Fabulações eletrônicas: Poéticas da comunicação e da tecnologia em Laurie Anderson

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O livro apresenta o longo e intenso percurso de Laurie Anderson na construção de sua obra.

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“Desde as suas primeiras atraentes esculturas e performances de rua, até os álbuns de estranhas músicas e as monumentais e ao mesmo tempo rigorosas performances no palco e em filmes e vídeos, Laurie Anderson manteve a intensidade e a radicalidade que a singularizam como grande artista. Ela parece ter a capacidade especial de, no mesmo golpe, falar às pessoas do mais quotidiano de suas vidas e mostrar-lhes como aí mesmo se encontra o mais inesperado. Em cena, por exemplo, Laurie Anderson consegue invocar com tanta beleza imagens, palavras e sons para acompanhá-la, usando e intervindo em seu corpo, em sua voz, que uma atmosfera muito envolvente nos atinge. Ao mesmo tempo, tudo é feito com muito rigor e somos, portanto, não apenas afetados em nossa emoção, mas também levados a pensar sobre os temas que levanta. O leitor vai encontrar, em Fabulações Eletrônicas, uma excelente descrição de todos os recursos e modalidades de arte que Laurie Anderson mobilizou em cada momento, ao mesmo tempo em que Fernando vai discutindo questões e apontando com sensibilidade as intensidades dessa obra”.

Janice Caiafa

 

Processos comunicativos contemporâneos e suas interfaces com a arte e a tecnologia. Nestas fronteiras encontra-se a trama e o tema deste livro: o trabalho da artista americana Laurie Anderson. Estabelecendo a narração de histórias e o uso tecnologia como parte integrante de suas produções, Anderson ficou conhecida como uma "performer multimídia" ou "pós-moderna" – categoria típica das apresentações da arte da performance nos anos 80 e 90, marcada pela pesquisa de linguagem com a mídia e a tecnologia e por uma cena que discute as questões do corpo, das imagens e os modos de percepção da realidade. Em sua arte, objetos, imagens e sons eletrônicos valem tanto por seu efeito criador quanto pelos questionamentos a que dá lugar. Tecnologia e narrativa tornam-se aí um meio poético de resistir às "palavras de ordem" do presente e de produzir senhas para sua singularização. Por insistir em desacomodar cate­gorias e definições artísticas, seu trabalho segue, nesse início de século, não apenas interpelando nossas visões de mundo, mas também fazendo-nos pensar sobre o estatuto da arte e da experiência comunicativa na atualidade.

Fernando do Nascimento Gonçalves

SUMÁRIO

  • Agradecimentos
  • Mil e uma vozes em Laurie Anderson
  • Introdução
  • 1. Performance: uma arte de fronteira
  • As vanguardas artísticas e as condições de surgimento da arte da performance
  • Performance: um conceito inclusivo e controverso
  • Os anos 50 e 60 e os precursores da performance
  • A performance como forma de expressão artística
  • Performance e a linguagem-collage
  • 2. A Cena Contemporânea e as Mutações da Performance
  • Os anos 70 e a “morte” da arte
  • Os anos 80 e a geração de artistas midiáticos
  • Performance, pós-modernismo e resistência
  • 3. Laurie Anderson e a Vanguarda Pop
  • A construção de um estilo
  • Anderson e o ambiente das artes nos anos 70
  • Primeiras produções: esculturas minimalistas, foto-narrativa e objetos falantes
  • Rumo à performance
  • Cruzando as margens: as primeiras megaproduções high-tech
  • Blitz multimídia
  • 4. Narrar, estranhar: histórias sobre linguagem,identidade, tempo, poder e tecnologia
  • Persona Anderson: narração e performance de si
  • Autobiografia e diluição da autoridade identitária
  • Ventriloquismo e estratégias narrativas
  • Tempo e circularidade
  • A comunicação como artesania
  • Jogos de linguagem e a rede de signos
  • 5. Gagueiras e intensidades: usos singulares da tecnologia
  • Esculpindo a linguagem com idéias e bits
  • Táticas e ambivalências
  • Do low ao high-tech: apropriações da tecnologia e experimentações linguageiras
  • Dream world: ambiências sonoras e visuais como formas narrativas
  • Corpo mediado e status ciborgue: instrumentos corporais, máscaras eletrônicas, bonecos digitais e outros truques para desafiar o poder
  • 6. Um sonho, um lugar
  • Referências bibliográficas
  • Peso 0,4 kg
    Dimensões 1,5 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2006

    Edição

    1

    ISBN

    85-76500-81-7

    Páginas

    286

    Versão

    ,

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