Este livro reúne capítulos dedicados a discussões metodológicas relacionadas a pesquisas contemporâneas envolvendo a etnografia e o consumo midiático. Os textos refletem acerca da crescente complexificação de práticas cotidianas atravessadas pelas tecnologias de comunicação – incluindo o conjunto de atitudes, experiências, práticas e processos sociais que revela gostos e estilos de vida e sublinha a ênfase moderna nas emoções e no individualismo como sistema de valores -, assim como das formas de estudá-las que tomam como ponto de partida as abordagens etnográficas. Busca-se, desse modo, lançar luz sobre os desafios, oportunidades e dificuldades da abordagem etnográfica na pesquisa dos meios de comunicação, em especial a internet, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, com contribuições das áreas de comunicação, antropologia e sociologia.
A presente coletânea busca aprofundar o debate iniciado no Seminário Internacional Etnografia e Consumo Midiático: Novas Tendências e Desafios Metodológicos, ocorrido na Universidade Federal Fluminense (UFF) em setembro de 2015 por iniciativa conjunta do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (Nemacs) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, com apoio financeiro da Capes e do CNPq.
SUMÁRIOIntrodução
Bruno Campanella e Carla Barros
Capítulo 1
Estratégias para etnografia da internet em estudos de mídia
Christine Hine
Capítulo 2
Etnografia e digitalização
Jair de Souza Ramos
Capítulo 3
A globalização como desafio para o trabalho de campo e a produção etnográfica
Sandra Rúbia da Silva
Capítulo 4
Novas tendências e desafios metodológicos nos estudos de consumo midiático
Laura Graziela Gomes
Capítulo 5
Remix(ando) métodos qualitativos para os contextos das mídias digitais e sociais
Annette N. Markham
Capítulo 6
Métodos mistos: combinando etnografia e análise de redes sociais em estudos de mídia social
Raquel Recuero
Capítulo 7
Carne e alma: ensaio sobre feminilidade, capital simbólico e melodrama
Veneza V. Mayora Ronsini
Capítulo 8
Jovens brasileiros e convergência midiática: espiando o cenário nacional
Nilda Jacks e Daniela Schmitz
Capítulo 9
Términos de relacionamentos e Facebook: desafios da pesquisa etnográfica em sites de redes sociais
Beatriz Polivanov e Deborah Santos
Os autores
Avaliações
Não há comentários ainda.