Economia Criativa: gestão estratégica de setores criativos

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A proposta desta coletânea é a de reunir textos que são resultados de pesquisas empíricas e de reflexões teóricas acerca da produção, do consumo, da inovação, do empreendedorismo no contexto dos setores criativos.

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Os livros Economia criativa: gestão estratégica de setores criativos e Economia criativa: design de experiência e estratégias de inovação – cujos subtítulos correspondem às duas linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) da ESPM-Rio – celebram os cinco anos do Programa. Em 2015, ano que antecedeu o início de suas atividades acadêmicas, foi publicado Economia criativa, livro que marcou a perspectiva interdisciplinar que o corpo docente pretendia – e que efetivamente conseguiu – imprimir ao MPGEC. Estes dois volumes que agora são publicados consolidam a trajetória do Programa, que sempre foi pautada pelo estabelecimento de um espaço plural que possibilitasse reflexões e análises inovadoras das dimensões culturais, econômicas, políticas e sociais que atravessam os fenômenos que compõem o campo da Economia Criativa. Eles contam com professores de linhas diferentes do MPGEC construindo reflexões conjuntas, mas, acima disso, ao contar com a contribuição de autores que são professores e pesquisadores de outras instituições, nacionais e internacionais, pretendem dar ainda mais amplitude aos olhares sobre a Economia Criativa.

A proposta desta coletânea é a de reunir textos que são resultados de pesquisas empíricas e de reflexões teóricas acerca da produção, do consumo, da inovação, do empreendedorismo no contexto dos setores criativos. O conteúdo dos trabalhos que fazem parte deste volume é, portanto, aderente aos propósitos da linha de Gestão Estratégica dos Setores Criativos do MPGEC, na qual são produzidos projetos, análises, avaliações e reflexões visando ao melhor desenvolvimento de estratégias de gestão, levando em conta as novas manifestações culturais e sociais dos setores criativos. Assumem-se as transformações sociais como vetor de desenvolvimento econômico, valoriza-se o desenvolvimento de projetos nos quais os consumidores, usuários e/ou cidadãos sejam considerados os atores-chaves de sua constituição e implantação, propõe-se o estudo transversal e integrado dos agentes públicos, privados e singulares (indivíduos) na transformação constante dos aparelhos culturais, e estudam-se estratégias e legislações para a gestão de setores criativos nas dimensões de negócios, clusters ou cidades.

O capítulo inicial deste livro trata do setor da música, que vem, nas últimas décadas, se reconfigurando de maneira significativa, com o surgimento de novos atores, modelos de negócio e plataformas digitais. Em O mercado da música e os desafios da era pós-pandemia, Afonso Figueiredo e Luciana Araujo analisam o redesenho do setor, que foi fortemente impactado pela pandemia da covid-19. A ênfase das análises desses impactos recai sobre a classe artística, especificamente sobre os profissionais da música independente. Através do levantamento de dados secundários e da realização de entrevistas qualitativas com profissionais da área, os autores desenharam um interessante panorama das mudanças a que foram submetidos esses profissionais e delinearam algumas propostas para uma recuperação do sistema de produção artística que possam refletir a criatividade e diversidade musical brasileiras.

SUMÁRIO

Sumário

Introdução 5

João Luiz de Figueiredo
Sílvia Borges Corrêa

Capítulo 1

O mercado da música e os
desafios da era pós-pandemia 9

Afonso Claudio Figueiredo
Luciana Lumyx Araújo

Capítulo 2

Estimador de bilheteria da produção cinematográfica brasileira 25

Julia Taunay Perez
Everton Rodrigues Reis
Davi Noboru Nakano

Capítulo 3

Políticas para Audiovisual nas Indústrias Criativas:
uma investigação de mecanismos causais no caso
Porto Digital/Porto Mídia 45

Juliano Mendonça Domingues da Silva
Cláudio Roberto de Araújo Bezerra
Tatiane Gonçalves de Lima
Maria Lua Ribeiro Araújo
Maria Eduarda Alves de Andrade

Capítulo 4

Desafios e oportunidades da gestão museal brasileira
no século XXI 61

Luciana Lima Guilherme
Gabrielle Amaral Bacha
Maria Luísa Zarur Guarisa
Renier Crohare Molina

Capítulo 5

Avances y desafíos de la Economía Creativa en Chile

Andrea Báez Montenegro
Eugenia Sepúlveda
Patricia Rosales

Capítulo 6

Cidades criativas: o uso da cultura
em prol do desenvolvimento 105

Mary Sandra Guerra Ashton

Capítulo 7

Empreendedorismo e inovação
na Economia Criativa 123

Daniel Kamlot
Diego Santos Vieira de Jesus
Marco Aurelio de Souza Rodrigues
Veranise Jacubowski Correia Dubeux

Índice Remissivo 141

Sobre os autores 143

Peso 0,3 kg
Dimensões 0,8 × 15,5 × 23,0 cm
Idioma

Ano

2020

Edição

1

ISBN

978-65-8706-509-0

Páginas

154

Versão

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