O tema deste ano é “RIO O ANO TODO”. A cidade do Rio de Janeiro representa um ícone no que diz respeito ao Entretenimento, não só por se caracterizar como um foco da indústria cultural da América Latina, mas também por seu caráter dinâmico. Para muitos turistas, o Rio é só o grande balneário do Carnaval. O impacto das atividades de entretenimento do verão na economia do município do Rio de Janeiro é indiscutível, na arrecadação de impostos, na venda de produtos, na economia informal, na proliferação de eventos, e até na identidade estética carioca. Mas as atividades de entretenimento ocorrem durante o ano inteiro no Rio de Janeiro: exposições, shows de dança e de música, eventos esportivos etc. A cidade, por seu clima tropical, é verão o ano inteiro, e suas atrações podem ser apreciadas em qualquer época. Seja no verão, com suas praias, festas de final de ano, carnaval; ou nas demais estações com festivais, casas noturnas, espetáculos, restaurantes, eventos temáticos, entre outras.
José Augusto Nogueira Kamel
SUMÁRIOPALESTRAS
MESA DE ABERTURA: RIO O ANO TODO
Contribuição de um Engenhoso Fidalgo para um Outro Entendimento sobre o Impacto da Introdução das Novas Mídias e Tecnologias Digitais e Virtuais no Cotidiano das Pessoas
José Augusto Nogueira Kamel
O ESPORTE COMO ESPETÁCULO
Espetacularização do Esporte e City Marketing: Breves Reflexões Teóricas
Gilmar Mascarenhas
EMPREENDIMENTOS CARIOCAS DE SUCESSO
Cultura Alternativa: Empreendimento Viável?
Leo Feijó
SABERES E FAZERES: PRODUZINDO NUMA ESCOLA DE SAMBA
Algumas Considerações sobre Barracões e Cultura Popular
Felipe Ferreira e Ricardo Fernandes
SABERES E FAZERES: PRODUZINDO NUMA ESCOLA DE SAMBA
Engenharia do Entretenimento & Carnaval
Carlos Monte
SABERES E FAZERES: PRODUZINDO NUMA ESCOLA DE SAMBA
O Público faz o Espetáculo
Marcelo de Mello
QUESTÕES ATUAIS DA ECONOMIA DA CULTURA NO BRASIL
Economia do entretenimento, da cultura e do livro: uma cadeia cognitiva em desenvolvimento no Brasil
Fabio Sá-Earp e George E. M. Kornis
POLÍTICAS, IMPERIALISMO, CORPO E ENTRETENIMENTO
Hábitos e Mudanças Posturais Através da Técnica Alexander
Roberto Reveilleau
POLÍTICAS, IMPERIALISMO, CORPO E ENTRETENIMENTO
Cultura das Redes ou o Precariado Produtivo
Ivana Bentes
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E LÓGICA FUZZY APLICADA À ENGENHARIA DO ENTRETENIMENTO
Usando Lógica Fuzzy em Megaeventos de Esportes: Um Sistema de Avaliação de Impactos
Carlos Alberto N. Cosenza e Carlos Frederico Barros
ARTIGOS
Conceitos de Eco-design Aplicados na Produção de Cenários: Uma Abordagem para a Indústria da Televisão/Entretenimento
Carlos Frederico Barros
Avaliação de desempenho: o desafio das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro
Mirian M. M. Magalhães, José Antonio Assunção Peixoto e Leydervan de Souza Xavier
Indústria do Carnaval e a Logística Reversa: Estudo de Caso do Carnaval Carioca e a Cidade do Samba
Herriot Carvalho e Eduardo Miguez
É Assim que a Banda Toca: Modelagem da Cadeia de Valor da Atividade de uma Banda de Música Independente
Danilo Pereira Menezes, Vitor de Souza Lima, José Augusto Nogueira Kamel e Osvaldo Luíz Gonçalves Quelhas
A Importância da Estratégia em Organizações de Prática Esportiva: Estudo de Caso Niterói Vôlei Clube
Sávio Lourenço de Sousa e Eduardo Vilela
A Dessacralização do Sagrado ou Deus Morreu, Marx Morreu e a Arte Vai Bem, Obrigado
Dennis Hanson
Marketing do Cirque du Soleil: Uma Convergência de Valores Determinante para o Sucesso
Aline Chaves Rabelo e Dennis Hanson
ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS AO USO: A TRANSFORMAÇÃO DOS MUSEUS E A ENGENHARIA
Museus em Transformação
Lucas van de Beuque e Carolina Conceição Francisco Duarte
Som da UFF: Festival Além da Música
Aline dos Santos Portilho, Caio Gonçalves Dias e Priscila Seixas da Costa
Economia do Entretenimento
Gustavo Lorena Pinto
Sociabilidade e Diversidade de Visitas a Exposições de Arte
Lígia Dabul
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Avaliações
Não há comentários ainda.