Comunicação Subterrânea: Um guia para bandas independentes

Autor/Organizador: Marcelo Martins
R$ 9,50R$ 19,00
20% DE DESCONTO

Um roteiro para aqueles que querem fazer da música mais do que um simples passatempo.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

Caro Leitor, o livro que você tem em mãos é fruto de uma difícil conjunção: o músico apaixonado, que ensaia, sabe tudo sobre a cena roqueira, acredita em suas composições e o produtor cultural, que deve pensar como investir, gerir e publicizar seu produto, tendo por isso de abrir mão do lado romântico da relação com a mídia e com o ato de criação. Marcelo Martins é corajoso, não tem medo de transformar sua experiência musical em manual do tipo faça-você-mesmo, assumindo sem problemas o “do-it-yourself” propalado pelas bandas de garagem e eternizado pelo movimento punk. Mas, para Marcelo, independente não significa “tosco” ou de qualquer jeito. Valendo-se das facilidades das novas tecnologias e do aprendizado em dois discos, o músico e jornalista não romantiza o rock, a banda ou o processo de criação. Como bem mostra o livro, tocar, compor e gravar exige planejamento, trabalho e dedicação; o que, na maioria das vezes, não significa “grana” e reconhecimento imediatos. Por isso, se você que está lendo este prefácio é músico ou pretende ser, encare os passos indicados por Marcelo como um processo de desvelamento íntimo, um roqueiro que não tem medo de assumir que o rock pressupõe rotina e trabalho racional. Mas, se você é produtor e adquiriu este livro querendo compreender melhor o mundo da criação musical independente, aproveite e reflita o quanto de paixão e desejo estão inscritos no sonho de fazer e viver de rock’n’roll no Brasil. É essa tensão, o encontro entre a fantasia e o trabalho racional que torna o livro de Marcelo Martins importantíssimo para se produzir e pensar a música independente.

Jeder Janotti Jr
Professor da Universidade Federal da Bahia

SUMÁRIO

  • Prefácio
  • Introdução
  • A Banda
  • A figura do líder
  • Mudanças de formação
  • O frontman
  • Comunicação interpessoal
  • Ensaios
  • Ensaiando corretamente
  • Tirando o som no estúdio
  • Cuidados com a audição
  • Compondo Músicas
  • Afinação
  • Coesão, uniformidade e silêncio
  • Estruturas
  • Pronúncia
  • Originalidade
  • Shows
  • Equipamentos
  • Passagem de som
  • Postura de palco
  • Marketing
  • Website
  • Newsletter
  • Cartazes
  • Mirc e listas de discussão
  • Press release
  • Ser jornalisticamente relevante
  • Fotos
  • O Disco
  • Demo-tape
  • Produtores
  • Criando expectativa
  • Escolha do estúdio
  • Analógico ou digital?
  • Plano de horas e orçamento
  • Aluguel de equipamentos
  • Gravando a bateria
  • Gravando o baixo
  • Gravando a guitarra
  • Voz
  • Mixagem
  • Masterização
  • Capa
  • Banner de palco
  • Prensagem
  • Direitos Autorais
  • Distribuição
  • Correio
  • Publicidade
  • Consignação
  • Seja acessível
  • Clipping
  • Mercado musical
  • Links para os charts
  • Glossário
  • Peso 0,105 kg
    Dimensões 0,4 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2004

    Edição

    1

    ISBN

    85-76500-01-9

    Páginas

    74

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente