Comunicação, Cultura e Consumo: A (des)construção do espetáculo contemporâneo

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Os artigos reunidos nesta coletânea contemplam diferentes facetas da construção e da contestação do espetáculo na atualidade.

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Apesar do uso recorrente do conceito notabilizado por Guy Debord, no final dos anos 1960, ainda carecemos de reflexões mais consistentes acerca da espetacularização e de suas efetivas implicações para a vida social e a produção cultural. A fim de iluminar este debate intricado e fundamental, os artigos reunidos nesta coletânea contemplam diferentes facetas da construção e da contestação do espetáculo na atualidade. Variados artefatos e fenômenos midiáticos e artísticos são analisados por pesquisadores das áreas de Comunicação, Estudos Culturais, Ciências Sociais e Letras, vinculados a instituições universitárias do Brasil e do exterior. Em comum, os textos selecionados possuem o intuito de oferecer – no lugar das condenações moralistas de praxe – pesquisas sistemáticas e reflexões teóricas mais perspicazes acerca da natureza, da dinâmica e das conseqüências da sociedade espetacular.

SUMÁRIO

  • Introdução – João Freire Filho e Micael Herschmann
  • Parte 1: Teoria e história do espetáculo
  • Usos (e abusos) do conceito de espetáculo na teoria social e na crítica cultural – João Freire Filho
  • Do espetáculo monárquico ao evento da multidão – Barbara Szaniecki
  • Parte 2: Encenações contemporâneas: cinema, espetáculo e mercado
  • Periferia industrial e periferia fashion: Dois momentos do cinema brasileiro – Angela Prysthon e Rodrigo Carrero
  • Cidade de Deus e suas discursividades: Entre espetacularizações e apropriações – Paulo Jorge Ribeiro
  • Parte 3: Dinâmicas identitárias na sociedade da imagem
  • O espetáculo da metamorfose identitária nos reality shows de intervenção – Bianca Freire-Medeiros e André Werneck de A. Bakker
  • Paradoxos da autenticidade: Gênero, estilo de vida e consumismo nas revistas femininas juvenis – João Freire Filho
  • Parte 4: Os jovens e a politização do espetáculo
  • Sociedade do espetáculo e resistência juvenil: Estratégias midiáticas na formulação de uma contracultura – Ana Julia Cury de Brito Cabral
  • Espetacularização e alta visibilidade: A politização da cultura hip-hop no Brasil contemporâneo – Micael Herschmann
  • Parte 5: Arte e espetáculo
  • O choque do real: Estéticas do realismo e cultura midiática – Beatriz Jaguaribe
  • Arte e medi-ação: Reflexões sobre violência e representação – Santiago Villaveces-Izquierdo
  • O espetáculo e a demanda do real – Karl Erik Schøllhammer
  • Parte 6: A espetacularização dos conflitos na Cidade Maravilhosa
  • A imprensa e o espetáculo da violência no Rio de Janeiro contemporâneo – Lorraine Leu
  • Mídia, “pânico moral” e o funk carioca – João Freire Filho e Micael Herschmann
  • As duas margens midiáticas do Rio de Janeiro – Nízia Villaça
  • Sobre os autores
  • Peso 0,335 kg
    Dimensões 1,4 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2005

    Edição

    1

    ISBN

    85-76500-47-7

    Páginas

    276

    Versão

    ,

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