Brasil eficiente, Brasil cidadão: A tecnologia a serviço da justiça social

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Apresenta exemplos de ações públicas de sucesso nas esferas federal, estadual e municipal e também casos de uso do que se chama de tecnologia cidadã.

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“A luta contra a corrupção é a mesma luta pela eficiência e, portanto, lutar pelos direitos humanos é também lutar pela modernização, pelo aperfeiçoamento institucional, por mais eficiência da polícia.”

Luiz Eduardo Soares,
secretário nacional de Segurança Pública,
no capítulo “A inteligência contra o crime”, sobre a implantação do
Programa Delegacia Legal no Estado do Rio

“A urna eletrônica produziu uma verdadeira revolução, trazendo para o sistema 20 milhões de pessoas, um São Paulo inteiro de eleitores, da noite para o dia. Isto é um processo de incorporação político impressionante.”

Jairo Nicolau,
cientista político do Iuperj, no capítulo “Voto eletrônico, a reforma
política silenciosa”, sobre a informatização das eleições brasileiras

“ONG é como um laboratório: faz inovações que mostram que pode ser feito, dá padrões de como fazer, mas para ganhar escala, ou é o mercado ou é o Estado.”

Rubem César Fernandes, antropólogo, no capítulo “A transformação
social via inclusão digital”, sobre a experiência de infoinclusão do
Viva Rio em comunidades pobres

“Os exemplos aqui relatados são uma demonstração viva de que a eficiência da máquina administrativa e o resgate da cidadania são dois lados da mesma moeda. Tanto um quanto o outro não são responsabilidade exclusiva dos governos mas do conjunto da sociedade.”

Marcos Cavalcanti, doutor em Informática, coordenador do Crie –
Centro de Referência em Inteligência Empresarial, da Coppe/UFRJ,
e diretor de Tecnologia da Faperj

SUMÁRIO

  • Apresentação
  • Introdução
  • Pés de barro
  • Primeiro mito: O governo deve fazer tudo sozinho
  • Segundo mito: A tecnologia é a solução para todos os males
  • Terceiro mito: Decisões se tomam quando aparecem os problemas
  • Quarto mito: Os problemas se resolvem na extensão de um mandato
  • Quinto mito: Eficiência administrativa versus cidadania
  • A inteligência contra o crime
  • Reforma radical da polícia
  • Impunidade quase absoluta
  • Moralização e eficiência
  • Dimensão estética
  • Diagnóstico do caos
  • Excesso de demanda
  • Informatização do sistema
  • Instrumentos de gestão
  • Ambiente inspira confiança
  • Sensação do dever cumprido
  • Voto eletrônico: A reforma política silenciosa
  • Festa cívica
  • Redução drástica de votos inválidos
  • Informatização detalhadamente planejada
  • Cadastro único
  • Plataforma operacional interligada em rede
  • Informatização do voto
  • Definição das premissas do voto eletrônico
  • Projeto tupiniquim
  • Sucesso na estréia da urna
  • Os obstáculos enfrentados
  • Sistema “robusto, seguro e confiável”
  • A transformação social via inclusão digital
  • Um novo olhar sobre a favela
  • Computador, a caneta do século 21
  • Barreira socioeconômica à tecnologia
  • Estação Futuro oferece cursos e acesso
  • Auto-sustentação garantirá continuidade
  • Uma caixa preta e injusta (à espera da modernização)
  • Colapso do sistema
  • Má gestão dos recursos
  • Peso 0,118 kg
    Dimensões 0,4 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2003

    Edição

    1

    ISBN

    85-87922-76-9

    Páginas

    76

    Versão

    ,

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