Este livro expressa a reflexão sobre a produção de conhecimento na temática da violência e saúde constituída ao longo de quase três décadas por um grupo de pesquisadores cujo modus operandi é caracterizado pela articulação inextricável entre ensino, pesquisa e extensão. Compondo o cenário do estudo da violência e saúde no Brasil, em 1988, foi criado o Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves), um núcleo de pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) cuja missão é o "estudo, a pesquisa e a divulgação sobre o tema tentando incrementar a consciência social". Desde então, o Claves – hoje um departamento da Ensp – busca reunir e aprofundar o conhecimento na desafiante temática da violência e saúde e suas muitas facetas ocultas e manifestas. Vale esclarecer, contudo, que essa iniciativa surgiu, nos idos dos anos 1980, com apoio da Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em contextos de violência que se transformavam não só no Brasil, mas também na Colômbia e em outros países latino-americanos (MINAYO e ASSIS, 2017). Como indicativo de uma história mais extensa, salienta-se que o Claves surgiu nesse cenário de correlações e convergências entre realidades nacionais e internacionais envolvendo diferentes capítulos de violências política, cultural, urbana e social.
SUMÁRIOPrefácio 7
Apresentação 11
PARTE 1: Bases fundamentais para o estudo da violência e saúde 23
Capítulo 1: Complexidade da violência e impactos sobre
a saúde 25
Maria Cecília de Souza Minayo
Miriam Schenker
Capítulo 2: Escolhas políticas e ideias pedagógicas:
reflexões sobre processos educativos na temática
da violência 47
Milta Neide Freire Barron Torrez
Rodrigo Alcantara de Carvalho
Maurício de Seta
Henriette dos Santos
Capítulo 3: Orientação acadêmica em temas relacionados
à violência: construção de uma prática profissional 61
Suely Ferreira Deslandes
Maria Cecília de Souza Minayo
Fatima Cecchetto
Vera Lúcia Marques
Ana Elisa Bastos de Figueiredo
Capítulo 4: Docência em educação a distância: experiência
no ensino de violência e saúde 77
Adalgisa Ribeiro
Joviana Avanci
Cleide Leitão
Amaro de Souza
Carla Cazelli
Nelson Marriel
Capítulo 5: Contribuições do Núcleo de Informação e
Documentação para o ensino em violência 95
Adriano da Silva
PARTE 2: Experiências de ensino sobre violência para profissionais de saúde 111
Capítulo 6: A temática da violência e saúde no ensino da
pós-graduação stricto sensu em saúde coletiva/pública 113
Liana Wernersbach Pinto
Edinilsa Ramos de Souza
Kathie Njaine
Joviana Quintes Avanci
Patricia Constantino
Ruth Helena Britto
Capítulo 7: O ensino a distância na formação sobre os
impactos da violência na saúde 133
Kathie Njaine
Simone Gonçalves de Assis
Joviana Quintes Avanci
Patricia Constantino
Cleide Leitão
Antonia Ribeiro
Capítulo 8: Avaliação do curso de aperfeiçoamento Impactos
da Violência na Saúde, modalidade a distância: reflexões e possibilidades 153
Edinilsa Ramos de Souza
Ana Lúcia Ferreira
Cristiane Andrade
Henriette dos Santos
Rodrigo Carvalho
Rafael Arouca
Capítulo 9: A experiência de um núcleo de apoio aos
profissionais que atendem vítimas de violência em uma
unidade de saúde pública 177
Rachel Niskier
Suely Ferreira Deslandes
Parte 3: Ensino sobre violência para profissionais de educação e
conselheiros tutelares e dos direitos da criança e do adolescente 185
Capítulo 10: Estratégias de formação de educadores:
reflexões sobre violência e escola 187
Simone Gonçalves de Assis
Patricia Constantino
Joviana Quintes Avanci
Priscila Talita Oliveira Silva
Cleide Figueiredo Leitão
Flavia Faissal de Souza
Kathie Njaine
Capítulo 11: Conselho Tutelar, "amor bandido", outros afetos
e cotidiano profissional: implicações para a metodologia de
atendimento de conselheiros tutelares 213
Liane Maria Braga da Silveira
Sergio Teixeira
Fatima Cecchetto
Queiti Oliveira
Vera Marques
Capítulo 12: Potencial da mediação pedagógica para a
relação teoria-prática: uma experiência na formação de
conselheiros tutelares e conselheiros de direitos
da criança e do adolescente 237
Liane Maria Braga da Silveira
Simone Gonçalves de Assis
Henriette dos Santos
Capítulo 13: Violências sexuais infantojuvenis: uma
análise sobre a produção de categorias sociais 269
Laura Lowenkron
Capítulo 14: Crianças e adolescentes desaparecidos: visões
e divisões em torno de um drama com muitas faces 293
Letícia Carvalho de M. Ferreira
Capítulo 15: Da pesquisa ao ensino: percurso de elaboração
de curso baseado em metodologias participativas para
apoiar o Conselho Tutelar no enfrentamento de violências
interpessoais 315
Suely Ferreira Deslandes
Simone Gonçalves de Assis
Joviana Quintes Avanci
PARTE 4: Violência e saúde: formas de popularização da ciência 343
Capítulo 16: Resiliência como forma de enfrentamento da
violência: ciência, teatro e grupos de sensibilização como
linguagens que comunicam, integram e transformam 345
Simone Gonçalves de Assis
Joviana Quintes Avanci
Fernanda Mendes Lages Ribeiro
Marta Cardoso Guedes
Capítulo 17: Divulgação científica: instrumento de
democratização do acesso ao conhecimento em
violência e saúde 363
Edinilsa Ramos de Souza
Adalgisa Peixoto Ribeiro
Simone Gonçalves de Assis
Mayalu Matos
Sobre autores 387
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