TeleVisões: Reflexões para além da TV

R$ 33,00R$ 66,00
20% DE DESCONTO

Temos neste livro um espaço oportuno para observar analiticamente essa multiplicidade, cientes de que, a cada toque no controle remoto, na tela do celular, no cursor do mouse ou nos botões do joystick, a televisão estará ali.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

No cenário contemporâneo de produção, distribuição e consumo de audiovisual, a televisão desempenha um inegável protagonismo. Enquanto objeto técnico integrado ao cotidiano doméstico, sua materialidade há muito já transbordou o utensílio luminoso que ornamenta as salas de estar, desdobrando-se em múltiplas e variegadas telas: dos sofisticados televisores multifuncionais, passando por smartphones, tablets, consoles e computadores com alta velocidade de conexão à internet, até chegar aos aparelhos de extensão corpórea, como os óculos de realidade virtual e aumentada.

Não bastasse isso, a própria natureza da emissão televisiva se reconfigurou, não mais se limitando à radiodifusão de sinais através de ondas eletromagnéticas ou à transmissão de pulsos eletrônicos via cabo. Hoje, a importância da televisão distribuída pela internet, seja por serviços de video on demand ou pela reprodução dos sinais em aplicativos ofertados pelos próprios canais de TV, representa a emergência de novos modelos de negócios e práticas espectatoriais também inéditas, tornando a televisão um objeto ubíquo tanto como materialidade comunicacional quanto como produtor e reprodutor dos fatos culturais e do imaginário social de nossa época.

Para lidar com as transformações por que passou a televisão nos últimos 20 anos, a academia se viu obrigada a importantes inflexões no campo. Alguns termos que foram seminais na constituição dos chamados "estudos de televisão", como os conceitos de fluxo, grade, programação, intervalo, seriado, gênero, formato, audiência ou mesmo canal/emissora, precisam hoje ser reavaliados à luz das mudanças em curso, exigindo de nós, pesquisadores, o desafio de não apenas insistir na necessária empiria de nossas análises, mas também de enfrentar, no horizonte mais abstrato, os dilemas teóricos que nos cercam inapelavelmente.

Nesse sentido, ao propor uma investigação plural e diversificada desse fenômeno, TeleVisões – como o próprio nome já indica – aposta na natureza heterogênea da experiência televisiva contemporânea. Nos capítulos que o compõem, este livro serve como um necessário compêndio dos problemas teórico-metodológicos que o campo enfrenta, uma vez que cada texto circunscreve objetos empíricos muito claros sem abdicar da indispensável articulação conceitual entre produção, distribuição e consumo como característica determinante do circuito comunicacional em que a televisão se insere.

Portanto, sem se afastar da pergunta ontológica que persegue o nosso campo enquanto espaço específico de produção do saber – afinal, o que é televisão? -, este livro nos dá, já em seu título e, sobretudo, em seus capítulos, uma solução prática: longe de uma definição absoluta com limites claramente erigidos, a televisão pode ser entendida hoje como um objeto plural, de natureza quântica, que transcende um recorte cronotópico totalizante e se dissipa em múltiplas práticas comunicacionais, cada qual disputando, a seu modo, os aspectos tecnológicos, culturais, sociais e institucionais que circundam a experiência televisiva. Por isso, temos neste livro um espaço oportuno para observar analiticamente essa multiplicidade, cientes de que, a cada toque no controle remoto, na tela do celular, no cursor do mouse ou nos botões do joystick, a televisão estará ali, dissolvendo as fronteiras de sua própria identidade para se tornar, naquilo em que se prolonga, a melhor imagem de si mesma.

Boa leitura.

Marcel Vieira Barreto Silva

SUMÁRIO

Reflexões para além da TV 1

Agradecimentos 7

Prefácio 9

  • Televisão e Streaming
  • Um modelo para a produção de cultura: o modelo do assinante 13

    Amanda D. Lotz

  • Autoprogramação e engajamento nas plataformas de vídeo
    sob demanda: uma análise da Netflix 43

    João Massarolo | Dario Mesquita

  • O cinema sem sinal: legislação e novos modelos de
    produção audiovisual 67

    José Cláudio S. Castanheira

  • Matrizes representativas e cultura participativa
  • Sobre os desafios enfrentados na segunda tela:
    o dilema da participação em The Voice, 85

    Karin Van Es

  • #euamoquemsou: televisão, discurso terapêutico e
    relatos biográficos no Twitter 105

    Igor Sacramento

  • A ética e a estética da sobrevivência na TV:
    sofrimento, resiliência e biopoder 131

    Leandro Lage

  • A primeira crise da era digital? Memória televisiva, conectividade e mutações culturais na versão da BBC
    Media Action sobre a crise migratória atual 153

    Itania Maria Mota Gomes | Juliana Freire Gutmann | Jussara Peixoto Maia Thiago Ferreira | Valéria Maria Vilas Bôas | Tess Chamusca
    Paula Janay | Caio Cruz

  • Por dentro dos (novos?) conteúdos televisivos
  • É hora de aventura! Notas para uma discussão teórica acerca dos desenhos animados 175

    Thiago Falcão | Ariane Holzbach

  • A ascensão do showrunner: autoria e legitimidade
    na era da peak TV 195

    Mayka Castellano | Melina Meimaridis

  • Estratégias transmídia e construção do ethos no telejornal:
    o caso do Jornal da Record News 219

    Yvana Fechine | Sofia Costa Rêgo

    Imagens cotidianas do mundo cão: o cinegrafista amador
    e o impacto na autoridade jornalística na televisão 237

    Marco Antônio Roxo da Silva | Aline Grupillo Chagas Reis

    Sobre os autores 265

  • Peso 0,7 kg
    Dimensões 1,4 × 16,0 × 23,0 cm
    Idioma

    Ano

    2018

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-572-3

    Páginas

    270

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente