O presente livro é fruto do esforço de um conjunto de professores(as) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Minas Gerais, para trazer a público os resultados de suas reflexões e de suas pesquisas, algumas ainda em andamento. Esses(as) professores(as)/pesquisadores(as) são integrantes do Grupo Multidisciplinar em Fundamentos da Prática Educativa (FUPE). Nesse sentido, observa-se que a preocupação que eles e elas expressam nesse livro giram em torno de três temas fulcrais para a cena brasileira: o ensino, a educação e a cultura. A organização interna dos trabalhos que compõem o livro procurou obedecer a essa lógica, embora não tenhamos separado os diversos artigos por seções ou coisa parecida. Preferimos separá-los por capítulos.
Podemos observar que os primeiros artigos do livro possuem a forte preocupação com a educação escolar, traçando perfil de professoras e professores, discutindo a formação continuada tendo a universidade como um espaço de convivência, desvelando os mitos presentes na prática pedagógica do ensino de matemática ou no ensino de física e as possibilidades da construção do saber via etnociência.
Em seguida, encontramos aqueles trabalhos mais atinentes aos assuntos históricos, como a pesquisa e o ensino em História da Educação e dois estudos que se aproximam, um sobre a ludicidade e arte-educação e outro, sobre o corpo e o lúdico, em uma perspectiva histórica, mesmo que abordem seus objetos através de diferentes ângulos.
Por último, encontramos três ensaios preocupados em refletir sobre a escola, a cidadania, o professor e a sala da aula e as interações entre cultura, educação e formação humana.
Diálogos sobre ensino, educação e cultura é um livro voltado para as preocupações atuais colocadas pela cena educacional brasileira, podendo, pois, servir de apoio, de orientação e de auxílio na reflexão de pesquisadores, professores, gestores escolares, pais e diferentes sujeitos interessados na discussão dos desafios vividos pela educação que, nos dizeres de Durkheim, é um “processo metódico de socialização”.
Esperamos assim, levar ao público um pouco dos nossos esforços cotidianos para refletir, transmitir e produzir conhecimento sobre a realidade da educação, em diferentes dimensões.
Para terminar, não devemos deixar que a cobrança para que produzamos mais e mais, em um típico efeito Leitmotiv, nos tire a satisfação e a alegria daquilo que produzimos. Posso então, falar da nossa alegria de podermos socializar o conhecimento aqui levado ao público mais amplo, principalmente aos professores do Ensino Básico, já que o livro estabelece a possibilidade de ser transportado aos mais diferentes e longínquos lugares, ampliando as fronteiras do difícil acesso aos bens culturais. Aqui, a palavra escrita, contrariando o poeta Mário Quintana, é muito mais do que uma “borboleta morta espetada em uma página”. Ela pode significar uma possibilidade de esperança e de diálogo com os profissionais da educação espalhados por esse Brasil à fora.
Quero ainda agradecer a todos os autores que cederam seus trabalhos para essa publicação e à UFSJ por disponibilizar recursos sem os quais essa publicação dificilmente sairia. Ao apoiar o FUPE a Universidade apóia toda a comunidade acadêmica para que traga a público suas reflexões e produções sobre os diversos campos do conhecimento sobre os quais ela se ocupa.
São João del-Rei, abril de 2006
O organizador
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo & Fabíola Colli Sessa
Murilo Cruz Leal
Marise Maria Santana da Rocha
Maria do Carmo Santos Neta
João Antônio Corrêa Filho
Paulo César Pinheiro
Christianni Cardoso Morais
Maria Aparecida Arruda
Maria Cecilia de Medeiros Abras
Lucia Helena Pena Pereira
Alessandra Aparecida de Carvalho & Kleber do Sacramento Adão
Écio Antônio Portes
Wanderley C. Oliveira
Laerthe de Moraes Abreu Junior
Avaliações
Não há comentários ainda.