Na pós-graduação scricto sensu, o principal objetivo é formar pesquisadores que sejam capazes de conceber e realizar projetos sobre temas e problemas relevantes. Muitas vezes constatou-se que, para que esse objetivo seja plenamente alcançado, os alunos precisam de aperfeiçoamentos em redação de textos científicos e em metodologia de elaboração de projetos. A disciplina "Projeto de pesquisa e comunicação científica", ministrada pela Profa. Vera Cristina Feitosa, no Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, tem possibilitado uma significativa melhoria da qualidade dos projetos de teses ou dissertações dos alunos, em particular no que diz respeito à clareza dos objetivos e à estrutura argumentativa. Em matéria de escrita, a experiência mostrou que as principais dificuldades encontradas pelos alunos não são próprias ao domínio da língua portuguesa, mas remetem, sobretudo, a questões de argumentação. É preciso então exercitar a teoria e a prática da argumentação para uma melhor coordenação dos objetivos do projeto com os conceitos, pressupostos, hipóteses, meios de observação (ou de projetação) e possíveis recursos de comprovação ou de viabilização das soluções imaginadas.
Parabéns para a Profa. Vera Cristina Feitosa e os alunos da turma de 2009 pela presente publicação! A iniciativa mostra os resultados animadores que foram obtidos com base nos trabalhos da referida disciplina, pontapé inicial para bons projetos acadêmicos.
Prof. Michel Thiollent
Programa de Engenharia de Produção
COPPE/UFRJ
Francisco Duarte Magalhães Silva
Marise Carpenter Elias
Thiago José Dell’Armi Loures
Ilton Barboza Telles
Rodrigo Menezes Pinto Damasceno
Cecilia Barreira e Castro
Laura Marina Valencia Niño
Naiara Tavares da Silva
Thaís Spiegel
Paola de Lima Vichy
Anderson da Silva Nascimento
Ana Claudia da Silva Lima
Leonardo Luiz Lima Navarro
Hudson Lima Mendonça
Viviane Nunes
Barbara de Macedo Passos Oggioni
Laura de Souza Cota Carvalho
Avaliações
Não há comentários ainda.