Este é um livro que trata da concepção e produção de materiais paradidáticos bilíngues – que seriam desenvolvidos a partir da realização dos Projetos de Escolarização dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Saneamento (AISAN) na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA – a partir das necessidades locais, considerando o caráter intercultural e interinstitucional da proposta, que incorporou os seguintes campos do conhecimento: Línguas (guarani e português), História, Geografia, Ciências, Matemática e Educação Artística, com uma estrutura curricular integrada, organizada em eixos temáticos transversais, mediante projetos pedagógicos.
SUMÁRIO
Prefácio: EJA Guarani – Além e aquém do bilinguismo
Parte I: A Trajetória da EJA Guarani
Capítulo 1: O Projeto EJA Guarani: Uma experiência de parceria institucional no Rio de Janeiro
Capítulo 2: Os Guarani e a memória oral: a canoa do tempo
Capítulo 3: Ensina-me a viver: um relato da experiência em ensino de Ciências e Educação Ambiental no EJA Guarani
Capítulo 4: Etnomatemática na formação de Agentes de Saúde Guarani: uma experiência com sistemas de medida
Capítulo 5: Grafi smo Guarany M’bya: seu universo simbólico
Capítulo 6: Cestaria Guarani Mbyá – estética e alteridade
Capítulo 7: Caminhos da política educacional para os povos indígenas no Estado do Rio de Janeiro
Parte II: Atividades Didáticas no EJA Guarani
Capítulo 8: A Geografi a na EJA Guarani
Tema I: Casa e família
Tema II: Casa de reza
Capítulo 9: A História na EJA Guarani
Tema I: Casa de reza
Tema II: Terra e trabalho
Tema III: Alimentação
Tema IV: Artesanato
Tema V: Animais e plantas
Tema VI: Saúde e doença
Tema VII: Escola
Tema VIII: Cidade e transporte
Tema IX: Direitos Guarani
Capítulo 10: A Matemática na EJA Guarani
Tema I: Casa e Família
Tema II: Opy
Tema III: Alimentação
Tema IV: Saúde e doença
Tema V: Direitos Guarani
Tema VI: Artesanato
Anexo 1: Sistema de numeração guarani
Capítulo 11: A Ciência no EJA Guarani
Tema I: Gente
Tema II: Opy
A Importância do Conhecimento e da Tradição
Tema III: Terra, Trabalho e Ecologia
Tema IV: Nossa alimentação
Tema V: Artesanato
Tema VI: O tempo dos animais e das plantas
Tema VII: Saúde, Doença e os Agentes de Saúde e de Saneamento
Tema VIII: Escola e ensino de saúde e educação
Tema IX: Cidade e Transporte
Tema X: Direito dos Guarani: direito a nosso meio ambiente
Parte III: Perspectivas para a EJA Guarani
Capítulo 12: A construção de conceitos matemáticos por alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos Guarani
Capítulo 13: Considerações sobre uma experiência de Educação Escolar Indígena no Estado do Rio de Janeiro
Avaliações
Não há comentários ainda.