O livro de Maria Carmem Jacob de Souza, Telenovela e representação do social: Benedito Ruy Barbosa e a representação do popular na telenovela Renascer, constitui-se como significativa contribuição para o campo da reflexão sobre teledramaturgia no Brasil. A telenovela apresenta-se, aqui, como objeto singular de análise e interpretação que permite conexões mais amplas com o debate sobre cultura contemporânea: cultura de características híbridas, altamente complexa, que se molda nas fronteiras entre matrizes populares, tradições letradas e produção massiva. Para além de uma leitura densa sobre a trajetória de Benedito Ruy Barbosa – autor consagrado no campo da teleficção no Brasil – e sobre a narrativa da telenovela Renascer (Direção: Luiz Fernando de Carvalho, Rede Globo de Televisão, 1993), esse trabalho mergulha fundo em questões prioritárias para a compreensão da cultura brasileira e, essencialmente, sobre o grande desafio que é o entendimento sobre o popular no debate cultural da atualidade.
Silvia Helena Simões Borelli
Abril de 2004.
SUMÁRIO
Prefácio
Introdução
Construção Social da Representação do Popular nas Telenovelas
Como Pensar a Representação do Popular nas Telenovelas Brasileiras?
Empresários Morais
Peritos Realizadores de Telenovelas
Profissionais da Produção Simbólica
Campo da Telenovela: uma proposta de análise
Representações do Popular nas Telenovelas: Principais Hipóteses de Trabalho
Representação do Popular nas Telenovelas
Melodrama
Melodrama e o Romance-folhetim
Romance-folhetim e Telenovela
Campo da Telenovela
O Estado na Formação e Regulação do Campo
O Mercado na Formação e Regulação do Campo
Os Telespectadores na Formação e Regulação do Campo
Campo Artístico e as "Regras da Arte" na História de Produção das Telenovelas Brasileiras
Emissoras e Realizadores Disputam no Campo a Representação Realista do Popular
O Realismo nas Telenovelas e a Consagração de Benedito Ruy Barbosa
Benedito Ruy Barbosa, Empresário Moral de Questões Sociais Representa o Popular
Personagens Populares de Benedito Ruy Barbosa
O Companheiro de Jornada, Luiz Fernando Carvalho, e a Representação do Popular em Renascer
O Popular em Cena na Telenovela Renascer
Renascer Coloca em Primeiro Plano o Poder, a Família e o Trabalho
Primeiro Capítulo
Trabalho e Cultura Inundam Passagens
O Amor, a Ascensão Social e a Tragédia da Modernidade
Teca, as Crianças de Rua e a Família
Tião Galinha, o Trabalho e a Pobreza
Considerações Finais
Bibliografia
Avaliações
Não há comentários ainda.