A presente coletânea reúne textos que abordam, de diferentes ângulos, aspectos e resultados da demanda por educação superior por parte dos povos indígenas no Brasil, questão à qual diversos pesquisadores e ativistas dedicaram sua atenção, particularmente nos últimos 15 anos. Dentre estes, encontram-se os pesquisadores que compuseram diferentes equipes enfeixadas em torno de projetos sediados no Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento do Departamento de Antropologia – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, financiados principalmente pela Fundação Ford, mas também pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Alguns deles estão aqui reunidos, em textos de sua autoria, apresentando análises de diferentes aspectos das demandas e resultados (parcialmente) obtidos pelos povos indígenas na luta por educação superior, bem como as ações – e inações – da administração pública e das instituições de ensino superior nesse campo, sem a pretensão de abarcar a ampla gama de questões envolvidas e presentes nessa última década e meia.
SUMÁRIOA educação superior de indígenas no Brasil: notas para balanços e possíveis perspectivas, à guisa de uma introdução
Antonio Carlos de Souza Lima
Licenciaturas interculturais "indígenas": um debate necessário
Kleber Gesteira Matos
O Observatório de Educação Escolar Indígena e a relação entre universidades e comunidades indígenas no desenvolvimento da educação intercultural: uma análise a partir do Edital 01/2009 Capes/Secadi/Inep
Kelly Russo
Uma análise da produção acadêmica de autoria indígena no Brasil
Mariana Paladino
Mais de uma década da primeira política de ação afirmativa para povos indígenas: novos elementos para debate
Marcos Paulino
Notas sobre a formação universitária de indígenas no Rio Grande do Sul
Alessandro Lopes
Educação Superior de Indígenas: balanços de uma década e subsídios para o futuro
Relatório final
Sobre os autores
Avaliações
Não há comentários ainda.