O propósito deste livro é facilitar a tarefa de escrever usando a norma culta do português.
“Traduzindo” a nomenclatura da gramática, ele explica alguns temas que costumam gerar dúvidas e embaraçar profissionais de todas as áreas.
Orienta como redigir documentos como propostas de venda, relatórios e muitos outros; como escrever a autoridades; como escrever nas mídias sociais usadas em empresas; como montar apresentações.
Para aqueles que ainda não dominam as novas regras de ortografia, o livro oferece uma tabela de consulta rápida do novo acordo ortográfico.
Comunicação escrita é recomendado a jovens em início de carreira, a profissionais experientes e a todos que pretendam construir textos objetivos com mais rapidez e agilidade.
SUMÁRIO
Agradecimentos
Prefácio
Introdução
Português é uma língua difícil
Brasileiro não sabe português. Só em Portugal se fala direito essa língua
Só a norma culta é certa e qualquer outra forma de comunicar-se é errada
O domínio linguístico ideal
O papel da gramática
O povo brasileiro e sua estima pela língua portuguesa; uso de estrangeirismos
Capítulo 1 Fala e escrita
A linguagem falada
A linguagem escrita
Tirando proveito da fala para escrever bem
Aspectos fundamentais de um texto bem compreendido
Exemplos da vida real
Capítulo 2 A importância da comunicação escrita no contexto empresarial
Capítulo 3 A comunicação escrita empresarial e oficial
O que é comunicação escrita empresarial e comunicação escrita oficial
Tipos de correspondência empresarial
Carta
Carta-proposta
Memorando ou Comunicação Interna – CI
Procuração
Recibo
Requerimento
Declaração
Atestado
Ata
Relato de Reunião, Súmula de Reunião ou Pró-memória
Relatório
Estrutura de relatórios técnicos e destinados à publicação
Relatórios de Auditoria
Comunicações oficiais
Aspectos importantes da redação de comunicados oficiais
Como dirigir-se às autoridades
Tipos de documentos oficiais
Correio Eletrônico
Petição
Capítulo 4 Escrita e tecnologia da informação (TI)
Qual é a importância da língua escrita na web?
O texto nos meios de comunicação eletrônica empresarial
E-mail profissional
Fale conosco e SAC
Televisão corporativa
O texto nas mídias sociais usadas em empresas
Blog
Wiki
Groupware
E-learning
Linkedin
Capítulo 5 Trocando em miúdos as dúvidas gramaticais mais frequentes
1. Concordância verbal → Houve ou
2. Crase → Vendas à vista e
3. Colocação de pronomes → Amo-te ou
4. Flexão do infinitivo ou infinitivo conjugado → Mandou as pessoas sair ou saírem?
5. Vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, ponto final
5.1 Vírgula
5.2 Ponto e vírgula
5.3 Dois pontos
5.4 Ponto final
6. Por que, porque, por quê, porquê
7. Acentuação e Acordo Ortográfico de 1990
7.1 Regras gerais de acentuação
7.2 Acordo Ortográfico de 1990
8. Dez infrações à norma culta que acabam com entrevistas de emprego
9. Vícios da língua; aproveite para abandoná-los
Capítulo 6 Como fazer uma boa apresentação
Preparação
Estrutura da apresentação
Abertura/Introdução
Desenvolvimento
Fechamento/Conclusão
Materiais de apoio
Slides
Capítulo 7 Para terminar
Apêndice
1. Cuidado! Não se atrapalhe com os termos parecidos
2. Expressões que devem ser evitadas e dicas para substituí-las
3. Significado de siglas, palavras estrangeiras e termos mais usados no âmbito empresarial
4. Significado dos termos mais utilizados na Internet
5. Significado de alguns termos utilizados na área jurídica
6. Unidades Legais de Medida: O Sistema Internacional de Unidades – SI
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