O mestrado em Gestão Criativa da ESPM nos traz frutos do pensamento aqui apresentados por meio de capítulos que abordam uma das linhas do programa, Design de Inovação e de Experiência, campo inovador multidisciplinar que aprofunda um olhar primeiramente holístico e depois detalhista sobre a interação do usuário com interfaces digitais. A importância dessas pesquisas é o fato de observação do comportamento atual da sociedade que requer e prioriza sua satisfação no uso de equipamentos (eletrônicos?) para uma comunicação em rede, tão importante para seu convívio sociocultural. Esse olhar sobre a economia criativa busca entender essa sociedade em transformação contínua podendo propor assim novas experiências de interação.
É com muito orgulho que oferecemos esse conteúdo elaborado por nossos professores, orientandos do programa, ex-alunos da ESPM, pesquisadores de outras IES que fazem pesquisas dentro do tema do livro e profissionais dessa área, sendo alguns deles ex-alunos dos nossos cursos de Design.
Agradecemos aos diretores da ESPM por acreditarem nessa proposta de mestrado, à nossa diretora Flávia Flamínio que muito nos incentivou e ao colega coordenador do programa Eduardo Ariel que estruturou e capitaneou todo o processo.
Eliana Formiga
SUMÁRIOPrefácio
Eliana Formiga
Apresentação
Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Capítulo 1
Interface, experiência e convergência em meio digital
Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Capítulo 2
A disseminação da economia compartilhada pelos produtos do mercado digital
Maria Alice Gobbi
Capítulo 3
Comunicação mercadológica e advergames
Ana Amélia Erthal
Capítulo 4
Do prime time ao prime content. O consumo de conteúdos audiovisuais na era do broadcasting por webdifusão
Giovani Barreira Marangoni
Capítulo 5
Design e usabilidade contextual
Helena Rodrigues de Paula
Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Capítulo 6
Usuários, interfaces e interações: uma análise sobre o perfil de uso
Adriana Stella Chammas
Capítulo 7
Usabilidade e sua relação com o usuário: um atributo de qualidade
Camila da Silva Teixeira
Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Capítulo 8
Interfaces com a educação na era dos nativos digitais
Luiz Eduardo Bordim
Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Capítulo 9
Design do Anuário Criativo da ESPM RJ: uma pesquisa-ação educacional para o desenvolvimento de literacias das novas mídias
Fabiano da Fonseca Ramos
Capítulo 10
Arquitetura da informação: uma abordagem prática sobre o profissional e suas ferramentas
Cinthia Signorelli Ruiz Santamaria
Capítulo 11
Arquitetura da informação e usabilidade de portais: o caso do portal da Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Manoela Ferraz Moysés Nunes
Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Capítulo 12
Design de interação e convergência das mídias na TV digital interativa
Felipe Soares de Sá de Castro
Raphael Maurício Brickmann
Rodrigo Alves
Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Leonardo Marques de Abreu
Capítulo 13
Classes populares e as redes sociais de seus celulares
Leonardo Marques de Abreu
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