A partir do levantamento da história do Cacique de Ramos (uma construção paralela no plano político ao surgimento seminal do CPC da classe média) Carlos Alberto Messeder Pereira disseca a estruturação sociocultural do bloco que veio a desaguar no fenômeno do pagode, entre o final dos 70 e início de 80, e na conseqüente revitalização do samba de raiz.
Utilizando-se de substanciosa pesquisa de campo, referências na mídia e respaldo de bibliografia abrangente, ele monitora essa aparição associada à religião sincrética e ao culto dos antepassados indígenas refletido nos nomes dos fundadores da agremiação, que encontraria um curioso eco nos blocos de índios da Bahia. Com a mesma perspicácia e aparelhagem teórica o autor esquadrinha ainda a ascensão e declínio do pagode transformado em movimento e deglutido pela avidez do mercado de massas.
Tárik de Souza
SUMÁRIO
Introdução
Parte I Economia do Carnaval
Capítulo 1 Descrição da Cadeia Produtiva
Capítulo 2 O samba como negócio
Capítulo 3 A política tributária e o carnaval
Parte I1 A criação e os direitos
Capítulo 4 Os direitos imateriais e os macroelos da cadeia produtiva
Capítulo 5 Arrecadação e distribuição dos direitos de músicas de carnaval
Parte III A festa é do povo
Capítulo 6 As agremiações da AESCRJ
Capítulo 7 Pesquisa: as escolas de samba da AESCRJ
Capítulo 8 O polo carnavalesco de Madureira
Parte IV Foco na criatividade das bordadeiras
Capítulo 9 Polo produtivo do carnaval em Barra Mansa
Capítulo 10 O carnaval no município de Piraí
Anexos
Introdução
Anexo I Plano de trabalho
Anexo 2 Memória técnica do workshop da Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval
Anexo 3 Agentes econômicos e socioculturais
Anexo 4 Pesquisa na Saara
Anexo 5 Carnaval 2000 sindical
Anexo 6 Pesquisa Carnaval 2006 Riotur
Anexo 7 A difusão do carnaval brasileiro no mundo
Anexo 8 Depoimentos
Anexo 9 As Sociedades de Autores da Economia da Música
Referências Bibliográficas
Abstract
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