Uma Górgona na Gangorra é uma coletânea de textos que critica o senso de individualidade contemporâneo, expondo diversas de suas idiossincrasias e tendências alienantes, abordadas em grande parte sob a perspectiva de sua capacidade de celebrar os vínculos, e também, de gerar sustento afetivo.
A individualidade contemporânea tem a pretensão da autonomia de sua vontade e de seu exercício de liberdade, porém, muitas vezes, não os baseia em uma realidade de mérito por um efetivo exercício diário de consciência e integração psíquica, mas sim em um processo que estimula simulacros e identificações que não endereçam dificuldades e camuflam carências em estratégias de poder. Articulações típicas de repercussões de comportamentos infantis.
O poder da vontade é culturalmente exaltado, mas quando exacerbado e tomado por complexos inconscientes e emoções estridentes vem produzindo inúmeras caricaturas, degradando as relações e até mesmo descaracterizando o serviço vinculado ao exercício de poder da governança coletiva. Há uma intensa produção imagética alheia à realidade do exercício simbólico capaz de organizar tanto a intimidade quanto a sociedade, resultando em muito isolamento emocional, em sofrimento e em degradação psíquica e social. Como terapeuta identifico a normalização de uma passividade e um senso de conforto alienante, muito sustentado por estímulos e anestesias; dinâmicas compulsivas que capturam muitas pessoas em torno do narcisismo da constante ocupação com representações que, paulatinamente, se afastam de uma averiguação da realidade e consolidam uma intensa projeção psíquica e uma nova forma de vilanização da diferença.
O exercício relacional que contempla a integração psíquica é a base do estabelecimento do sustento afetivo de uma pessoa, caminho para um senso de individualidade saudável e autêntico. Este, por sua vez, precisa residir na intimidade com o corpo e em nosso cotidiano.
A Górgona serve de alerta das consequências, uma imagem originária da mitologia grega que convoco para me auxiliar na consciência dos enredos destas formas de sedução, vaidades individuais e exacerbação do poder pessoal que produz muitos monumentos de degradação psíquica. Estratificações de infâncias afetivas em indivíduos governados pela falta, devoram a tudo e a todos que encontram pelo caminho.
Estamos gradativamente nos tornando refugiados subjetivos na medida em que nos alienamos de nossa participação na natureza e não a celebramos no mérito do exercício de nosso grande dom: a criação baseada na averiguação e na pergunta pela realidade, e sua significação como um meio de estabelecer nossa morada e valorizar nosso convívio. Um antigo senso de habitação vem sendo abandonado no entretenimento de uma gangorra, um jogo de poder que propõe uma espécie de prêmio hedonista aos que almejam a elevação. Jogo este que acomete a ricos e a pobres, igualmente banalizando e massacrando a vida.
Precisamos urgentemente endereçar o processo de terceirização dos esforços e a terapeutização do cuidado que vêm esvaziando as experiências necessárias para o desenvolvimento de nossas capacidades e para a consolidação de um senso de individualidade genuíno.
SUMÁRIO5 Introdução
Denúncias
15 A infantilidade abusiva dos adultos
17 Das perguntas nasce a beleza
19 Negatividade, potência e diversidade
21 Mórbida fantasia e liberdade
23 Raiva
25 Para além do Eu
27 A sombra
29 A passividade do culpado
31 O individualismo contemporâneo
33 "… ciclos da própria natureza…"
35 Abismos
37 Sobre a vontade
39 Tudo ou nada, sempre ou nunca
41 Uns entre outros
43 Tolerância
47 Exílios imagéticos
49 Paraísos
51 Passividade
53 Sabedoria do corpo
55 O padecimento da raiva
57 Acomodação
59 O erro
61 O mesmo e velho lobo, as novas formas divertidas de ser cordeiro, tudo que é maneiro e os deuses pessoais
63 Exercício político
65 Reunião e valor
Reflexões
69 O corpo
75 Identidade e identificação
77 Semelhança e igualdade
79 Deus, a liberdade criativa do homem e o exercício de consciência
93 Realização individual pelo compromisso com o cuidado
e a criação
103 O esquecimento de si e da condição humana.
O papel do corpo na organização do indivíduo
115 O "Eu" e o "nosso narcisismo", para todo lado e em
ugar algum, um exercício de crítica ao senso de liberdade do indivíduo contemporâneo
133 Sobre a terapia e o processo de diferenciação
139 Aletheia. Uma experiência curativa em constante criação
149 Pelo cultivo de uma consciência participativa e sustentável. A recuperação do corpo e da terra
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