A Nova Paidéia: Ciência e Educação na Construção da Modernidade

Autor/Organizador: Marco Braga
R$ 9,00R$ 18,00
20% DE DESCONTO

O primeiro volume da série Engenho & Arte contribui para o entendimento do que veio a ser o referencial do ensino técnico-científico em nosso país: o projeto educacional e formativo do Iluminismo francês

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

Fruto da tese de doutorado de Marco Braga desenvolvida e defendida no Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, na linha de pesquisa em Difusão Cientifico-Tecnológica, este livro contribui para o entendimento do que veio a ser o referencial principal do ensino técnico-científico em nosso país: o projeto educacional e formativo do Iluminismo francês, arquitetado e difundido por pensadores, cientistas, engenheiros, educadores e organizadores da cultura e da política na França revolucionária e pós-revolucionária do final do século XVIII e início do XIX. Construído para ser o referencial de formação dos dirigentes da “nova França”, esse projeto deveria abranger todas as esferas da vida, com ênfase particular para o desenvolvimento das faculdades racionais, organizativas e construtivas, fundamentos da atividade e da personalidade do novo dirigente de uma nova sociedade – uma sociedade a ser projetada, entendida e regida como se fosse máquina.

O impacto do projeto pedagógico iluminista “à francesa” não conheceu, entretanto, fronteiras naquele país: instaurou-se nas sociedades industrializadas, projetou-se para além-mar e veio a encontrar no Brasil entusiástica acolhida, marcando profundamente nosso ensino, formando aqui suas “colônias” e expandindo-se, nas ciências exatas e na engenharia, e também na filosofia, nas letras e nas ciências humanas.

Marco Braga mergulhou profundamente no estudo desse projeto, que por sua abrangência e suas intenções denominou de “nova paidéia”, em referência ao contexto de formação do dirigente-filósofo na Grécia clássica, com a ressalva apropriada de que o fundamento da proposta grega era a filosofia, enquanto para os iluministas franceses este fundamento deveria ser a ciência. Ou melhor, uma certa ciência, como bem lembrado pelo autor, aquela ciência resultante da adaptação do newtonianismo por iluministas franceses como Voltaire, Lagrange, Laplace, Legendre, Lazare Carnot, Diderot, D’Alambert, Condorcet e Monge. A obra de Marco Braga pode contribuir para uma reflexão mais esclarecida e aprofundada a respeito dos impasses da educação técnico-científica atual, quando estabelece interessantes confrontos entre diferentes propostas pedagógicas na França iluminista e suas relações com o atual ensino de ciências, quando vai às raízes da influência positivista sobre o paradigma dominante de educação em nossos dias e especialmente quando explicita o processo histórico de derrocada do caráter filosófico da formação cultural ampla até então presente na educação científica, até o tempo dos “engenheiros da Renascença”.

Professor Roberto Cintra Martins

 

SUMÁRIO

  • Apresentação
  • O Engenho e a Arte de nosso Produzir
  • Prefácio
  • PRIMEIRAS PALAVRAS
    A descoberta de um território a ser explorado
  • PARTE I
    Educação, ciência e técnica na construção da modernidade
  • INTRODUÇÃO À PRIMEIRA PARTE
    Os perigos de se caminhar em regiões fronteiriças
  • CAPÍTULO PRIMEIRO
    O projeto da nova formação científica:da paidéia grega à paidéia iluminista
  • A Paidéia Grega
  • A Nova Paidéia Iluminista do Século XVIII
  • CAPÍTULO SEGUNDO
    A ascenção da ciência moderna como forma de construção da verdade
  • Os Antecedentes
  • A Difusão da Nova Ciência
  • CAPÍTULO TERCEIRO
    O nascimento da tecnologia
  • Do Artesão Medieval ao Engenheiro da Renascença
  • Do Engenheiro Renascentista ao Engenheiro Moderno
  • Conclusão da primeira parte
  • PARTE II
    A concretização do novo projeto de formação
  • INTRODUÇÃO À SEGUNDA PARTE
    Construindo um projeto de investigação
  • CAPÍTULO QUARTO
    Os programas e as metodologias da nova formação
  • Os Conteúdos a serem Ensinados
  • A Distribuição dos Tempos
  • CAPÍTULO QUINTO
    Os Manuais da Nova Formação
  • A Era dos “Traités”
  • A Era dos “Cours”
  • Conclusão da segunda parte
  • Comentários finais
  • ANEXO
    O complemento de 20 de março de 1796
  • Bibliografia geral
  •  

    Peso 0,208 kg
    Dimensões 0,8 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2000

    Edição

    1

    ISBN

    85-87922-04-1

    Páginas

    144

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente