Este livro trata do contexto prévio e simultâneo à implementação de uma experiência de fomento e de produção de subsídios à presença indígena em universidades, intitulada Projeto Trilhas de Conhecimentos: o ensino superior de indígenas no Brasil (PTC). O projeto foi concebido como ação temporária de uma equipe de pesquisadores sediados em uma Instituição de ensino superior (IES) para o fomento de experiências-piloto de suporte ao acesso e permanência de indígenas em universidades. Sua realização deu-se nos quadros de recursos e normas da Pathways to Higher Education Initiative (PHEI) da Ford Foundation, com financiamento da Fundação Ford, no Brasil. China Filipinas
O projeto foi desenvolvido entre os anos de 2004 e 2010. Após as duas doações oriundas dos fundos da PHEI e da decisão de não mais financiar recursos, embora formalmente encerrado em 2010 ainda hoje a PHEI apresenta desdobramentos. Sob a coordenação de Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Macedo Barroso, o PTC foi desenvolvido no âmbito do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Laced). O Laced é um laboratório universitário de pesquisas e intervenções com coordenação conjunta de João Pacheco de Oliveira e Antonio Carlos de Souza Lima. Está vinculado ao Setor de Etnologia e Etnografia/Departamento de Antropologia/Museu Nacional (UFRJ).
Nosso objetivo nesta publicação é refletir sobre os desafios implícitos nos debates acerca da formação de indígenas no ensino superior no Brasil contemporâneo. Considera-se aqui o esforço dos movimentos indígenas de se qualificarem para efetivamente pensar a questão da redefinição da relação dos indígenas com o Estado no Brasil. Trata-se, portanto, de mostrar como, no momento atual da(s) história(s) indígena(s) a reconfiguração imaginária do Brasil como país pluriétnico impõe a necessidade de dominar conhecimentos e formas de transmissão de saber sem abandonar ou escolarizar valores, tradições culturais e histórias diferenciadas próprias a cada segmento da população indígena.
Antonio Carlos de Souza Lima
SUMÁRIONota editorial
Cenários da educação superior de indígenas no Brasil, 2004-2008:
as bases e diálogos do Projeto Trilhas de Conhecimentos
Antonio Carlos de Souza Lima
A presença indígena na construção de uma educação superior universal, diferenciada e de qualidade
Antonio Carlos de Souza Lima
Maria Macedo Barroso
Da formação de professores à presença indígena nos cursos
universais: o “Trilhas” e a superação da tutela pelo ensino superior
Maria Macedo Barroso
O ensino superior e os povos indígenas: a contribuição da Funai
para a constituição de políticas públicas
Maria Helena S. S. Fialho
Gustavo Hamilton Menezes
André R. F. Ramos
Educação superior indígena: de que estamos falando?
Renata Gérard Bondim
Indígenas no Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação
da Fundação Forde os aportes do Trilhas de Conhecimentos
Fúlvia Rosemberg
Leandro Feitosa Andrade
O Programa de Diversidade na Universidade e as ações afirmativas para o acesso de negros e indígenas ao ensino superior
Nina Paiva Almeida
A diversidade sociocultural nas políticas públicas educacionais
Susana Grillo Guimarães
Ensino superior e povos indígenas
Kleber Gesteira Matos
Negros e indígenas cotistas da Uems: desempenho acadêmico do ingresso à conclusão do curso
Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Ações afirmativas para indígenas no Paraná
Marcos Moreira Paulino
Questões ao Subsistema de Saúde Indígena a partir das bolsas
para universitários indígenas do Vigisus/Funasa
Guilherme Martins de Macedo
Bibliografia
Sobre os autores
Avaliações
Não há comentários ainda.