Gestão de Custos em Telecom

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Oferece informações estruturadas que contemplam os aspectos técnicos, operacionais, administrativos, regulatórios e comerciais relativos a gestão de custos em telecomunicações.

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Como sabemos a relação entre os usuários e o mundo de telecomunicações – operadoras, representantes das empresas, contratos, faturas, impostos etc. – é uma relação, em geral, ou não muito amistosa ou de amplo desconhecimento do papel e responsabilidades que cabe a cada um, normalmente com uma assimetria para o lado das empresas operadoras, que possuem uma estrutura própria para suprir essas necesidades. Temos constatado um forte desconhecimento ou um conhecimento parcial das obrigações e direitos dos usuários e das operadoras.

Tenho encontrado, nas empresas em que tenho atuado, um ambiente no mínimo curioso quanto ao tratamento dado à gestão de custos em telecomunicações. Por um lado é um item relevante do ponto de vista de desembolso, mas negligenciado no que tange ao tratamento dado e a sua organização. Mostrar esta dicotomia aparente neste contexto e propor formas de melhorar esta questão nas empresas em geral é o grande objetivo deste livro. Mais ainda, a intenção de ajudar as pessoas que são responsáveis por telecomunicações nestas empresas e não têm formação específica para tal é uma meta fundamental.

Este livro está estruturado em capítulos autônomos e de modo que se possa ler qualquer um deles sem a necessidade de leitura dos anteriores, isto é, a ideia principal é que ele possa ser utilizado como um guia de referência rápida para o leitor.

Os capítulos estão sequenciados de modo a que em uma leitura inicial os conceitos, legislação e outros aspectos possam ser mostrados em um crescendo de detalhes. O Capítulo 1 situa o contexto atual onde o livro está inserido; o Capítulo 2 coloca alguns conceitos básicos em telecomunicações, fundamentais para o entendimento do tema; o Capítulo 3 apresenta os principais serviços; o Capítulo 4 aspectos regulatórios básicos e importantes; o Capítulo 5 trata de impostos nesta área; os Capítulos 6 e 7 são o núcleo do livro e tratam do assunto-foco; e o Capítulo 8 fala de alguns conceitos e tecnologias que podem ser utilizados como inovação ou como solução para a redução de custos e otimização de serviços.

Adotamos ao longo do livro as definições da Anatel, sempre que possível, para cada conceito apresentado e buscamos de toda maneira apresentar sempre a realidade da rede e da regulação brasileira, foco deste trabalho. Todos os documentos regulatórios encontram-se disponíveis para consulta pública no site da Anatel. A bibliografia apresenta vários trabalhos – nacionais e internacionais – que podem ajudar o leitor a aprofundar ou mesmo incrementar a quantidade de informações sobre os temas aqui apresentados.

Este livro se propõe, principalmente, a ser uma fonte de consulta para ajudar no autotreinamento, encontrar informações estruturadas que contemplem os aspectos técnicos, operacionais, administrativos, regulatórios e comerciais relativos a gestão de custos em telecomunicações.

Esperamos que ao final deste “guia” de orientações tenhamos propiciado material suficiente para torná-lo apto a conduzir sua área de telecomunicações de forma mais eficiente.

José Ranieri Ribeiro Cavalcante

SUMÁRIO

  • Prefácio
  • Apresentação
  • 1. Uma referência de partida
  • 1.1 Marcando a importância da gestão de custos em telecomunicações
  • 1.2. O cenário brasileiro de telecomunicações
  • 2. Conceitos básicos
  • 2.1. Introdução
  • 2.2. Conceitos básicos do sistema de transmissão
  • 2.3. Conceitos básicos do sistema telefônico
  • 2.4. Centrais telefônicas
  • 2.5. Sinalização telefônica
  • 2.6. Hierarquia da rede telefônica
  • 2.7. Qualidade do serviço STFC
  • 2.8. Noções de tráfego telefônico
  • 2.9. Perdas
  • 2.10. Entroncamentos
  • 2.11. Indicadores de qualidade de serviço
  • 2.12. Sistema de numeração
  • 2.13. PABX
  • 2.14. Fundamento de tarifação
  • 3. Serviços de telecomunicações
  • 3.1. Serviços de voz
  • 3.2. Número Único Nacional (série 4000)
  • 3.3. Serviço 0800
  • 3.4. Serviço 0300
  • 3.5 Serviços de dados e de acesso a Internet
  • 4. Legislação e regulamentação
  • 4.1. Introdução
  • 4.2. Direitos e deveres dos usuários do STFC
  • 4.3. Direitos e deveres dos usuários do SMP
  • 4.4. Contratos de serviços
  • 4.5. Portabilidade
  • 4.6. Considerações finais
  • 5. Impostos sobre serviços de telecomunicações
  • 5.1. Introdução
  • 5.2. ICMS
  • 5.3. PIS
  • 5.4. Cofins
  • 5.5. Fust
  • 5.6. Funttel
  • 5.7. Nota fiscal de serviço de telecomunicações
  • 5.8. Iniciativas para desoneração
  • 6. A gestão de custos em telecomunicações
  • 6.1. Introdução
  • 6.2. Como identificar a prática da gestão de custos na empresa
  • 6.3. Implantando a gestão de custos na sua empresa
  • 6.4. O processo de aquisição
  • 6.5. Gestão de contratos em telecomunicações
  • 6.6. Gestão de faturas em telecomunicações
  • 6.7. Gestão de tarifação em telecomunicações
  • 6.8. Gestão da comunicação em telecomunicações
  • 7. Organização da gestão de custos em telecomunicações nas empresas
  • 7.1. Introdução
  • 7.2. Pessoal especializado
  • 7.3. Processos estruturados
  • 7.4. Ferramentas
  • 8. Utilizando a tecnologia em favor da empresa
  • 8.1. Introdução
  • 8.2. Otimizando os serviços contratados
  • 8.3. Utilizando as novas tecnologias e os novos serviços
  • Bibliografia
  • Glossário de termos em telecomunicações
  • Peso 0,25 kg
    Dimensões 1,1 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2009

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-198-5

    Páginas

    204

    Versão

    ,

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