“Gerentes que duram” guarda uma expectativa especial: transpor para os leitores um conjunto de competências que permitiram ao autor merecer o reconhecimento preservado ao longo de toda sua carreira profissional.
Mais um livro que testemunha o cuidado de Wagner Siqueira em registrar, devidamente criticadas, suas percepções dos cenários onde está inserido, permitindo que, ao serem editadas, levem a muitos profissionais experiências notáveis.
O compromisso com o aprimoramento do outro tem se transformado no foco central do que escreve o ilustre administrador.
Em “Gerentes que duram” ele foi mais longe. Preocupou-se em manter o sucesso do gestor no eixo dos tempos, buscando garantir a apresentação de elementos que possibilitassem os bons resultados, por longo período.
Assim, quando se decidiu a publicar o livro, percorreu alguns estágios previamente articulados.
Inicialmente, valendo-se da própria carreira listou uma série de assuntos que a seu juízo sustentam a durabilidade da caminhada. Lendo e relendo, construiu uma tabela de prioridades que permitiram selecionar os mais estratégicos. Valendo-se do bom hábito de registrar por escrito as suas experiências de vida, trouxe do seu arquivo pessoal os textos correspondentes aos assuntos selecionados, cuidando-se em agregar alguns outros, portadores de um olhar diferente do mesmo registro.
Aqui, um novo exercício se iniciava. Promovendo uma intensa leitura do que havia separado, atualizando suas afirmações de então, acrescentando uma observação complementar, provocando fusões, Wagner ao invés de construir o conteúdo de um novo livro, optou por doar aos leitores um pedaço da sua vida.
De minha parte, recebedor dos artigos periódicos do autor e leitor das suas obras anteriores, tomo a liberdade de dirigir a todos que tiveram a felicidade de adquirir “Gerentes que Duram”, uma proposta.
Vejo neste livro uma fonte permanente de consulta. Assim, haverá uma leitura inicial de reconhecimento, que deverá merecer em seguida, uma reflexão cuidadosa, preocupada em identificar e iluminar aspectos que precisam ser compreendidos com profundidade e praticados. Quando da leitura final, os insumos percebidos, certamente, permitirão que o leitor elabore seu plano geral de ação.
Sempre que um desafio exigir uma estratégia mais elaborada, retorne ao livro.
Nosso desejo é que o leitor possa ratificar, rapidamente, os propósitos do autor.
Eraldo Montenegro
Diretor-presidente da Divulgar Serviços Ltda
SUMÁRIO
Prefácio
I – O SER GERENTE: o gerente como pessoa
1. Como você vê o ser humano?
2. O gerente também é gente!
3. Desenvolvimento do indivíduo: primeiro passo para a mudança
4. O indivíduo e o profissional
II – O SER GERENTE: a pessoa como gerente
1. O gerente como líder de pessoas e de equipes
2. Qual o nível de conscientização de sua equipe de trabalho?
III – COMPROMISSOS COM A CULTURA ORGANIZACIONAL
1. Da cultura organizacional
2. Administrar em contexto de mudança
3. Nem sempre o novo é o mais adequado!
4.O desempenho insatisfatório resiste à mudança
5. Estabeleça níveis de responsabilidade por resultados
6.Outros artifícios para tornar a mudança aceitável
IV – O AMBIENTE ADEQUADO PARA O TRABALHO PARTICIPATIVO
1. Construa um ambiente de trabalho propício à participação
2. Atitude: o segredo da vida
3. Espere o inesperado
4. A ilusão da mudança
5. O que é lógico não é psicológico
6. Intenção X Ação
7. Aprenda com o erro
8. Fracasso do sucesso
9. O sucesso vale a pena?
V – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO função essencial da gerência
1. Avaliação de desempenho: como romper amarras e superar modelos ultrapassados?
2. Liderança sem autoridade: a resposta prática à avaliação de desempenho
VI – DAR E RECEBER FEEDBACK: a condição essencial do desempenho gerencial
1. O gerente precisa estar preparado
2. Ouvir Ativamente
3. Obstáculos a Superar
4. Empatia em lugar de simpatia
5. Abordagens ao "Feedback" Eficaz
VII – ADMINISTRAR, ACOMPANHAR E CORRIGIR RESULTADOS DE DESEMPENHO
1. Avaliação de desempenho: aprendizado recíproco
2. Avalie os comportamentos manifestos
3. Aprenda a encaixar o "feedback" de seus colaboradores
4. Aprenda com eles antes que eles o deixem
5. Busque as causas do mau desempenho
6. Como motivar quem perdeu o interesse no trabalho?
7. O bom colaborador que não quer ser promovido
8. O que fazer quando não posso promover o meu melhor colaborador?
9. Prestar contas por mau desempenho
10. O que fazer com o desempenho insatisfatório renitente?
11. Elogie efetivamente o bom desempenho
12. Gerentes demissionários, o que fazer?
13. As práticas do passado não funcionam
14. Os compromissos de desempenho devem ser ajustados individualmente
15. Como vencer o medo do colaborador?
16. A autoestima afeta o desempenho
17. Faça o que diz
18. Como tratar situações-problema?
19. A gestão de empregados globalizados
20. Aprenda a dizer não
VIII – O DESAFIO DA EMPRESA FAMILIAR
IX – A CONQUISTA DE MAIS TEMPO NA VIDA DO GERENTE
1. Como dispor de mais tempo e espaço na sua vida?
2. Como conviver com o estresse?
3. Aprenda a respeitar o seu relógio natural
4. Programe o tempo, depois o trabalho
5. Livre-se da pressão "do fazer"
6. Dê um tempo às interrupções
7. Ataque de todos os lados
8. Livrando-se dos inconvenientes com educação
9. Programando o chefe
10.Ensinando aos subordinados
11. Lidando com os colegas
12. Administre o tempo e a Internet
13. "Delegação pra cima"
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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