Tecnologia de Informação e Gestão Empresarial

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Este livro apresenta uma análise das características e da relevância da tecnologia de informação, tratando do processo de transição em direção à Sociedade da Informação e do Conhecimento na alavancagem dos negócios da empresa

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Durante muito tempo a sociedade em geral, e as empresas em particular, criaram organizações especialmente adaptadas aos princípios da Sociedade Industrial: divisão do trabalho, padronização, processos hierárquicos, etc. No presente, como resultado da transição para um novo tipo de sociedade, a Sociedade da Informação e do Conhecimento, esses conceitos vêm perdendo validade de forma acelerada. Mais ainda, as empresas que desejem sobreviver e prosperar deverão efetuar uma completa mudança na sua estrutura organizacional, para responder às pressões decorrentes da globalização da economia, da introdução de novas tecnologias, dos concorrentes e, sobretudo, da utilização de moderna tecnologia da informação, que causará um impacto extraordinário nas empresas e nas pessoas.

Este livro apresenta uma análise completa das características e da relevância da tecnologia de informação, tratando especificamente do processo de transição em direção à Sociedade da Informação e do Conhecimento, e da gestão e utilização da informação na alavancagem dos negócios da empresa. Em particular, são discutidas as questões fundamentais relativas à arquitetura cliente-servidor, gerenciamento de redes de computadores, organização e operação de novo ambiente computacional, planejamento estratégico, qualidade total, reengenharia de processos de negócios, gestão dos recursos humanos e integração de sistemas, no contexto do processo de mudança. Nesse contexto, conceitos voltados para o mercado e clientes se tornam cada vez mais presentes com o uso da Internet, como Customer Relationship Management, Supply Chain Management, Business to Business, além dos Sistemas Integrados de Gestão.

Existem muitas publicações que tratam dos aspectos técnicos da informática, dedicados à especialistas em computação. Existem também muitos outros livros dedicados às técnicas de administração dos negócios. Diferentemente, este livro apresenta uma visão prática e integrada das estruturas de negócios requeridas na Sociedade da Informação e do Conhecimento e da Tecnologia de Informação necessária para a sua efetiva implementação. Assim, o livro será útil para todos aqueles executivos e gerentes de negócios envolvidos na reorganização dos processos produtivos e decisórios, e para os gerentes de tecnologia de informação preocupados com a implementação de uma arquitetura de informação alinhada ao negócio.

Esta é a segunda edição deste livro, revista e atualizada pelos autores, cujo título da primeira edição é Tecnologia de Informação e Mudança Organizacional.

SUMÁRIO

  • Prefácio
  • Capítulo 1 – O processo evolutivo das organizações
  • Introdução
  • A organização como parte de um sistema
  • As transformações da sociedade
  • A era da luz
  • A física quântica quebrando paradigmas
  • As novas organizações empresariais
  • Estrutura do livro
  • Referências
  • Capítulo 2 – A revolução tecnológica
  • Introdução
  • A história da revolução científica
  • A evolução da tecnologia de informação
  • O processamento centralizado de dados
  • A descentralização do processamento de dados
  • A consolidação e downsizing
  • O ambiente computacional atual
  • O que há por vir
  • Referências
  • Capítulo 3 – Porque mudar?
  • As razões da mudança
  • O uso do conhecimento
  • Gerência por processo e projeto
  • A tecnologia de informação
  • A economia global
  • Clientes e competidores
  • A função do Estado
  • Como mudar?
  • Referências
  • Capítulo 4 – O fator humano
  • Enfrentando a mudança
  • As relações de poder na sociedade industrial
  • As relações de Poder na sociedade da Informação
  • A antiga visão da área de tecnologia de informação
  • Os conflitos internos da área de tecnologia de Informação
  • O desenvolvimento dos recursos humanos
  • As funções que irão se tornar obsoletas
  • As funções que se tornarão mais importantes
  • O CKO – Chief Knowledge Officer
  • O CIO – Chief Information Officer
  • Referências
  • Capítulo 5 – Gestão pela qualidade total
  • Conceito de gerenciamento pela qualidade total
  • A necessidade de uma visão, crenças e valores
  • A definição do negócio de uma organização
  • A definição da missão e clientes da organização
  • Os produtos e serviços
  • A definição dos processos produtivos
  • Gerenciamento da rotina
  • A qualidade total no desenvolvimento de sistemas
  • Como iniciar a gestão pela qualidade total
  • Referências
  • Capítulo 6 – A reinvenção da organização
  • Introdução
  • Conceitos básicos
  • A gestão pela qualidade total e a reengenharia dos processos
  • Porque utilizar a técnica de reengenharia ?
  • Como iniciar a reengenharia em uma organização
  • Clientes
  • Competidores
  • Receita
  • Custos
  • Qualidade
  • Serviços
  • Tempo
  • Produção de bens e serviços
  • A chave do sucesso dos projetos de reengenharia
  • Gerenciando drásticas mudanças
  • Falhas na aplicação da reengenharia
  • Exemplos de reengenharia dos processos de negócio
  • O próximo passo: as organizações aprendizes
  • Referências
  • Capítulo 7 – Organizando os recursos da informação
  • A modernização da função informação
  • Organizando a função informação
  • Parcerias com os fornecedores
  • Parceria com os competidores
  • A evolução do perfil dos profissionais de tecnologia de informação
  • Soluções de infra-estrutura de hardware e software
  • Referência
  • Capítulo 8 – Alinhamento da tecnologia às estratégias
  • Introdução
  • Fatores que contribuem para o alinhamento às estratégias
  • Integrando uma arquitetura distribuída
  • Como garantir uma rede integrada e confiável
  • Problemas e soluções na migração
  • Arquitetura cliente-servidor
  • Capítulo 9 – Arquitetura de informações
  • A arquitetura tecnológica de informação
  • A base para a arquitetura de informações
  • Os componentes da arquitetura de informações
  • Sistemas abertos e integradores
  • Padrões
  • Forças que atuam sobre a arquitetura de informações
  • Referências
  • Capítulo10 – Sistemas de banco de dados distribuídos
  • Gerenciadores de base de dados
  • Sistema gerenciador de arquivos
  • Sistema de banco de dados hierárquico
  • Sistema de banco de dados em rede
  • Modelo relacional de dados
  • Modelo de dados orientado a objetos
  • Arquitetura centralizada de base de dados
  • Base de dados utilizando a arquitetura cliente-servidor
  • Os principais bancos de dados existentes no mercado
  • Tendências dos sistemas de informação
  • Referências
  • Capítulo 11 – Planejamento e implantação de sistemas de informação
  • Uma visão sistêmica
  • As etapas do desenvolvimento de sistemas de informações
  • Desenvolvimento de sistemas alinhado com o negócio da empresa
  • Algumas considerações sobre o processo de planejamento
  • Seleção e priorização de projetos de informação
  • Capítulo 12 – Estratégias e tendências em um ambiente globalizado
  • A definição de políticas e estratégias
  • Estratégias e tendências para o desenvolvimento de sistemas
  • Quando utilizar a terceirização e quarteirização de atividades
  • A evolução do ambiente computacional
  • As tendências da área de tecnologia de informação
  • Capítulo 13 – O futuro com a internet
  • Introdução
  • A evolução da internet
  • Fazendo negócios pela internet
  • Como formas de “fazer negócios” utilizando a internet, podemos ter…
  • Segurança
  • Novos serviços criados pela internet
  • O futuro
  • Principais sites selecionados em 98/99
  • Referências
  • Capítulo14 – Estudo de caso: mudanças em uma grande organização
  • Introdução
  • A organização
  • Aplicando a reengenharia nos processos de negócio
  • A reorganização da função informação
  • Referências
  • Capítulo15 – Dicas e idéias básicas
  • Preparando-se para a sociedade do conhecimento
  • Recursos humanos
  • Reinventando a organização
  • Consolidação e downsizing
  • Alinhamento dos recursos da informação às estratégias de negócio
  • Arquitetura tecnológica de informação
  • Sistemas de informação
  • A função informação
  • O CIO – chief information officer
  • O analista de negócios
  • Apêndice A – Bibliografia geral
  • Apêndice B – O programa “5s”
  • Bibliografia
  • Apêndice C – MASP: método para análise e solução de problemas
  • Apêndice D – A certificação da qualidade
  • Referências
  • Apêndice E – Modelos de comunicação
  • Apêndice F – Glossário
  • Peso 0,541 kg
    Dimensões 2,3 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2004

    Edição

    2

    ISBN

    85-87922-03-3

    Páginas

    448

    Versão

    ,

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