O Seminário que deu origem a esta publicação foi organizado como parte das atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da UDESC. Este seminário buscou uma aproximação com a obra de Vsevolod Meyerhold, especialmente no que diz respeito às relações entre as idéias do mestre russo e o desenvolvimento do teatro contemporâneo.
Durante o evento, foram realizadas duas oficinas que tiveram como objetivo propor, a partir de experiências práticas, uma discussão de elementos relacionados com a construção do pensamento meyerholdiano. Por isso, uma das oficinas – ministrada pelo professor russo Valentin Templiakov – tratou da proposta técnica de Constantin Stanislavski, primeiro mentor de Meyerhold. A outra oficina – oferecida pela professora Maria Thaís Lima Santos – abordou alguns princípios da proposta de preparação técnica do ator segundo Meyerhold.
Também fez parte do Seminário uma exposição sobre diferentes aspectos da vida e do trabalho de Meyerhold, organizada pelos estudantes de Iniciação Científica que participam do Núcleo de Pesquisa em Processos de Criação Artística (ÁQIS). O material dessa exposição ganhou, nesta publicação, a forma de resumos que registram os trabalhos dos estudantes da graduação.
Os artigos que compõem o corpo desse livro foram comunicações apresentadas pelos estudantes do PPGT e por outros pesquisadores participantes do evento. Cabe destacar a generosa contribuição do professor Mario Bolognesi, que ofereceu para publicação um trabalho que contribui com a contextualização histórica da produção de Meyerhold, e da professora Maria Thaís Limas Santos, com o texto que reflete sobre aspectos técnicos do trabalho do ator.
É importante dizer que adotamos a grafia Meyerhold porque nos parece mais apropriado utilizar uma forma de escritura que predomina em textos anteriormente publicados em português, espanhol e inglês.
SUMÁRIOAdriano Moraes de Oliveira
André Carreira
Gláucia Grígolo
Maria Thais Lima Santos
Mário Fernando Bolognesi
Marisa Naspolini
Zilá Muniz
Yiftah Peled
Resumos dos alunos de Iniciação Científica
Instrumento corpo: A musicalidade no teatro de Meyerhold
Adriana Patrícia dos Santos
Comentários sobre o registro fotográfico: referências aos processos meyerholdianos
Camila Ribeiro
Considerações sobre um ator-criador “biomecânico”
Daniel Olivetto
Construtivismo, simbolismo e teatro: uma convenção espacial na cena meyerholdiana
Eder da Costa Paulo
Grotesco: um capricho artístico crítico de Meyerhold
Éder Sumariva
Uma aproximação à idéia do ator em Meyerhold
Margareth Ferreira Eckart
Avaliações
Não há comentários ainda.