O avanço tecnológico se mostra cada vez mais acelerado, e uma nova geração de estudantes conectada e com acesso a informações de forma ampla e veloz desafia as instituições de ensino superior e os professores em seu cotidiano. É fundamental desenvolver novas perspectivas pedagógicas orientadas para uma educação significativa e um processo de ensino/aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências. Aulas expositivas tradicionais estão dando lugar à utilização das metodologias ativas, que colocam o estudante como protagonista da aprendizagem e desenvolvem novas habilidades cognitivas e comportamentais.
Este livro, organizado e escrito por professores com larga experiência acadêmica, principalmente na atividade de sala de aula, tem por objetivo apresentar um conjunto de metodologias ativas para a implementação de uma aula inovadora. Além do arcabouço teórico apresentado em cada capítulo, o livro foi planejado para oferecer ferramental prático, expondo não apenas os aspectos conceituais inerentes às metodologias, mas como implementar cada uma, contando com discussões e exemplos práticos.
Trata-se de uma obra recomendada para professores de graduação e pós-graduação, de fácil leitura e compreensão, que contribui com conhecimentos que facilitam a organização de aulas baseadas em metodologias ativas de aprendizagem, uma tendência cada vez mais constatada na educação atual.
SUMÁRIO5 PREFÁCIO
Manolita Correia Lima
11 INTRODUÇÃO
Joyce Ajuz Coelho
27 APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO SUPERIOR
Vitor Pires dos Santos
51 GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DEVOLVENDO AO ESTUDANTE O ENTUSIASMO PARA APRENDER.
Ana Erthal
73 APLICANDO A TAXONOMIA DE FINK NO PLANEJAMENTO DE AULAS ATIVAS
André Beltrão
93 O MÉTODO DO CASO
Gaspar Giacomini
113 USO DE MAPAS MENTAIS E MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO E NA PESQUISA: experiências na graduação e na pós-graduação
Leonel Tractenberg
Renata Kurtz
131 APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: "QUANDO O MODELO BIG FIVE SAI DO GUARDA-ROUPA"
Juliana Arcoverde Mansur Kopp
155 APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES
(TEAM-BASED LEARNING) E SUA APLICAÇÃO
no ensino superior
Daniel Kamlot
173 SALA DE AULA INVERTIDA: UMA MUDANÇA NOS PARADIGMAS DA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO GERENCIAL
Valentina Gomes Haensel Schmitt
Mirza Marvel Cequea
187 PROBLEM-BASED LEARNING
Vitor Pires dos Santos
Daniel Kamlot
205 Autores
Avaliações
Não há comentários ainda.