Práticas Educativas: Discursos e produção de saberes

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Esta obra tem como foco a investigação dos processos de apropriação, pelos professores, das novas concepções de ensino-aprendizagem, de alfabetização e de letramento, e analisar a forma como essas concepções estão presentes nas práticas pedagógicas.

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Mulheres e homens, somos os únicos seres que, social e historicamente, nos tornamos capazes de apreender. Por isso somos os únicos em que aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.
Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia

O livro que ora apresentamos é fruto de diálogo e interação entre pesquisa e produção acadêmica, de apreensão de movimentos que ocorrem no processo educacional dentro e fora do âmbito escolar. É resultado da aventura de criar espaços coletivos de reflexão e análise das práticas educativas na nossa Universidade, possibilitando o envolvimento crescente de alunos e professores que se dedicam à pesquisa. É este aventurar-se, como observa Paulo Freire, que não se faz sem riscos, que permite que novos vôos sejam empreendidos, que haja compreensão da riqueza e da multiplicidade do processo educativo, de sua reconstrução e transformação.

As reflexões, pesquisas e experiências que compõem esta coletânea reúnem professores de três departamentos e três grupos de pesquisa da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ): os Departamentos das Ciências da Educação (DECED), das Psicologias (DEPSIC) e de Ciências Naturais (DCENAT); e os grupos de pesquisa FUPE (Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Fundamentos da Prática Educativa), NECCEL (Núcleo de Estudos Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens) e LAPIP (Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial).

Embora provenientes de diferentes departamentos, esses professores têm em comum a pesquisa das práticas educativas em diferentes contextos sociais, das quais buscam focalizar as dimensões constitutivas, em especial, as questões relativas aos discursos e saberes que as engendram e nelas são engendrados. Trata-se de construir, coletivamente, uma compreensão das práticas educativas como fenômeno sociocultural complexo e como espaço de produção e não somente de reprodução das relações entre sujeitos, instituições e sistemas.

Nossa intenção é ampliar possibilidades que contribuam para a formação de um espaço comum de investigação contínua das práticas educativas, visando esclarecer, compreender e explicitar sua intencionalidade. O conhecimento cresce e se enriquece à medida que circula; idéias proliferam quando se encontram, gerando teias de relações e trocas de experiência.

Os capítulos foram agrupados por temáticas. Os primeiros se dedicam às práticas de letramento e de alfabetização, à rotina escolar, e às trajetórias e estratégias escolares de diferentes sujeitos sociais. Os capítulos seguintes tratam da formação do professor em seus aspectos humano, sensível, cognitivo, político e social. Os dois últimos abordam políticas de capacitação docente e de avaliação educacional.

Esta publicação, certamente, é um passo importante para a consolidação dos grupos de pesquisa existentes na Instituição e para a promoção do diálogo entre eles. Esperamos ainda que ela possa ser útil aos docentes, alunos e pesquisadores na realização de novas investigações, reflexões e experiências no campo da educação, gerando novas interações entre a pesquisa, a produção de saberes e as práticas educativas escolares e não escolares.

Por fim, gostaríamos de registrar nossos agradecimentos aos autores, que contribuíram com seus textos, e à Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF/UFSJ), por viabilizar os recursos que possibilitaram a publicação deste livro.

São João Del-Rei, novembro de 2006
Os organizadores

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO E DE OUTROS IMPRESSOS NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
Ana Caroline de Almeida

ROTINA ESCOLAR NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ruth Bernardes Sant’Ana

ESCOLARIZAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ENTRE OS XAKRIABÁ
Dr. Carlos Henrique de Souza Gerken
Carlos Eduardo Pereira
Wilder Barbosa de Oliveira

CORPOREIDADE: UMA VISÃO INTEGRATIVA PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE DO EDUCADOR
Lucia Helena Pena Pereira
Patrícia Vieira Bonfim

A EDUCAÇÃO COMO MESTIÇAGEM EM MICHEL SERRES
Wanderley C. Oliveira
Maria Emanuela Esteves dos Santos

TRAJETÓRIAS E ESTRATÉGIAS SOCIAIS E ESCOLARES DO PARDO JOSÉ RUBINO DE OLIVEIRA (1837-1891): DA SELARIA EM SOROCABA ÀS ARCADAS JURÍDICAS DO LARGO DE SÃO FRANCISCO, SÃO PAULO
Écio Antônio Portes
Ricardo Alexandre da Cruz

PRÓ-MÉDIO, PRÓ-CIÊNCIAS E “CAPACITAÇÃO DOCENTE”: QUAIS SÃO OS PRESSUPOSTOS, ONDE SE PRETENDE CHEGAR?
Murilo Cruz Leal

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO
Marise Maria Santana da Rocha

A FORMAÇÃO DE AGENTES DE EDUCAÇÃO RURAL NA ESCOLA D. LUIZ DE CASTRO, EM BRAGA, PORTUGAL (1957-1977)
Laerthe de Moraes Abreu Junior
Maria Judite Rodrigues Costa

SOBRE OS AUTORES

Peso 0,325 kg
Dimensões 1,4 × 14,0 × 21,0 cm
Idioma

Ano

2007

Edição

1

ISBN

85-76500-94-9

Páginas

262

Versão

,

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