Discurso Publicitário e Consumo: Uma Análise Crítica

Autor/Organizador: Fred Tavares
R$ 7,50R$ 15,00
20% DE DESCONTO

Este livro é um pequeno ensaio para o breve diálogo que se pode estabelecer entre Publicidade, Filosofia, Lingüística, Sociologia e Psicologia.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

Ao abordar o caráter manipulatório do discurso publicitário, Frederico Augusto Tavares Junior convida-nos a uma reflexão lingüístico-ideológica sobre a relação causa/efeito na linguagem da propaganda. Para tanto, vale-se de arcabouço teórico adequado aos seus objetivos e revela-se competente analista de práticas discursivas, como a presente no anúncio analisado.

Fred Tavares, assim conhecido no mundo acadêmico, combina com maestria conceitos de vários autores – de Aristóteles a Muniz Sodré, passando por Bakhtin, Baudrillard e Fairclough – para aplicá-los em uma leitura crítica dos signos verbais e não-verbais imbricados no texto focalizado. Aponta a manipulação como estratégia discursiva e nos alerta para o perigo da sedução. Que venham novas leituras!

André Valente
Doutor em Língua Portuguesa
Professor UERJ/FACHA

SUMÁRIO

  • Apresentação
  • Considerações Iniciais
  • A Publicidade
  • A Teoria Social do Discurso e a Publicidade
  • Discurso como Prática Social: Ideologia e Hegemonia na Publicidade
  • A Intertextualidade na Publicidade
  • A Significação da Publicidade
  • Mostração, Interação e Sedução no Discurso Publicitário
  • Análise do Discurso Publicitário na Prática: O Anúncio da Marca Chevrolet Vectra
  • Considerações Finais
  • Referências Bibliográficas
  • Peso 0,095 kg
    Dimensões 0,3 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2005

    Edição

    1

    ISBN

    85-76500-41-8

    Páginas

    54

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente