Escritos Pedagógicos: A Teoria Histo´rico-Cultural, a Pedagogia Histo´rico-Cri´tica e a Educac¸a~o para Todos é a expressão das inquietações e da concepção da autora sobre a realidade caótica e difusa, plena em contradições, própria da educação no Brasil, que, sob sua análise crítica, comprometida com a educação para todos, apresenta seu posicionamento analítico e contribui com proposições de caminhos necessários para que políticas públicas de Estado promovam transformações na educação brasileira.
[…]
Considero Escritos Pedagógicos: A Teoria Histo´rico-Cultural, a Pedagogia Histo´rico-Cri´tica e a Educac¸a~o para Todos como uma obra necessária na formação de profissionais da educação e da psicologia, assim como em áreas que, de forma interdisciplinar, transitem entre os processos educativos e o desenvolvimento humano.
Convido o leitor deste livro a se debruçar sobre o campo teórico-metodológico que fundamentou o pensamento da autora, assim como a se deliciar com a leitura agradável que nos afeta emocional e cognitivamente ao tratar de temas tão relevantes na contemporaneidade – a exclusão/inclusão de sujeitos devido às políticas públicas falaciosas que pouco contribuem para que de fato a Educação seja Para Todos.
A resistência de Anna Padilha, expressa em sua obra, motiva-me, afeta-me, seduz-me ao conhecimento… espero que o mesmo aconteça com você, leitor(a)!
Desejo uma ótima leitura…
Maria Eliza Mattosinho Bernardes
SUMÁRIOIntrodução 11
1
2
3
4
5
Com a colaboração de Ivone Martins de Oliveira
6
Com a colaboração de César Augusto Rodrigues
7
8
9
Com a colaboração de Karla Cremonez Gambarotto Vieira
10
11
12
Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia
Posfácio 193
Ivone Martins de Oliveira
Avaliações
Não há comentários ainda.