A literatura sobre os Arranjos Produtivos Locais pouco se dedicou a analisar a importância da comunicação e da cultura para a produção de estratégias de gestão eficientes e de desenvolvimento local sustentável.
Ao longo dos últimos anos, a revolução relacionada aos impactos e desdobramentos das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o surgimento de uma “economia imaterial” – marcada pela busca constante da inovação e baseada na utilização intensa da informação e do conhecimento – deu à dimensão cultural um grande destaque, uma vez que a questão do “sentido”, entendido como algo construído e em constante mudança, surge como variável fundamental para a compreensão das dinâmicas internas e externas das organizações.
Nesse contexto, a comunicação e a cultura tornam-se fundamentais para a efetivação de processos de gestão capazes de tornar as organizações mais transparentes e permeáveis às demandas das comunidades que lhes são próximas, ampliando a dimensão da participação social, reforçando a cidadania de populações que vivem no entorno sociocultural destas organizações e, assim, dando poder às lideranças e fortalecendo as vozes locais.
Este livro propõe analisar o papel dos campos da comunicação e da cultura na construção de ferramentas voltadas para a elaboração de diagnósticos capazes de oferecer subsídios para a criação de planos de ação e gestão que permitam a alavancagem do desenvolvimento local de forma equilibrada e sustentável. As regiões escolhidas para análise reúnem dois APLs apontados pelo BNDES, pelo Sebrae e por outras instituições de fomento e políticas públicas como estratégicos no estado do Rio de Janeiro: o APL de moda praia de Cabo Frio e o de pedras decorativas de Santo Antônio de Pádua.
SUMÁRIOA comunicação e a nova ordem mundial
Fluxos de sentido e gestão estratégica
Comunicação organizacional e os desafios de uma perspectiva contemporânea
Comunicação, cultura, desenvolvimento local e cidadania
Redes de cooperação produtiva como dinâmica dos clusters e arranjos produtivos
Arranjos produtivos, desenvolvimento local e instituições de apoio e fomento
Introdução
Comunicação e cultura para a construção de ferramentas de desenvolvimento local sustentável
Hipótese
Metodologia e ações estratégicas no campo da comunicação e da cultura
Diagnóstico do ambiente comunicacional
Diagnóstico ou mapeamento sociocultural
O caso de Cabo Frio
Adensando os territórios através de ferramentas comunicacionais e culturais
Confecção de Moda Praia de Cabo Frio – Coleção Tupinambá
Perspectivas para desenvolvimento de um cluster em Cabo Frio
O caso de Santo Antônio de Pádua
A consolidação de um arranjo produtivo local
Pedras ornamentais de Santo Antônio de Pádua
Perfil da localidade
Ambiente sociopolítico-cultural e comunicacional da região
Ambiente econômico da região
A produção de pedras ornamentais de Santo Antônio de Pádua
Recomendações estratégicas para a promoção da gestão produtiva do território
Sugestões para a elaboração de uma estratégia de comunicação
Perspectivas para desenvolvimento de um cluster em Santo Antônio de Pádua
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