Técnica e Criação: O Caminho do Conhecimento na Modernidade e Tradição

Autor/Organizador: Antonio José da Silveira
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A obra buscou nos livros sagrados e nos fundamentos das artes sacras os esboços de um projeto divino para recuperar a imagem do homem dilapidada por um processo civilizatório

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Com este livro, a coleção Engenho & Arte – uma iniciativa conjunta do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS) e do Espaço COPPE Miguel de Simoni de Tecnologia e Desenvolvimento Humano – alcança o quarto volume, mantendo a linha editorial de selecionar as melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas e aprovadas no âmbito de suas linhas de pesquisa vinculadas ao Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.

Técnica e Criação – O Caminho do Conhecimento na Modernidade e Tradição é obra mais que oportuna. Com ela, Antonio nos mostra a presença fecunda da artesania contra a esterilidade da mesmice. E se apóia largamente sobre um esforço de mútua tradução entre os fundamentos das artes sacras pictóricas e caligráficas do Cristianismo e do Islã. Tradução que é, antes de mais nada, escuta atenta. Escutar a presença-palavra eloqüente das obras que falam e dão testemunho de um compromisso com a Verdade, a Beleza e a Justiça.

 

SUMÁRIO

  • Prefácio
  • Apresentação
  • Agradecimentos
  • Visitação
  • Arte sacra: a imagem, o dogma e a mística
  • PARTE I: UM PRINCÍPIO MONOTEÍSTA: A INTERDIÇÃO DO CULTO DE IMAGENS NO JUDAISMO E O “HOMEM” COMO “IMAGEM DE DEUS”
  • As teofanias segundo as tradições do Sinai e do Êxodo
  • O Deus distante e majestoso
  • O Deus próximo e compassivo
  • O “homem” como “imagem de Deus”
  • O primeiro “Adám”
  • O segundo “Adám”
  • A “dignidade” de “Adám” na “comunidade natural”
  • A “redenção” de “Adám” na “comunidade de pacto”
  • A “revelação”: “proximidade e presença” D’Aquele que “É”
  • A lei: pacto, zelo e fidelidade
  • Idolatria e ídolo
  • A contemplação pelo cosmo e o desejo de ver a Deus face a face
  • PARTE II: A ICONODULIA CRISTÃ
  • Introdução
  • O “iconoclasmo” no cristianismo
  • A heresia iconoclasta
  • Os protótipos, sua historicidade e significado
  • Os fundamentos dogmáticos do ícone
  • A forma – Idea – que de imagem se torna ícone
  • A Arte como Ofício – a conceituação clássica do artesanato medieval
  • PARTE III: A ARTE SACRA ISLÂMICA
  • Introdução
  • O fundamento da arte islâmica: o credo
  • A antropologia teológica do Islã
  • Os cinco pilares do Islã
  • A Caaba
  • A geometria d“O” sentido
  • Uma prece para o coração
  • A doutrina do Islã: a fé, a lei e o caminho para a unidade (Tawhîd)
  • O “aniconismo” islâmico
  • Aniconismo: simbolismo, teomorfismo e psicologia humana
  • As interdições da tradição
  • O deslocamento da transgressão da lei: da imagem à palavra
  • O Sufismo: a mística da “Face de Deus/Face do homem”
  • A forma mental do Ícone na mística islâmica
  • O Verbo corânico e as formas da arte islâmica
  • A caligrafia islâmica
  • A simbologia do signo na mística sufi
  • O Jafr e a Face do Amado
  • As assinaturas místicas
  • O destino no rosto
  • Quando se apaga a Luz
  • Deus é o Senhor
  • Segredos do Coração
  • O grande Livro do Ser
  • A pena
  • O ponto, a Mãe do Livro
  • Alif, primeira letra de Alá
  • O Sufismo e a Trindade Cristã
  • O abraço íntimo dos amantes
  • O selo do amor
  • A Ipseidade Divina e a Criação
  • O Simorg
  • A santidade
  • A tulipa e o crescente
  • O alfabeto de ouro
  • A linguagem dos pássaros
  • Conclusão
  • Bibliografia
  • Peso 0,594 kg
    Dimensões 2,3 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2002

    Edição

    1

    ISBN

    85-87922-48-3

    Páginas

    448

    Versão

    ,

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