Durante muito tempo a sociedade em geral, e as empresas em particular, criaram organizações especialmente adaptadas aos princípios da Sociedade Industrial: divisão do trabalho, padronização, processos hierárquicos, etc. No presente, como resultado da transição para um novo tipo de sociedade, a Sociedade da Informação e do Conhecimento, esses conceitos vêm perdendo validade de forma acelerada. Mais ainda, as empresas que desejem sobreviver e prosperar deverão efetuar uma completa mudança na sua estrutura organizacional, para responder às pressões decorrentes da globalização da economia, da introdução de novas tecnologias, dos concorrentes e, sobretudo, da utilização de moderna tecnologia da informação, que causará um impacto extraordinário nas empresas e nas pessoas.
Este livro apresenta uma análise completa das características e da relevância da tecnologia de informação, tratando especificamente do processo de transição em direção à Sociedade da Informação e do Conhecimento, e da gestão e utilização da informação na alavancagem dos negócios da empresa. Em particular, são discutidas as questões fundamentais relativas à arquitetura cliente-servidor, gerenciamento de redes de computadores, organização e operação de novo ambiente computacional, planejamento estratégico, qualidade total, reengenharia de processos de negócios, gestão dos recursos humanos e integração de sistemas, no contexto do processo de mudança. Nesse contexto, conceitos voltados para o mercado e clientes se tornam cada vez mais presentes com o uso da Internet, como Customer Relationship Management, Supply Chain Management, Business to Business, além dos Sistemas Integrados de Gestão.
Existem muitas publicações que tratam dos aspectos técnicos da informática, dedicados à especialistas em computação. Existem também muitos outros livros dedicados às técnicas de administração dos negócios. Diferentemente, este livro apresenta uma visão prática e integrada das estruturas de negócios requeridas na Sociedade da Informação e do Conhecimento e da Tecnologia de Informação necessária para a sua efetiva implementação. Assim, o livro será útil para todos aqueles executivos e gerentes de negócios envolvidos na reorganização dos processos produtivos e decisórios, e para os gerentes de tecnologia de informação preocupados com a implementação de uma arquitetura de informação alinhada ao negócio.
Esta é a segunda edição deste livro, revista e atualizada pelos autores, cujo título da primeira edição é Tecnologia de Informação e Mudança Organizacional.
SUMÁRIO
Prefácio
Capítulo 1 – O processo evolutivo das organizações
Introdução
A organização como parte de um sistema
As transformações da sociedade
A era da luz
A física quântica quebrando paradigmas
As novas organizações empresariais
Estrutura do livro
Referências
Capítulo 2 – A revolução tecnológica
Introdução
A história da revolução científica
A evolução da tecnologia de informação
O processamento centralizado de dados
A descentralização do processamento de dados
A consolidação e downsizing
O ambiente computacional atual
O que há por vir
Referências
Capítulo 3 – Porque mudar?
As razões da mudança
O uso do conhecimento
Gerência por processo e projeto
A tecnologia de informação
A economia global
Clientes e competidores
A função do Estado
Como mudar?
Referências
Capítulo 4 – O fator humano
Enfrentando a mudança
As relações de poder na sociedade industrial
As relações de Poder na sociedade da Informação
A antiga visão da área de tecnologia de informação
Os conflitos internos da área de tecnologia de Informação
O desenvolvimento dos recursos humanos
As funções que irão se tornar obsoletas
As funções que se tornarão mais importantes
O CKO – Chief Knowledge Officer
O CIO – Chief Information Officer
Referências
Capítulo 5 – Gestão pela qualidade total
Conceito de gerenciamento pela qualidade total
A necessidade de uma visão, crenças e valores
A definição do negócio de uma organização
A definição da missão e clientes da organização
Os produtos e serviços
A definição dos processos produtivos
Gerenciamento da rotina
A qualidade total no desenvolvimento de sistemas
Como iniciar a gestão pela qualidade total
Referências
Capítulo 6 – A reinvenção da organização
Introdução
Conceitos básicos
A gestão pela qualidade total e a reengenharia dos processos
Porque utilizar a técnica de reengenharia ?
Como iniciar a reengenharia em uma organização
Clientes
Competidores
Receita
Custos
Qualidade
Serviços
Tempo
Produção de bens e serviços
A chave do sucesso dos projetos de reengenharia
Gerenciando drásticas mudanças
Falhas na aplicação da reengenharia
Exemplos de reengenharia dos processos de negócio
O próximo passo: as organizações aprendizes
Referências
Capítulo 7 – Organizando os recursos da informação
A modernização da função informação
Organizando a função informação
Parcerias com os fornecedores
Parceria com os competidores
A evolução do perfil dos profissionais de tecnologia de informação
Soluções de infra-estrutura de hardware e software
Referência
Capítulo 8 – Alinhamento da tecnologia às estratégias
Introdução
Fatores que contribuem para o alinhamento às estratégias
Integrando uma arquitetura distribuída
Como garantir uma rede integrada e confiável
Problemas e soluções na migração
Arquitetura cliente-servidor
Capítulo 9 – Arquitetura de informações
A arquitetura tecnológica de informação
A base para a arquitetura de informações
Os componentes da arquitetura de informações
Sistemas abertos e integradores
Padrões
Forças que atuam sobre a arquitetura de informações
Referências
Capítulo10 – Sistemas de banco de dados distribuídos
Gerenciadores de base de dados
Sistema gerenciador de arquivos
Sistema de banco de dados hierárquico
Sistema de banco de dados em rede
Modelo relacional de dados
Modelo de dados orientado a objetos
Arquitetura centralizada de base de dados
Base de dados utilizando a arquitetura cliente-servidor
Os principais bancos de dados existentes no mercado
Tendências dos sistemas de informação
Referências
Capítulo 11 – Planejamento e implantação de sistemas de informação
Uma visão sistêmica
As etapas do desenvolvimento de sistemas de informações
Desenvolvimento de sistemas alinhado com o negócio da empresa
Algumas considerações sobre o processo de planejamento
Seleção e priorização de projetos de informação
Capítulo 12 – Estratégias e tendências em um ambiente globalizado
A definição de políticas e estratégias
Estratégias e tendências para o desenvolvimento de sistemas
Quando utilizar a terceirização e quarteirização de atividades
A evolução do ambiente computacional
As tendências da área de tecnologia de informação
Capítulo 13 – O futuro com a internet
Introdução
A evolução da internet
Fazendo negócios pela internet
Como formas de “fazer negócios” utilizando a internet, podemos ter…
Segurança
Novos serviços criados pela internet
O futuro
Principais sites selecionados em 98/99
Referências
Capítulo14 – Estudo de caso: mudanças em uma grande organização
Introdução
A organização
Aplicando a reengenharia nos processos de negócio
A reorganização da função informação
Referências
Capítulo15 – Dicas e idéias básicas
Preparando-se para a sociedade do conhecimento
Recursos humanos
Reinventando a organização
Consolidação e downsizing
Alinhamento dos recursos da informação às estratégias de negócio
Arquitetura tecnológica de informação
Sistemas de informação
A função informação
O CIO – chief information officer
O analista de negócios
Apêndice A – Bibliografia geral
Apêndice B – O programa “5s”
Bibliografia
Apêndice C – MASP: método para análise e solução de problemas
Apêndice D – A certificação da qualidade
Referências
Apêndice E – Modelos de comunicação
Apêndice F – Glossário
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