Nas pesquisas realizadas na grande área de Comunicação, é relativamente raro encontrar um coletivo de pesquisadores que justifique o nome de "grupo de pesquisa". O LabCult, com certeza, é um desses. Em 10 anos de funcionamento ininterrupto, o grupo liderado pela querida Simone Sá protagoniza algumas das pesquisas mais relevantes na área de música, som, mídia e tecnologia, posicionando-se sempre na vanguarda das reflexões da área. Essa coletânea reflete essa trajetória, abordando temas atualíssimos com complexidade, densidade e leveza. O livro atravessa algumas tendências de temáticas e abordagens do grupo, com ênfase na materialidade dos suportes de consumo musical (com capítulos sobre fita cassete, plataformas digitais e aplicativos de música), mas ampliando o debate para reflexões sobre jogos digitais, sonoridade em estádios de futebol, pop português, música eletrônica, gospel, sertanejo, poemas musicados, e flertando com questões de gênero (gender) e valor. Uma ampla agenda de pesquisa, realizada com foco, competência e criatividade.
Aliás, uma das marcas positivas do LabCult é a confirmação da possibilidade (e da eficácia) de conciliar pesquisa séria com afetos sinceros, combinando trabalho e lazer, chope e notebook. A inventividade e a profundidade analítica nas abordagens dos capítulos que aqui se encontram é resultado desse ambiente de debate e reflexão altamente produtivo e atento às contínuas transformações de nossa sociedade. Parabéns, Lab!
Felipe Trotta
Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Prefácio
Will Straw
Apresentação: Cartografia teórico-afetiva de um grupo de pesquisa
Parte I. Mediações e(m) cenas e gêneros musicais
Sertanejo, manguebeat e tchê music: da pertinência (ou não) do conceito de cena musical para gêneros periféricos
Amilcar Bezerra, Gustavo Alonso e Henrique Reichelt
Rock RJ: articulações entre cenas musicais e dinâmicas de coletivos culturais do estado do Rio de Janeiro
Simone Pereira de Sá, Luiza Bittencourt e Daniel Domingues
A indústria cultural e suas instâncias de consagração: o caso da música eletrônica
Marcelo Garson
Fabricando ou produzindo Popstars? Disputas do circuito musical a partir de um reality show
Heitor Luz
Performatividade de gênero na música popular periférica
Luciana Xavier, Simone Evangelista e Thiago Soares
Percursos do pop português contemporâneo na Last.fm: novas dinâmicas de recomendação musical e classificação por gênero
Tiago Monteiro
Construindo identidades na música gospel: reflexões sobre pesquisa etnográfica nos sites de redes sociais
Olívia Bandeira
Parte II. Materialidades, sonoridades e afetações
Topografias eletrônicas: por uma noção de materialidades em mídias digitais
José Cláudio Castanheira, Beatriz Polivanov e Alessandra Maia
Jogos locativos, espaço urbano e música: rumo a um ambiente (lúdico) sensorial ressonante
Luiz Adolfo Andrade e Macello Medeiros
Paratextos e protocolos de escuta: atualização do conceito de álbum a partir de aplicativos móveis
Lucas Waltenberg e Diego Brotas
"Um artefato que deve ser valorizado": o suporte sonoro fitas cassete como patrimônio cultural da cena do metal
Melina Silva, Natalia Ribeiro e Jeder Janotti Jr.
"Se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminava empatado": notas sobre técnicas sônicas torcedoras, ambiências futebolísticas e mágica
Pedro Marra
Som e tecnologias na poesia concreta de Noigandres
Luca Romani
Sobre os autores
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