Modernamente no meio empresarial brasileiro verifica-se um crescente interesse em implantar programas para qualidade oriundos de outros países, objetivando a melhoria de eficiência e eficácia das organizações. Essa tendência se respalda, principalmente, nos bons resultados alcançados por empresas que admitiram e utilizam sistemas e gestão da qualidade nos respectivos países de origem, como na Europa (ISO 9000), EUA (TQM), e sobretudo no Japão (TQC).
Em recente pesquisa realizada no STA/EST/UFF intitulada Desenvolvimento de Programas para Qualitividade em Serviços, entretanto, foram identificadas algumas inconsistências nesses modelos da qualidade e incoerência vis-a-vis a forma de aplicação à realidade das organizações brasileiras, cujas variáveis endógenas, exógenas e cultura são muito diferentes. Como decorrência desses fatos, o projeto contemplou duas vertentes: uma, a proposta de um novo modelo denominado “Sistema e Gestão da Qualitividade Total em Prestação de Serviços” – SGQTS e outra, a metodologia de avaliação para implantação do modelo de que trata este livro.
A partir dos resultados do estudo do modelo proposto, fundamentado na abordagem sistêmica aberta e contingencial com suas características-chave de excelência, desenvolveu-se metodologia de avaliação para implantação levando em conta os aspectos culturais e técnicos das organizações em processo de mudança. A seguir, aplicou-se a metodologia de avaliação a um hospital, para efeito de implantação do modelo. Analisam-se e discutem-se aqui os resultados dessa avaliação. A metodologia de avaliação estudada vem corrigir distorções na forma como os Sistemas da Qualidade vêm sendo implantados no Brasil, constituindo-se, por isso, em importante contribuição.
SUMÁRIO
Agradecimentos
Abreviaturas e siglas
Prefácio
Apresentação
Introdução
O Problema
Relevância
Abrangência do estudo
Objetivos
Gestão da qualidade e suas múltiplas vertentes
Evolução do Processo e as Eras da Qualidade
Qualidade em Serviços
Sistema de Garantia da Qualidade e a Série ISO 9.000
Responsabilidade da Administração
Estrutura de Sistema da Qualidade
Pessoal
Recursos Materiais
Interface com o Cliente
A Implantação de Sistemas de Qualidade no Brasil
Considerações Sobre os Aspectos Culturais
Ocorrências na Implantação de Sistemas da Qualidade no Brasil
Avaliação
Marco Conceitual
Avaliação Organizacional
O Sistema SGQTS como Paradigma para o Estudo
A Escolha do Método
A Hipótese
Teste e Análise da Hipótese
Comprometimento da Alta Direção
Empresa Focalizada no Cliente e em sua Satisfação
Organização Integrada e Adequada a Responder Eficazmente às mudanças do Ambiente
Processo de Comunicação Eficaz
Possuir Sistema Adequado de Informações
Tratar Cada Colaborador como Pessoa Individual
Promover e Praticar a Melhoria Contínua
Avaliação da hipótese
Conclusão
Metodologia de Avaliação e Procedimentos Utilizados
Sujeitos
Instrumentos
Questionários
Entrevistas
Análise documental
Visita às unidades do Hospital
Análise e avaliação
Procedimentos
Subsistemas Administrativo/ Organizacional
Subsistema Humano-Social
Subsistemas Informativo/ Comunicacional
Subsistema Técnico/Econômico
Resultados
Valores obtidos na avaliação
Análise e Discussão dos Resultados
Discussão das Características-chave do Hospital com Relação às do Modelo SGQTS
Subsistemas Administrativo/Organizacional
Organização
Subsistema Humano / Social
Subsistema Informativo/ Comunicacional
Recursos de “Hardware”
Comunicação
Subsistema Técnico / Econômico
Análise de Aculturação da Nova Tecnologia
Procedimento
Síntese dos Resultados
Resultados do estado Atual do Hospital por Subsistema
Subsistema Administrativo
Subsistema Organizacional
Subsistema Humano/Social
Subsistema Informativo
Subsistema Comunicacional
Subsistema Técnico/Econômico
Resultados do agrupamento dos Problemas em Classes, por Subsistema
Resultados da Análise e Avaliação de Cada Clase e Respectivo Processo de Transformação de Estado por Subsistema
Subsistema Administrativo
Subsistema Organizacional
Subsistema Humano/Social
Subsistema Informativo
Subsistema Comunicacional
Subsistema Técnico/Econômico
O Sucesso ou Insucesso dos Processos de Transformação de Estado no Hospital
Proposta de Temas para Programa de Ação
Temas para o Programa de Ação
Administração
Organização
Educação Comportamental e Motivação
Informação e Comunicação
Técnicas, Equipamentos e Material
Conclusão
Conclusão com Relação à Hipótese
Conclusão com Relação ao Objetivo
Descrição e Análise do Sistema de Gestão da “Qualitividade” Total em Serviços
Desenvolvimento e Análise Crítica de Metodologia de Avaliação a ser Aplicada a Organizações Prestadoras de Serviços para Efeito de Implantação do SGQTS
Bibliografia
Avaliações
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