Apesar do uso recorrente do conceito notabilizado por Guy Debord, no final dos anos 1960, ainda carecemos de reflexões mais consistentes acerca da espetacularização e de suas efetivas implicações para a vida social e a produção cultural. A fim de iluminar este debate intricado e fundamental, os artigos reunidos nesta coletânea contemplam diferentes facetas da construção e da contestação do espetáculo na atualidade. Variados artefatos e fenômenos midiáticos e artísticos são analisados por pesquisadores das áreas de Comunicação, Estudos Culturais, Ciências Sociais e Letras, vinculados a instituições universitárias do Brasil e do exterior. Em comum, os textos selecionados possuem o intuito de oferecer – no lugar das condenações moralistas de praxe – pesquisas sistemáticas e reflexões teóricas mais perspicazes acerca da natureza, da dinâmica e das conseqüências da sociedade espetacular.
SUMÁRIO
Introdução – João Freire Filho e Micael Herschmann
Parte 1: Teoria e história do espetáculo
Usos (e abusos) do conceito de espetáculo na teoria social e na crítica cultural – João Freire Filho
Do espetáculo monárquico ao evento da multidão – Barbara Szaniecki
Parte 2: Encenações contemporâneas: cinema, espetáculo e mercado
Periferia industrial e periferia fashion: Dois momentos do cinema brasileiro – Angela Prysthon e Rodrigo Carrero
Cidade de Deus e suas discursividades: Entre espetacularizações e apropriações – Paulo Jorge Ribeiro
Parte 3: Dinâmicas identitárias na sociedade da imagem
O espetáculo da metamorfose identitária nos reality shows de intervenção – Bianca Freire-Medeiros e André Werneck de A. Bakker
Paradoxos da autenticidade: Gênero, estilo de vida e consumismo nas revistas femininas juvenis – João Freire Filho
Parte 4: Os jovens e a politização do espetáculo
Sociedade do espetáculo e resistência juvenil: Estratégias midiáticas na formulação de uma contracultura – Ana Julia Cury de Brito Cabral
Espetacularização e alta visibilidade: A politização da cultura hip-hop no Brasil contemporâneo – Micael Herschmann
Parte 5: Arte e espetáculo
O choque do real: Estéticas do realismo e cultura midiática – Beatriz Jaguaribe
Arte e medi-ação: Reflexões sobre violência e representação – Santiago Villaveces-Izquierdo
O espetáculo e a demanda do real – Karl Erik Schøllhammer
Parte 6: A espetacularização dos conflitos na Cidade Maravilhosa
A imprensa e o espetáculo da violência no Rio de Janeiro contemporâneo – Lorraine Leu
Mídia, “pânico moral” e o funk carioca – João Freire Filho e Micael Herschmann
As duas margens midiáticas do Rio de Janeiro – Nízia Villaça
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