Novas mídias digitais (audiovisual, games e música): Impactos políticos, econômicos e sociais

Autor/Organizador: Fábio Villares
R$ 14,50R$ 29,00
20% DE DESCONTO

Autores de várias áreas apresentam suas visões a respeito da revolução tecnológica nas mídias, com ênfase no crescimento dos games.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

A Wikipédia define convergência digital como o termo utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infra-estrutura de tecnologia para prover serviços que antes requeriam diversos equipamentos.

Este é um fenômeno que se acentuou nas últimas décadas e que hoje se aprofunda com o advento das novas mídias digitais e o avanço progressivo da Internet, que vem causando impacto profundo sobre a produção intelectual, seja na criação de músicas, na produção de games e vídeos ou ainda na produção de textos. Graças à rede mundial de computadores, os games tornaram-se interativos: mundos virtuais reúnem milhares de jogadores disputando uma mesma partida. Sobre os videogames, estes últimos, com pouca margem de dúvida, estão na fronteira do conhecimento no campo da Ciência da Computação. E mais que isto, eles representam a indústria de entretenimento que mais cresce na atualidade, com seu grau de penetração, que parecia limitado às gerações atuais, acentuando-se dia a dia entre pessoas com mais de quarenta anos de idade. Em termos técnicos, espanta o nível de realismo que alcançaram. Mas quais os impactos dessas novas mídias?

Segundo Martin Heidegger, por trás de toda técnica, há causas, usos e conseqüências encobertos, que, embora interpelem a ação humana, independem da vontade do homem. Para ele, é preciso ir à essência da técnica e ver aquilo que está encoberto. Pensada no âmbito da técnica, a Internet e as novas mídias digitais podem ser mesmo tudo o que o homem quiser delas, podem ser a "conjugação eficaz das inteligências e das imaginações humanas", um instrumento a favor da coletividade.

SUMÁRIO

  • NOVAS MÍDIAS DIGITAIS: IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS
    Fabio Villares
  • O IMPACTO DAS NOVAS MÍDIAS SOBRE A CULTURA
    Lucia Santaella
  • A ECONOMIA DIGITAL: REDES PEER TO PEER E NOVAS FORMAS MERCANTIS
    Alain Herscovici
  • A REGRA DO JOGO: DESEJO, SERVIDÃO E CONTROLE
    Laymert Garcia dos Santos e Pedro Peixoto Ferreira
  • WEB 2.0: AS CONSEQÜÊNCIAS DA TECNOLOGIA PARA A SOCIEDADE
    Bill Thompson
  • PARA UMA DEFINIÇÃO EXPANDIDA DE “MUNDOS VIRTUAIS”
    Mark W. Bell e Sarah Robbins-Bell
  • VIRTUALIDADE, LAÇO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DA REALIDADE: O PODER DO ENGANO
    Durval Mazzei Nogueira Filho
  • Peso 0,4 kg
    Dimensões 0,9 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2008

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-191-6

    Páginas

    172

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente