Cadeia produtiva da economia do Carnaval

Autor/Organizador: Luiz Carlos Prestes Filho
R$ 70,00R$ 140,00
20% DE DESCONTO

O maior evento da Indústria do Entretenimento do Brasil, que injeta todos os anos R$1 bilhão na economia da cidade do Rio de Janeiro, ganha um estudo definitivo com 272 páginas coloridas, centenas de gráficos, mapas, fluxogramas e tabelas.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

A partir do levantamento da história do Cacique de Ramos (uma construção paralela no plano político ao surgimento seminal do CPC da classe média) Carlos Alberto Messeder Pereira disseca a estruturação sociocultural do bloco que veio a desaguar no fenômeno do pagode, entre o final dos 70 e início de 80, e na conseqüente revitalização do samba de raiz.
Utilizando-se de substanciosa pesquisa de campo, referências na mídia e respaldo de bibliografia abrangente, ele monitora essa aparição associada à religião sincrética e ao culto dos antepassados indígenas refletido nos nomes dos fundadores da agremiação, que encontraria um curioso eco nos blocos de índios da Bahia. Com a mesma perspicácia e aparelhagem teórica o autor esquadrinha ainda a ascensão e declínio do pagode transformado em movimento e deglutido pela avidez do mercado de massas.

Tárik de Souza

SUMÁRIO

  • Introdução
  • Parte I Economia do Carnaval
  • Capítulo 1 Descrição da Cadeia Produtiva
  • Capítulo 2 O samba como negócio
  • Capítulo 3 A política tributária e o carnaval
  • Parte I1 A criação e os direitos
  • Capítulo 4 Os direitos imateriais e os macroelos da cadeia produtiva
  • Capítulo 5 Arrecadação e distribuição dos direitos de músicas de carnaval
  • Parte III A festa é do povo
  • Capítulo 6 As agremiações da AESCRJ
  • Capítulo 7 Pesquisa: as escolas de samba da AESCRJ
  • Capítulo 8 O polo carnavalesco de Madureira
  • Parte IV Foco na criatividade das bordadeiras
  • Capítulo 9 Polo produtivo do carnaval em Barra Mansa
  • Capítulo 10 O carnaval no município de Piraí
  • Anexos
  • Introdução
  • Anexo I Plano de trabalho
  • Anexo 2 Memória técnica do workshop da Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval
  • Anexo 3 Agentes econômicos e socioculturais
  • Anexo 4 Pesquisa na Saara
  • Anexo 5 Carnaval 2000 sindical
  • Anexo 6 Pesquisa Carnaval 2006 Riotur
  • Anexo 7 A difusão do carnaval brasileiro no mundo
  • Anexo 8 Depoimentos
  • Anexo 9 As Sociedades de Autores da Economia da Música
  • Referências Bibliográficas
  • Abstract
  • Peso 1,3 kg
    Dimensões 1,4 × 27,5 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2009

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-219-7

    Páginas

    272

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente