A Wikipédia define convergência digital como o termo utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infra-estrutura de tecnologia para prover serviços que antes requeriam diversos equipamentos.
Este é um fenômeno que se acentuou nas últimas décadas e que hoje se aprofunda com o advento das novas mídias digitais e o avanço progressivo da Internet, que vem causando impacto profundo sobre a produção intelectual, seja na criação de músicas, na produção de games e vídeos ou ainda na produção de textos. Graças à rede mundial de computadores, os games tornaram-se interativos: mundos virtuais reúnem milhares de jogadores disputando uma mesma partida. Sobre os videogames, estes últimos, com pouca margem de dúvida, estão na fronteira do conhecimento no campo da Ciência da Computação. E mais que isto, eles representam a indústria de entretenimento que mais cresce na atualidade, com seu grau de penetração, que parecia limitado às gerações atuais, acentuando-se dia a dia entre pessoas com mais de quarenta anos de idade. Em termos técnicos, espanta o nível de realismo que alcançaram. Mas quais os impactos dessas novas mídias?
Segundo Martin Heidegger, por trás de toda técnica, há causas, usos e conseqüências encobertos, que, embora interpelem a ação humana, independem da vontade do homem. Para ele, é preciso ir à essência da técnica e ver aquilo que está encoberto. Pensada no âmbito da técnica, a Internet e as novas mídias digitais podem ser mesmo tudo o que o homem quiser delas, podem ser a "conjugação eficaz das inteligências e das imaginações humanas", um instrumento a favor da coletividade.
SUMÁRIOFabio Villares
Lucia Santaella
Alain Herscovici
Laymert Garcia dos Santos e Pedro Peixoto Ferreira
Bill Thompson
Mark W. Bell e Sarah Robbins-Bell
Durval Mazzei Nogueira Filho
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