Gestão da Marca: Estratégia e marketing

Autor/Organizador: Fred Tavares
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Este livro analisa as teorias, os conceitos e os fundamentos da marca e sua importância para a gestão empresarial, interligando as áreas de estratégia, marketing, ciência sociais e humanas.

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Este livro é destinado a estudantes de administração, comunicação e áreas afins e ao leitor interessado em aprofundar sua visão sobre o universo das marcas, um tema extremamente atual e fascinante. O objetivo do livro Gestão da marca – Estratégia e marketing é analisar as teorias, os conceitos e os fundamentos da marca e sua importância para a gestão empresarial, mais especificamente interligando as áreas de estratégia e marketing. Para explicitar melhor suas idéias, o professor utiliza como base três autores-chave – Michael Porter, Al Ries e Philip Kotler – e a marca mais valiosa e lembrada do planeta – a Coca-Cola.

SUMÁRIO

  • Introdução
  • Capítulo 1 – Estratégia, marketing e marca: em busca de uma identidade
  • A estratégia
  • O marketing
  • A marca
  • Capítulo 2 – O universo da marca: do simbólico ao estratégico
  • Origem e evolução
  • A Pirâmide de Maslow e a marca
  • A composição da marca
  • Marca é valor
  • Brand equity: 100% emoção
  • Funcionalidade e simbolismo
  • Estatura e vitalidade da marca
  • Políticas, tipos, abordagens e espectro de marca
  • As leis de marca
  • Capítulo 3 – Porter, Ries e Kotler: O marketingmind approach e a nova teoria em posicionamento
  • Sintetizando o pensamento de Porter (estratégia)
  • Custos, diferenciação e enfoque: à procura de uma posição única no mercado
  • A visão de Ries (marketing)
  • Michael Porter e Al Ries: posicionamento, essência da competição
  • Estratégia, marketing e marca: as idéias de Kotler
  • A pirâmide normativa: o marketingmind approach orientando a estratégia
  • O ingrediente que faltou à New Coke: marketingmind approach
  • Capítulo 4 – Marketingmind brand positioning: A marca competindo pelo posicionamento na mente e no mercado
  • Marca: o conceito strategos e o Princípio de Gause da Exclusão Competitiva
  • Uma questão de criatividade
  • Análise competitiva da marca e cadeia de valor da marca
  • O foco contínuo da marca
  • Porter, Ries e Kotler: arquétipos, símbolos e comunicação no universo imaginário da marca
  • Capítulo 5 – Coca-Cola e o seu marketingmind brand positioning
  • Análise competitiva da marca Coca-Cola
  • Cadeia de valor da marca Coca-Cola
  • Foco e extensão da marca Coca-Cola
  • Conclusão
  • Bibliografia
  • Peso 0,338 kg
    Dimensões 1,4 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2003

    Edição

    1

    ISBN

    85-87922-80-7

    Páginas

    276

    Versão

    ,

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