Comunicação e sustentabilidade: Conceitos, contextos e experiências

Autor/Organizador: Angela SchaunFred Utsunomiya
R$ 18,00R$ 36,00
20% DE DESCONTO

Primeiro de uma série de coletâneas voltadas para discutir e pensar a questão da Sustentabilidade que emerge com urgência no mundo contemporâneo como um dos grandes desafios no campo da Comunicação.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

O tema "sustentabilidade" desperta crescente interesse entre pesquisadores acadêmicos e a sociedade em geral. De fato, nos últimos 40 anos, desde a publicação do documento "The Limits to Growth" em 1972, pelo grupo que ficou conhecido como Clube de Roma, até o documentário "Uma Verdade Inconveniente" do cineasta Davis Guggenheim, com a participação do ex-vice presidente americano Al Gore, o mundo tem colocado na pauta de discussão dos governos, empresas e sociedade como um todo essa temática.

O objetivo deste livro é ser o primeiro de uma série de conjuntos de textos voltados para discutir e pensar a questão da Sustentabilidade que emerge com urgência no mundo contemporâneo como um dos grandes desafios no campo da Comunicação.

A idéia é promover um diálogo inter e transdisciplinar com pesquisadores, profissionais e acadêmicos que apresentam interesse pela temática da inter-relação entre a Comunicação e a Sustentabilidade, buscando construir um corpus de conceitos, contextos e experiências que possam contribuir para a construção de novas formas de pensar a questão humana, comunicativa e planetária.

O livro foi dividido em cinco partes visando apresentar uma visão ampla e diversificada do conceito de sustentabilidade na interligação com outros temas, visto que no levantamento realizado verificou-se grande abrangência no desenvolvimento e na abordagem dos conceitos, fruto da complexidade do tema.

A primeira parte, intitulada Sustentabilidade: conceitos e contextualização constitue-se de um conjunto de três textos versados a apresentar um quadro de referências sobre a temática da Sustentabilidade.

A segunda parte leva o título de Comunicação e Sustentabilidade foca as discussões sobre algumas relações contextuais entre o campo da comunicação organizacional e o marketing.

A terceira parte nomeada como Sustentabilidade e Responsabilidade Social discute os reflexos das ações empresariais no contexto da globalização, incluindo a perspectiva social dessas ações no terceiro setor.

A quarta parte se debruça sobre aspectos relacionados com a Educação e Sustentabilidade abordando duas questões iniciais: o desenvolvimento humano na perspectiva da complexidade e o conceito de sustentabilidade entre os universitários.

A quinta e última parte apresenta experiências do âmbito da interconexão entre Cultura e Sustentabilidade. Um dos textos apresenta a cultura do carnaval num o diálogo paradoxal entre o exagero e a sustentabilidade na linguagem das escolas de samba contemporâneas. No outro, disserta-se sobre Comunicação e Sustentabilidade no cinema.

Espera-se que a principal contribuição deste livro seja apresentar um quadro de referências para desenvolvimento do complexo tema Comunicação e Sustentabilidade, de modo a auxiliar pesquisas futuras. Mas, sobretudo, a nossa proposta é contribuir para disseminar, ampliar e amplificar as discussões e o processo de construção de uma sociedade mais alerta, compromissada com o futuro da vida e do nosso planeta.

Angela Schaun e Fred Utsunomiya
Organizadores

SUMÁRIO

  • Apresentação
  • Sustentabilidade: conceitos e contextualização
  • Considerações teóricas sobre o conceito de sustentabilidade: uma reflexão sobre elementos conceituais e revisão da literatura
    Maria de Lourdes Bacha e Angela Schaun
  • Sustentabilidade e Qualidade Total
    Maria de Lourdes Bacha, Angela Schaun, Esmeralda Rizzo e Jorgina Santos
  • O discurso da sustentabilidade: uma genealogia
    Leonel Aguiar
  • Comunicação e Sustentabilidade
  • A influência da sustentabilidade na comunicação das empresas
    Antonio Carlos Gobe e Perrotti Pietrangelo Pasquale
  • Marketing e Sustentabilidade: uma relação possível?
    Fred Utsunomiya
  • Fronteiras e mediação como ferramentas persuasivas na comunicação de ações socioambientais
    Lourdes Malerba Gabrielli
  • Responsabilidade social e Sustentabilidade
  • Terceiro Setor, atividades sociais e principais responsabilidades
    Antonio Carlos Gobe e Perrotti Pietrangelo Pasquale
  • Globalização, desemprego e responsabilidade social
    Perrotti Pietrangelo Pasquale
  • Educação e Sustentabilidade
  • Sustentabilidade: dissociação do conceito entre jovens universitários
    Maria Elisa Vercesi de Albuquerque e Ana Luisa de Campos e Souza
  • Desenvolvimento Humano Sustentável: educação, complexidade e redes de significações
    Mary Rosane Ceroni e Mariza de Fátima Reis
  • Cultura e Sustentabilidade
  • Sustentabilidade no cinema. Escola francesa: um apelo à mutação
    Sandrine Lage
  • Carnaval, seus excessos e consumo de recursos: o diálogo paradoxal da ideia do exagero e da sustentabilidade na construção da linguagem das escolas de samba contemporâneas
    José Maurício Conrado Moreira da Silva
  • Peso 0,3 kg
    Dimensões 1,2 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2010

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-284-5

    Páginas

    226

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente