Após assistir pela televisão a um pintassilgo empurrando, com o bico, uma peça num tabuleiro de xadrez, durante uma disputa de exibição, resolvi desafiar meu genro com um problema fácil de ser resolvido. Depois de felicitá-lo pelo sucesso na solução apresentada, ele me sugeriu escrever outros problemas, do mesmo nível, e doá-los ao clube de xadrez do colégio de minha neta, sua filha. A ideia foi aceita, resultando, então, neste livro que possui problemas de nível fácil até o medianamente difícil.
Uma partida de problema de xadrez é muito diferente de uma partida completa, jogada na sua inteireza. Num problema, o enxadrista desafiado joga com ele mesmo; as peças, bem como as suas cores e as posições que ocupam, são-lhe impostas. Para chegar à solução do problema, executa-se uma série de ataques indiretos e diretos ao rei; o enxadrista desafiado se esforça para penetrar no intricado raciocínio do autor, e, por isso, a partida adquire a característica de um verdadeiro jogo virtual, com a presença virtual do autor sendo sentida a cada escolha do movimento a ser realizado pelo desafiado.
Há quem considere problemas de xadrez uma excelente ocupação para o desenvolvimento pessoal e profissional, e é ótimo exemplo do útil irmanado com o agradável.
SUMÁRIOPrefácio
Promoção de peões
Regras
1. Tabuleiro
2. Arranjo das peças
3. Enxadristas
4. Abertura
5. A torre
6. O cavalo
7. O bispo
8. A dama
9. O rei
10. O peão
11. Roque menor e maior
12. O xeque (xq)
13. O xeque-mate (xq-mate)
14. Xeque duplo (xq dp) e xeque-mate duplo (xq-mate dp)
15. Empate por repetição (emp. por repet)
16. Empate por imobilização (emp. por imob)
17. Empate por impossibilidade (emp. por impos)
Arranjo das peças para início de jogo
Símbolos, siglas e abreviaturas
Problemas
1 lance
2 lances
3 lances
4 lances
5 lances
6 lances
7 lances
8 lances
9 lances
10 lances
13 lances
14 lances
15 lances
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