Etnografia e consumo midiático: Novas tendências e desafios metodológicos

Autor/Organizador: Bruno CampanellaCarla Barros
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Reflete acerca da crescente complexificação de práticas cotidianas atravessadas pelas tecnologias de comunicação e as formas de estudá-las que tomam como ponto de partida as abordagens etnográficas.

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Este livro reúne capítulos dedicados a discussões metodológicas relacionadas a pesquisas contemporâneas envolvendo a etnografia e o consumo midiático. Os textos refletem acerca da crescente complexificação de práticas cotidianas atravessadas pelas tecnologias de comunicação – incluindo o conjunto de atitudes, experiências, práticas e processos sociais que revela gostos e estilos de vida e sublinha a ênfase moderna nas emoções e no individualismo como sistema de valores -, assim como das formas de estudá-las que tomam como ponto de partida as abordagens etnográficas. Busca-se, desse modo, lançar luz sobre os desafios, oportunidades e dificuldades da abordagem etnográfica na pesquisa dos meios de comunicação, em especial a internet, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, com contribuições das áreas de comunicação, antropologia e sociologia.

A presente coletânea busca aprofundar o debate iniciado no Seminário Internacional Etnografia e Consumo Midiático: Novas Tendências e Desafios Metodológicos, ocorrido na Universidade Federal Fluminense (UFF) em setembro de 2015 por iniciativa conjunta do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (Nemacs) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, com apoio financeiro da Capes e do CNPq.

SUMÁRIO

Introdução
Bruno Campanella e Carla Barros

Capítulo 1
Estratégias para etnografia da internet em estudos de mídia
Christine Hine

Capítulo 2
Etnografia e digitalização
Jair de Souza Ramos

Capítulo 3
A globalização como desafio para o trabalho de campo e a produção etnográfica
Sandra Rúbia da Silva

Capítulo 4
Novas tendências e desafios metodológicos nos estudos de consumo midiático
Laura Graziela Gomes

Capítulo 5
Remix(ando) métodos qualitativos para os contextos das mídias digitais e sociais
Annette N. Markham

Capítulo 6
Métodos mistos: combinando etnografia e análise de redes sociais em estudos de mídia social
Raquel Recuero

Capítulo 7
Carne e alma: ensaio sobre feminilidade, capital simbólico e melodrama
Veneza V. Mayora Ronsini

Capítulo 8
Jovens brasileiros e convergência midiática: espiando o cenário nacional
Nilda Jacks e Daniela Schmitz

Capítulo 9
Términos de relacionamentos e Facebook: desafios da pesquisa etnográfica em sites de redes sociais
Beatriz Polivanov e Deborah Santos

Os autores

Peso 0,3 kg
Dimensões 1,1 × 16,0 × 23,0 cm
Idioma

Ano

2016

Edição

1

ISBN

978-85-7650-525-9

Páginas

204

Versão

,

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