Efeito e Recepção: A interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre os media

Autor/Organizador: Itania Maria Mota Gomes
R$ 23,00R$ 46,00
20% DE DESCONTO

Este livro tem como tema dois dos conceitos-chave da reflexão contemporânea sobre os fenômenos da comunicação: efeitos e recepção.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

A Comunicação como disciplina cresceu com muita consistência nos últimos anos no Brasil ao tempo em que se firmou a compreensão da importância do fenômeno que lhe é objeto. Apesar disso, ainda não conseguiu realizar adequadamente uma tarefa essencial: produzir a bibliografia fundamental de formação, os manuais de referência que deixam as marcas mais profundas e mais sedimentadas na nossa formação. Com este livro, Itania Gomes aceitou e levou a termo o desafio de produzir uma obra que fosse ao mesmo tempo uma revisão consistente de literatura e uma formulação fecunda de questões que farão avançar o estado do conhecimento. Escolheu como tema dois dos conceitos-chave da reflexão contemporânea sobre os fenômenos da comunicação: efeitos e recepção. Por meio deles, nos encontramos com as duas mais importantes tradições da especialidade que nós conhecemos por teoria da comunicação: o estudo dos media effects e os estudos culturais. À felicidade da escolha dos temas soma-se a da escolha do método de investigação e exposição: uma reconstituição densa, esclarecedora e instigante do percurso intelectual de cada um dos problemas relacionados à recepção e aos efeitos da comunicação de massa.

Wilson Gomes

SUMÁRIO

  • Introdução
  • OS ESTUDOS DOS EFEITOS
  • Efeitos Diretos e Imediatos
  • Sociedade, Cultura e Comunicação de Massa
  • A Metáfora da Agulha Hipodérmica
  • Teoria Matemática da Comunicação
  • Efeitos Limitados: Mediação, Seletividade e Reforço
  • Percepção e Cognição
  • Líderes de Opinião e Grupos Primários
  • A Seletividade dos Receptores
  • Efeitos Sociais
  • Funcionalismo
  • A Teoria Crítica
  • Efeitos da Tecnologia sobre a Sensibilidade
  • Efeitos Cognitivos
  • AS ANÁLISES DE RECEPÇÃO
  • Estudos Culturais, Cultura e Cultura de Massa
  • Cultura como Expressão dos Processos Sociais
  • Cultura como um Modo de Vida
  • Rumo a uma Crítica Marxista da Cultura de Massa
  • A Cultura como Processo Social e Material
  • Cultura e Comunicação como Práticas de Significação
  • Ideologia e Linguagem
  • Comunicação Dialógica e Multiacentualidade
  • Crítica Ideológica da Cultura de Massa
  • Análise Semiológica da Mensagem Televisiva
  • Leituras Negociadas, Hegemônicas e Opositoras
  • Os Estudos de Recepção
  • The “Nationwide” Audience
  • Da Decodificação ao Consumo Cultural
  • Estratégias de Resistência
  • Etnografia da Audiência
  • Recepção e Mediações na América Latina
  • Conclusão
  • Referências Bibliográficas
  • Peso 0,315 kg
    Dimensões 1,3 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2005

    Edição

    1

    ISBN

    85-87922-95-5

    Páginas

    258

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente