Economia Criativa: design de experiência e estratégias de inovação

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O objetivo deste volume foi reunir reflexões teóricas e resultados de pesquisas empíricas que relacionassem o design e/ou a cultura visual e/ou a cultura material com as indústrias e setores criativos e com a inovação.

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Os livros Economia criativa: gestão estratégica de setores criativos e Economia criativa: design de experiência e estratégias de inovação -, cujos subtítulos correspondem às duas linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) da ESPM-Rio -, celebram os cinco anos do Programa. Em 2015, ano que antecedeu o início de suas atividades acadêmicas, foi publicado Economia criativa, livro que marcou a perspectiva interdisciplinar que o corpo docente pretendia – e que efetivamente conseguiu – imprimir ao MPGEC. Estes dois volumes que agora são publicados consolidam a trajetória do Programa, que sempre foi pautada pelo estabelecimento de um espaço plural que possibilitasse reflexões e análises inovadoras das dimensões culturais, econômicas, políticas e sociais que atravessam os fenômenos que compõem o campo da economia criativa. Eles contam com professores de linhas diferentes do MPGEC construindo reflexões conjuntas, mas, acima disso, ao contar com a contribuição de autores que são professores e pesquisadores de outras instituições, nacionais e internacionais, pretendem dar ainda mais amplitude aos olhares sobre a economia criativa.

O objetivo deste volume foi reunir reflexões teóricas e resultados de pesquisas empíricas que relacionassem o design e/ou a cultura visual e/ou a cultura material com as indústrias e setores criativos e com a inovação, dialogando com a identidade da linha de pesquisa em Design de Experiência e Estratégias de Inovação do MPGEC. Esta linha se apresenta como uma extensão da economia criativa, considerando tanto o design enquanto um setor criativo autônomo que dinamiza a economia quanto a sua relação com outros setores criativos, artísticos ou culturais. Seus corpos docente e discente desenvolvem projetos materializáveis; metodologias, ferramentas e protocolos de pesquisa; pesquisas empíricas e reflexões para o campo do design, visando aprofundar questões pertinentes à inovação, à economia da experiência e à experiência do usuário, entre outros cenários da contemporaneidade. Cabem ainda na linha, estudos que aproximem o pensamento projetual e suas metodologias (o design thinking, mais especificamente) com a gestão criativa de negócios, clusters ou cidades; e ainda aqueles relacionados com a criatividade, seus processos e transversalidades.

Criatividade é um ativo da atuação profissional do designer, mas também de toda uma "classe criativa" (conforme Richard Florida) inserida nas novas economias – em constante construção – que potencialmente geram desenvolvimento social. Criatividade então, assim como inovação, tecnologia e impacto social são assuntos transversais à maioria dos artigos desta coletânea que poderiam ter sidos ordenados por algumas associações possíveis. Optou-se, por isso, pela organização por ordem alfabética em relação ao primeiro autor de cada artigo.

SUMÁRIO

Sumário

Introdução 5

Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Isabella Perrotta

Capítulo 1

Entre legado e herança:
a experiência Bauhaus 11

Ana Lucia Lupinacci
Isabella Perrotta
Lucia Santa Cruz

Capítulo 2

Experiências invisíveis – potencializações sensíveis
na arte e no design 29

Carolina Bustos Raffainer
Fernando Bakos

Capítulo 3

Reflexões acerca do design e comunicação digital como disseminadores de um futuro sustentável 51

Cristiano Max Pereira Pinheiro
Luiza Grings
Milena Cherutti
Vanessa Amália Dalpizol Valiati

Capítulo 4

Interações entre pesquisa e prática em visualização
de Informação 73

Doris Kosminsky

Capítulo 5

Design de marcas para Cidades: em busca de um
modelo projetual centrado no ser humano 91

Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Leonardo Marques de Abreu

Capítulo 6

A imagem fotográfica como empreendorismo criativo e seus impactos sociais 107

João Eduardo Chagas Sobral
Anna Luiza Moraes de Sá Cavalcanti

Capítulo 7

Production design e a experiência criativa em
realidade virtual 125

Katia Augusta Maciel

Capítulo 8

Velhos novos hábitos: juventude como valor e consumo
na terceira idade 143

Rita Aparecida da Conceição Ribeiro
Anderson Antonio Horta

Índice Remissivo 161

Sobre os autores 163

Peso 0,3 kg
Dimensões 0,9 × 15,5 × 23,0 cm
Idioma

Ano

2020

Edição

1

ISBN

978-65-8706-510-6

Páginas

170

Versão

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