Comida de subúrbio: Cultura, memória e comensalidade das yabás da Grande Madureira

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Essa pesquisa evidenciou a relação de parentalidade e dos antepassados das yabás com as artes, a música, a culinária, os espaços urbanos e o cotidiano do subúrbio, por meio das diversas manifestações culturais.

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O interesse pela cultura do subúrbio carioca e seus desdobramentos resultaram em um primeiro estudo acerca das relações entre a cidade do Rio de Janeiro e suas manifestações culturais envolvendo comida, música e comunicação. Buscava, então, investigar relações entre a comida, enquanto agente comunicacional, e o imaginário social através da história, do cotidiano e das práticas de sociabilidade da região de Madureira e Oswaldo Cruz. Três elementos fazem parte desse imaginário carioca: o trem, o samba e a comida. Partindo desse cenário, empreendi esforços no sentido da construção de uma análise acerca da formação do bairro – enquanto subúrbio -, das memórias, das tradições e do cotidiano relatado por aquelas que fazem efervescência em Madureira – as yabás.12

A imersão no campo de pesquisa, a Feira das Yabás, iniciada em 2013, permitiu acompanhar sua persistência tanto em aspectos socioculturais, políticos e econômicos da cidade quanto em transformações do cotidiano do subúrbio carioca.

A Feira das Yabás está para além de um evento de gastronomia e música, realizada no espaço público da Praça Paulo da Portela, entre os bairros de Oswaldo Cruz e Madureira. O evento reúne 16 barracas com comidas típicas (mas não exclusivas) do subúrbio carioca, organizadas por mulheres representantes da cultura da cidade, matriarcas, descendentes de personalidades marcantes da história do Rio de Janeiro.

Essa pesquisa evidenciou a relação de parentalidade e dos antepassados das yabás com as artes, a música, a culinária, os espaços urbanos e o cotidiano do subúrbio, por meio das diversas manifestações culturais: as escolas de samba, o jongo, as religiões de matrizes africanas, os bailes de charme, o Parque Madureira, o Mercadão e as estações de trem que ligam os bairros suburbanos na chamada zona norte (CHAO, 2015). A gastronomia oferecida nas barracas tem relação direta com as memórias, as vivências familiares e a vida diária e comum da cidade. O mesmo ocorre com as músicas e atrações artísticas contemporâneas que se apresentam no palco em meio à praça. A primeira versão da Feira das Yabás surgiu em 2008 e, durante sete anos, venho observando as transformações e representações do evento para o cotidiano da cidade.

1 Os termos Iabá, Aiabá, Yabás, e Oiá, referem-se à língua iorubana, dialeto africano, que e traduzidaos, significam rainha, mãe, senhora idosa, acolhimento, aquela que alimenta seus filhos. Disponível em: http://www.alaketu.com.br/ritos/dicionario_ioruba.htm. Acesso em: 14 jan. 2014.

2 Vale ressaltar que, neste estudo, opto pelo uso do termo yabá, naturalizando-o ao vernáculo da língua portuguesa, acreditando que, com tal adoção do termo, sigo fiel ao título do objeto de pesquisa: Feira das Yabás.

SUMÁRIO

10 INTRODUÇÃO

1

16 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

18 1.1 Procedimentos de coleta

20 1.2 O campo de pesquisa guiado pela metodologia de João Maia

23 1.3 Sujeitos do estudo

26 1.4 Modos de aproximação

2

27 RIO DE JANEIRO: DA CÔDEA DE PÃO À FEIJOADA DE QUINTAL

27 2.1 Sociabilidade e comensalidade dos espaços de lazer popular

30 2.2 Restaurant – comida saudável aos "fracos do peito"

32 2.3 Botica, Butiquinha

35 2.4 Quiosques

38 2.5 Boteco, Botequim

40 2.6 Quintais do Subúrbio

3

49 SUBÚRBIO CARIOCA

49 3.1 Sub-urbe para quem? Revisitando conceitos, formação e estigmas

59 3.2 Subúrbio Criativo – reformas e megaeventos

68 3.3 Yabás do subúrbio carioca

82 3.4 Comida como cultura

4

89 COMIDA DE SUBÚRBIO

90 4.1 Memória e comensalidade da comida no subúrbio

98 4.2 Cultura culinária: dos sabores da cidade aos saberes das Yabás

123 4.3 Sensorialidade da comida de subúrbio

144 4.4 Depoimentos de uma sensorialidade particular

153 CONSIDERAÇÕES FINAIS

156 REFERÊNCIAS

Dimensões 0,8 × 16,0 × 23,0 cm
Idioma

Ano

2023

Edição

1

ISBN

978-65-8706-563-2

Páginas

161

Versão

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