Inclusão do Deficiente Auditivo: Alicerce: família, escola e sociedade

Autor/Organizador: Lisiane Nunes de Jesus
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Contribui para clarificar o conceito de deficiência auditiva, os preconceitos quanto às pessoas que possuem esta limitação e o papel da família, da escola e da sociedade em sua inclusão.

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É relevante o título que chega em nossas mãos, pois contribui para clarificar o conceito que temos sobre deficiência auditiva, as pessoas que possuem esta limitação, o papel da família, da escola e da sociedade.

Cada grupo social possui um papel definido e, agindo integrados, os deficientes auditivos têm a possibilidade de sucesso na aprendizagem, nas relações interpessoais e com o meio que os cerca.

A autora nos instiga a investir no potencial que todos possuem, conhecer suas individualidades e diferenças e buscar alternativas, com empenho, na família, na escola e na sociedade, para a inclusão.

Com aceitação da família, a criança tem a possibilidade de ser atendida por diversos profissionais, médicos, fonoaudiólogos, psicólogos e outros para que o tratamento seja logo iniciado, assegurando-lhe o direito de maior qualidade de vida.

A escola tem grande importância no trabalho com o educando deficiente. A equipe técnica atenta à formação continuada dos educadores proporciona a discussão e reflexão do tema e a busca de metodologias que facilitem sua aprendizagem. Caminhar de um jeito novo. Enfocar as potencialidades e não as limitações. Incentivar a solidariedade e o cuidado com o outro. Promover a socialização dos saberes entre os educandos. A diferença enriquece.

Família e escola, parceiras neste processo, lutam por políticas públicas para acesso e inclusão de maior número de crianças, adolescentes e jovens com deficiência auditiva nas escolas regulares e de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nos currículos de todos, sendo possíveis as escolas bilíngues.

Desejo que a leitura deste livro contribua em seu crescimento pessoal e profissional.

Estejamos a serviço da vida.

Irmã Vânia Duque Sobrinho
Diretora do Colégio Angelorum, 20 anos na área educacional,
graduação em Pedagogia (PUC Minas)
e pós-graduação em Psicopedagogia (PUC Minas),
Metodologia de Ensino Fundamental e Médio (CEPEMG)
e Orientação Educacional (Universidade Gama Filho).

SUMÁRIO

  • PREFÁCIO
  • APRESENTAÇÃO
  • INTRODUÇÃO
  • CAPÍTULO I. A INCLUSÃO E O DEFICIENTE AUDITIVO
  • 1.1 – A INCLUSÃO
  • 1.2 – O DEFICIENTE AUDITIVO
  • CAPÍTULO II. A VISÃO DA SOCIEDADE ONTEM E HOJE
  • 2.1 – ANTIGAMENTE E ATUALMENTE
  • 2.2 – LIBRAS
  • CAPÍTULO III. O DESCONHECIMENTO NA INCLUSÃO
  • 3.1 – AS PRIMEIRAS BARREIRAS DA INCLUSÃO
  • 3.2 – RELATO DE UMA OBSERVAÇÃO
  • CAPÍTULO IV. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • 4.1 – O SUCESSO PARA A INCLUSÃO TOTAL E INCONDICIONAL DEPENDE DE TODOS NÓS
  • CONCLUSÃO
  • BIBLIOGRAFIA
  • Peso 0,11 kg
    Dimensões 0,3 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2009

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-210-4

    Páginas

    64

    Versão

    ,

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