Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

R$ 30,00R$ 60,00
20% DE DESCONTO

Este livro, organizado e escrito por professores com larga experiência acadêmica, principalmente na atividade de sala de aula, tem por objetivo apresentar um conjunto de metodologias ativas para a implementação de uma aula inovadora.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

O avanço tecnológico se mostra cada vez mais acelerado, e uma nova geração de estudantes conectada e com acesso a informações de forma ampla e veloz desafia as instituições de ensino superior e os professores em seu cotidiano. É fundamental desenvolver novas perspectivas pedagógicas orientadas para uma educação significativa e um processo de ensino/aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências. Aulas expositivas tradicionais estão dando lugar à utilização das metodologias ativas, que colocam o estudante como protagonista da aprendizagem e desenvolvem novas habilidades cognitivas e comportamentais. 

 

Este livro, organizado e escrito por professores com larga experiência acadêmica, principalmente na atividade de sala de aula, tem por objetivo apresentar um conjunto de metodologias ativas para a implementação de uma aula inovadora. Além do arcabouço teórico apresentado em cada capítulo, o livro foi planejado para oferecer ferramental prático, expondo não apenas os aspectos conceituais inerentes às metodologias, mas como implementar cada uma, contando com discussões e exemplos práticos. 

Trata-se de uma obra recomendada para professores de graduação e pós-graduação, de fácil leitura e compreensão, que contribui com conhecimentos que facilitam a organização de aulas baseadas em metodologias ativas de aprendizagem, uma tendência cada vez mais constatada na educação atual.

SUMÁRIO

5 PREFÁCIO

Manolita Correia Lima

11 INTRODUÇÃO

Joyce Ajuz Coelho

27 APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO SUPERIOR

Vitor Pires dos Santos

51 GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DEVOLVENDO AO ESTUDANTE O ENTUSIASMO PARA APRENDER.

Ana Erthal

73 APLICANDO A TAXONOMIA DE FINK NO PLANEJAMENTO DE AULAS ATIVAS

André Beltrão

93 O MÉTODO DO CASO

Gaspar Giacomini

113 USO DE MAPAS MENTAIS E MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO E NA PESQUISA: experiências na graduação e na pós-graduação

Leonel Tractenberg
Renata Kurtz

131 APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: "QUANDO O MODELO BIG FIVE SAI DO GUARDA-ROUPA"

Juliana Arcoverde Mansur Kopp

155 APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES
(TEAM-BASED LEARNING) E SUA APLICAÇÃO
no ensino superior

Daniel Kamlot

173 SALA DE AULA INVERTIDA: UMA MUDANÇA NOS PARADIGMAS DA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO GERENCIAL

Valentina Gomes Haensel Schmitt
Mirza Marvel Cequea

187 PROBLEM-BASED LEARNING

Vitor Pires dos Santos
Daniel Kamlot

205 Autores

Peso 0,33 kg
Dimensões 1,1 × 16,0 × 23,0 cm
Idioma

Ano

2021

Edição

1

ISBN

978-65-8706-519-9

Páginas

206

Versão

,

Avaliações

Não há comentários ainda.

Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

Produtos vistos recentemente