Os cursos de Administração surgiram no país a partir da década de 1950 e, desde então, passou a ser uma das carreiras mais procuradas pelos brasileiros que desejam ingressar na carreira acadêmica e no mercado de trabalho. Uma profissão que sempre foi marcada pela necessidade de adaptação, em uma visão global, às mudanças econômicas e sociais bem como às novas tecnologias e realidades políticas. Uma profissão em constante movimento se adaptando às novas estruturas organizacionais adequadas à cada momento histórico.
Esse texto propõe uma reflexão sobre a mudança do papel do administrador ao longo das mudanças nos mais diversos cenários globais além de apontar a importância desse profissional no contexto das organizações de forma a construir novos rumos que melhore a qualidade de vida da sociedade com base nos preceitos éticos e socialmente responsáveis.
Um profissional com um perfil específico que, cada vez mais, está relacionado com inovação, criatividade, liderança, dinamismo e obstinação. O único profissional que poderá atuar em qualquer tipo de empresa e nos seus diversos setores adequando seus conhecimentos, habilidades e atitudes àquilo que gosta de fazer e ter como história de sucesso.
Dessa forma, não cabe mais dizer que se trata de uma carreira para o jovem indeciso em relação ao seu futuro. O administrador é um profissional que tem claramente um perfil empreendedor, criador e gestor. Um profissional que sonha por ajudar a estabelecer um mundo melhor para a sociedade.
SUMÁRIOPREFÁCIO
5 O que é ser um administrador?
Marcelo Guedes Carneiro | Marcelo Rosa Boschi
1
19 Empreendedores e Resiliência: Um Estudo Exploratório
Ana Cláudia Oliveira da Silva Pinheiro
2
41 A construção da identidade hipermoderna e as escolhas de carreira: um processo intersubjetivo de busca de reconhecimento
Maria Cláudia Tardin Pinheiro
3
61 Cultura Organizacional e a sustentabilidade do negócio
Marco Aurélio de Sá Ribeiro
4
83 Modelos Disruptivos: Plataformas Digitais
Marco Aurélio Rodrigues
5
109 O Projeto Integrador da ESPM Social Rio: 5 anos, dez instituições atendidas e a mobilização do corpo discente e docente.
Carolina Marques Henriques Ficheira
6
127 Ferramentas Clássicas de Gestão e Marketing: Uma Visão Geral
Daniel Kamlot | Tania Maria de Oliveira Almeida Gouveia
7
147 Reinventando o modo de rodar
Rafael Nascimento
8
159 As Novas Fronteiras da Administração – Novas economias
Roberto Simonard
9
177 A importância do benchmarking
Isabella M. P. de Vasconcellos
10
187 O "novo normal" deveria ser "o sempre normal" nas empresas
Bianca Dramali
207 SOBRE OS AUTORES
Avaliações
Não há comentários ainda.