Com este livro, a coleção Engenho & Arte – uma iniciativa conjunta do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS) e do Espaço COPPE Miguel de Simoni de Tecnologia e Desenvolvimento Humano – alcança o quarto volume, mantendo a linha editorial de selecionar as melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas e aprovadas no âmbito de suas linhas de pesquisa vinculadas ao Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.
Técnica e Criação – O Caminho do Conhecimento na Modernidade e Tradição é obra mais que oportuna. Com ela, Antonio nos mostra a presença fecunda da artesania contra a esterilidade da mesmice. E se apóia largamente sobre um esforço de mútua tradução entre os fundamentos das artes sacras pictóricas e caligráficas do Cristianismo e do Islã. Tradução que é, antes de mais nada, escuta atenta. Escutar a presença-palavra eloqüente das obras que falam e dão testemunho de um compromisso com a Verdade, a Beleza e a Justiça.
SUMÁRIO
Prefácio
Apresentação
Agradecimentos
Visitação
Arte sacra: a imagem, o dogma e a mística
PARTE I: UM PRINCÍPIO MONOTEÍSTA: A INTERDIÇÃO DO CULTO DE IMAGENS NO JUDAISMO E O “HOMEM” COMO “IMAGEM DE DEUS”
As teofanias segundo as tradições do Sinai e do Êxodo
O Deus distante e majestoso
O Deus próximo e compassivo
O “homem” como “imagem de Deus”
O primeiro “Adám”
O segundo “Adám”
A “dignidade” de “Adám” na “comunidade natural”
A “redenção” de “Adám” na “comunidade de pacto”
A “revelação”: “proximidade e presença” D’Aquele que “É”
A lei: pacto, zelo e fidelidade
Idolatria e ídolo
A contemplação pelo cosmo e o desejo de ver a Deus face a face
PARTE II: A ICONODULIA CRISTÃ
Introdução
O “iconoclasmo” no cristianismo
A heresia iconoclasta
Os protótipos, sua historicidade e significado
Os fundamentos dogmáticos do ícone
A forma – Idea – que de imagem se torna ícone
A Arte como Ofício – a conceituação clássica do artesanato medieval
PARTE III: A ARTE SACRA ISLÂMICA
Introdução
O fundamento da arte islâmica: o credo
A antropologia teológica do Islã
Os cinco pilares do Islã
A Caaba
A geometria d“O” sentido
Uma prece para o coração
A doutrina do Islã: a fé, a lei e o caminho para a unidade (Tawhîd)
O “aniconismo” islâmico
Aniconismo: simbolismo, teomorfismo e psicologia humana
As interdições da tradição
O deslocamento da transgressão da lei: da imagem à palavra
O Sufismo: a mística da “Face de Deus/Face do homem”
A forma mental do Ícone na mística islâmica
O Verbo corânico e as formas da arte islâmica
A caligrafia islâmica
A simbologia do signo na mística sufi
O Jafr e a Face do Amado
As assinaturas místicas
O destino no rosto
Quando se apaga a Luz
Deus é o Senhor
Segredos do Coração
O grande Livro do Ser
A pena
O ponto, a Mãe do Livro
Alif, primeira letra de Alá
O Sufismo e a Trindade Cristã
O abraço íntimo dos amantes
O selo do amor
A Ipseidade Divina e a Criação
O Simorg
A santidade
A tulipa e o crescente
O alfabeto de ouro
A linguagem dos pássaros
Conclusão
Bibliografia
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