Qualitividade no Serviço Hospitalar: Uma metodologia para avaliação

Autor/Organizador: Vera Lucia de Sá Machado
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A autora elaborou um estudo prático que acaba por corrigir distorções na forma como os Sistemas da Qualidade vêm sendo implantados no Brasil

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Modernamente no meio empresarial brasileiro verifica-se um crescente interesse em implantar programas para qualidade oriundos de outros países, objetivando a melhoria de eficiência e eficácia das organizações. Essa tendência se respalda, principalmente, nos bons resultados alcançados por empresas que admitiram e utilizam sistemas e gestão da qualidade nos respectivos países de origem, como na Europa (ISO 9000), EUA (TQM), e sobretudo no Japão (TQC).

Em recente pesquisa realizada no STA/EST/UFF intitulada Desenvolvimento de Programas para Qualitividade em Serviços, entretanto, foram identificadas algumas inconsistências nesses modelos da qualidade e incoerência vis-a-vis a forma de aplicação à realidade das organizações brasileiras, cujas variáveis endógenas, exógenas e cultura são muito diferentes. Como decorrência desses fatos, o projeto contemplou duas vertentes: uma, a proposta de um novo modelo denominado “Sistema e Gestão da Qualitividade Total em Prestação de Serviços” – SGQTS e outra, a metodologia de avaliação para implantação do modelo de que trata este livro.

A partir dos resultados do estudo do modelo proposto, fundamentado na abordagem sistêmica aberta e contingencial com suas características-chave de excelência, desenvolveu-se metodologia de avaliação para implantação levando em conta os aspectos culturais e técnicos das organizações em processo de mudança. A seguir, aplicou-se a metodologia de avaliação a um hospital, para efeito de implantação do modelo. Analisam-se e discutem-se aqui os resultados dessa avaliação. A metodologia de avaliação estudada vem corrigir distorções na forma como os Sistemas da Qualidade vêm sendo implantados no Brasil, constituindo-se, por isso, em importante contribuição.

SUMÁRIO

  • Agradecimentos
  • Abreviaturas e siglas
  • Prefácio
  • Apresentação
  • Introdução
  • O Problema
  • Relevância
  • Abrangência do estudo
  • Objetivos
  • Gestão da qualidade e suas múltiplas vertentes

  • Evolução do Processo e as Eras da Qualidade
  • Qualidade em Serviços
  • Sistema de Garantia da Qualidade e a Série ISO 9.000
  • Responsabilidade da Administração
  • Estrutura de Sistema da Qualidade
  • Pessoal
  • Recursos Materiais
  • Interface com o Cliente
  • A Implantação de Sistemas de Qualidade no Brasil

  • Considerações Sobre os Aspectos Culturais
  • Ocorrências na Implantação de Sistemas da Qualidade no Brasil
  • Avaliação

  • Marco Conceitual
  • Avaliação Organizacional
  • O Sistema SGQTS como Paradigma para o Estudo
  • A Escolha do Método

  • A Hipótese
  • Teste e Análise da Hipótese
  • Comprometimento da Alta Direção
  • Empresa Focalizada no Cliente e em sua Satisfação
  • Organização Integrada e Adequada a Responder Eficazmente às mudanças do Ambiente
  • Processo de Comunicação Eficaz
  • Possuir Sistema Adequado de Informações
  • Tratar Cada Colaborador como Pessoa Individual
  • Promover e Praticar a Melhoria Contínua
  • Avaliação da hipótese
  • Conclusão
  • Metodologia de Avaliação e Procedimentos Utilizados

  • Sujeitos
  • Instrumentos
  • Questionários
  • Entrevistas
  • Análise documental
  • Visita às unidades do Hospital
  • Análise e avaliação
  • Procedimentos
  • Subsistemas Administrativo/ Organizacional
  • Subsistema Humano-Social
  • Subsistemas Informativo/ Comunicacional
  • Subsistema Técnico/Econômico
  • Resultados

  • Valores obtidos na avaliação
  • Análise e Discussão dos Resultados
  • Discussão das Características-chave do Hospital com Relação às do Modelo SGQTS
  • Subsistemas Administrativo/Organizacional
  • Organização
  • Subsistema Humano / Social
  • Subsistema Informativo/ Comunicacional
  • Recursos de “Hardware”
  • Comunicação
  • Subsistema Técnico / Econômico
  • Análise de Aculturação da Nova Tecnologia

  • Procedimento
  • Síntese dos Resultados

  • Resultados do estado Atual do Hospital por Subsistema
  • Subsistema Administrativo
  • Subsistema Organizacional
  • Subsistema Humano/Social
  • Subsistema Informativo
  • Subsistema Comunicacional
  • Subsistema Técnico/Econômico
  • Resultados do agrupamento dos Problemas em Classes, por Subsistema
  • Resultados da Análise e Avaliação de Cada Clase e Respectivo Processo de Transformação de Estado por Subsistema
  • Subsistema Administrativo
  • Subsistema Organizacional
  • Subsistema Humano/Social
  • Subsistema Informativo
  • Subsistema Comunicacional
  • Subsistema Técnico/Econômico
  • O Sucesso ou Insucesso dos Processos de Transformação de Estado no Hospital
  • Proposta de Temas para Programa de Ação

  • Temas para o Programa de Ação
  • Administração
  • Organização
  • Educação Comportamental e Motivação
  • Informação e Comunicação
  • Técnicas, Equipamentos e Material
  • Conclusão
  • Conclusão com Relação à Hipótese
  • Conclusão com Relação ao Objetivo
  • Descrição e Análise do Sistema de Gestão da “Qualitividade” Total em Serviços
  • Desenvolvimento e Análise Crítica de Metodologia de Avaliação a ser Aplicada a Organizações Prestadoras de Serviços para Efeito de Implantação do SGQTS
  • Bibliografia
  • Peso 0,215 kg
    Dimensões 0,8 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2001

    Edição

    1

    ISBN

    85-87922-24-6

    Páginas

    158

    Versão

    ,

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