Letramento na Educação Infantil

R$ 9,50R$ 19,00
20% DE DESCONTO

Este livro, o primeiro da série Educação Infantil, desenvolve um trabalho sobre o conceito de Letramento com atividades em sala de aula

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

Uma das maiores angústias do professor de Educação Infantil, atuando com crianças de quatro a seis anos, é responder a si mesmo o questionamento: "É hora de iniciar a Alfabetização?" e "Será que cabe ao professor determinar o momento certo para iniciar esse processo?"

As crianças, cujos pais são oriundos de uma classe média baixa, acabam sendo retiradas da rede privada de ensino, onde se pratica a Alfabetização nas séries de Educação Infantil. Esses pais, que não podem dar aos filhos o que eles chamam de ensino de qualidade, cobram dos professores da Rede Pública a inicialização do processo de Alfabetização em tais séries.

Considerando a Educação Infantil um espaço dinâmico e educacional, o presente estudo preocupou-se em refletir se o professor deve ensinar a ler e escrever as suas crianças, ou se o Letramento é o caminho mais adequado para auxiliar a Alfabetização na série seguinte.

Nesse sentido, verificou-se a importância da definição do conceito de Letramento, de recorrer a idéias de pesquisadores como Piaget (1971 e 1973), Vygotsky (1984 e 1989), Emília Ferreiro (1986, 1988 e 2000), Ana Teberosky (1986), Magda Soares (2000), entre outros, que se preocuparam com o desenvolvimento do conhecimento infantil e aquisição da linguagem oral e escrita.

Nesse trabalho o "Como a criança aprende?" se tornou mais importante do que o "Quando e como ensinar?", sem, no entanto, desmerecer os outros questionamentos.
Devemos ter consciência de que mais importante do que alfabetizar é ensinar às crianças a função da língua e o seu significado social e não apenas os códigos da leitura e da escrita.

 

SUMÁRIO

  • Prefácio
  • Apresentação
  • Introdução
  • O que é Letramento?
  • Os objetivos da Educação Infantil
  • O jogo e sua relação com a aprendizagem
  • O jogo – frivolidade ou seriedade?
  • O jogo e sua concepção pedagógica
  • O jogo na Educação Infantil e o seu papel no Letramento
  • Jogo e Letramento
  • Atividades
  • Trabalhando na rodinha as atividades diárias
  • Trabalhando com o corpo ou parte dele
  • Trabalhando com rótulos
  • Trabalhando com encartes de supermercado
  • Trabalhando com sucatas
  • Trabalhando com histórias infantis
  • Trabalhando com jornal
  • Conclusão
  • Bibliografia

  • Peso 0,16 kg
    Dimensões 0,5 × 14,0 × 16,0 cm
    Idioma

    Ano

    2003

    Edição

    1

    ISBN

    85-87922-91-2

    Páginas

    88

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente