberação de conteúdos jornalísticos audiovisuais. O webtelejornal pode ser compreendido como um cibermeio que, em alguma medida, vem potencialmente colaborar para a produção de conteúdos simbólicos que contribuam para aperfeiçoar o diálogo público.

SUMÁRIO

Introdução

Capítulo I

1. O webtejornalismo como objeto de estudo

1.1. Webtelejornalismo: um problema para a pesquisa em jornalismo audiovisual

1.2. O webtelejornal como objeto de estudo

1.2.1. Webtelejornal da Band

1.2.2. Webtelejornal da Globo

1.2.3. Webtelejornal Nacional

1.2.4. Webtelejornal da Record

1.3. Características estruturais e atributos do webtelejornalismo

Capítulo II

2. Pressupostos teórico-metodológicos

2.1. Imagem: o conceito

2.1.1. Funções da imagem

2.1.1.1. O papel do espectador: por que se olha uma imagem? Como se olha uma imagem?

2.1.1.2. O conceito de representação segundo Stuart Hall

2.1.1.3. O conceito de representação em Michel Foucault

2.1.1.4. As trocas simbólicas segundo Pierre Bourdieu

2.1.2. A fotografia: atributos e funções

2.1.2.1. A fotografia como documento

2.1.3. O cinema: a metamorfose do tempo e espaço pela imagem-movimento

2.1.4. A imagem televisiva: o vivo e a polissemia no ambiente doméstico

2.1.4.1. Televisão e imaginário

2.1.4.2. A proliferação da tela audiovisual e o início da interação entre os meios

2.1.4.3. A imagem na web: desafio para a investigação

Capítulo III

3. Telejornalismo e webtelejornalismo

3.1. O telejornal como bem simbólico de referência

3.2. O relato no telejornal: etapas de construção

3.2.1. Seleção e fragmentação

3.2.2. Reordenar e unificar

3.2.3. O ritual da apresentação

3.3. O ciberespaço e a materialização do virtual

3.3.1. Hipertextualidade

3.3.2. Multimidialidade

3.3.3. Interatividade

3.3.4. A memória

Capítulo IV

4. Fundamentos metodológicos de análise

4.1. Metodologia

4.2. Construção da amostra

Capítulo V

5. Webtelejornalismo: telejornalismo na web

5.1. O virtual contém o “ao vivo”

5.2. O cibermeio emerge de programa televisivo

5.3. A linguagem multimídia contém a linguagem audiovisual

5.3.1. O desaparecimento do ritual de apresentação e a expansão da informação

5.3.2. A expansão da reportagem: fortalecimento da função do repórter

5.3.3. A perda da hegemonia na produção de imagens noticiosas

5.4. Da emissão de mão única à interatividade na conexão

5.5. Negócio em expansão

Conclusão

Referências bibliográficas

Glossário

Peso 0,3 kg
Dimensões 1,3 × 14,0 × 21,0 cm
Idioma

Ano

2014

Edição

1

ISBN

978-85-7650-441-2

Páginas

250

Versão

,

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