Um programa de mestrado inicia-se com um grupo de pesquisadores com interesses afins que se reúne em torno de um tema complexo, e dedica-se ao estudo acadêmico articulado de suas diferentes facetas e ramificações.
Este é o caso do grupo de professores da ESPM do Rio de Janeiro que se reúne em torno do tema da Economia Criativa, vocação artístico-econômica do Rio de Janeiro, com vistas à construção de um programa, que irá contribuir significativamente na formação do gestor de equipamentos culturais e esportivos, num setor dinâmico e excitante que aponta para o futuro do estado e da cidade do Rio.
Um programa de mestrado é uma guilda de pesquisadores que forma outros mestres, que devem apresentar seu trabalho de mestre perante a guilda. Como a guilda de artesãos, o programa de mestrado não é um curso ou uma escola, mas um centro de produção, em meio ao qual mestres são formados.
O Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM do Rio de Janeiro realiza esta promessa, e o presente trabalho é o resultado da primeira rodada de pesquisa de seus professores.
Ele reflete a um tempo o vigor do vento fresco de uma equipe que constrói conhecimento e as paredes do programa, e revela já a maturidade acadêmica e o enraizamento dos professores nos problemas práticos dessa indústria no Rio de Janeiro.
SUMÁRIOApresentação
Marcos Amatucci
Flávia João Flamínio
Introdução
Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Sílvia Borges Corrêa
Capítulo 1
O pensamento estratégico do design e a geração da inovação no novo paradigma econômico
Paulo de Oliveira Reis Filho
Capítulo 2
Economia Criativa, cidade criativa e desenvolvimento
João Luiz de Figueiredo
Capítulo 3
Economia Criativa e felicidade: uma abordagem por meio da interação e da experiência
Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Capítulo 4
Economia Criativa e Marketing de Guerrilha: interseções pela criatividade
Daniel Kamlot
Capítulo 5
Rio de Janeiro cidade criativa: fragmentos de uma construção histórica e caleidoscópica
Isabella Perrotta
Capítulo 6
Etnografando uma rua “criativa”: a Dias Ferreira e seus ateliês
Sílvia Borges Corrêa
Capítulo 7
Repositórios do passado e reafirmadores do presente: meios de comunicação como lugares de memória
Lucia Santa Cruz
Capítulo 8
Inteligência competitiva e Economia Criativa
Veranise Jacubowski Correia Dubeux
Capítulo 9
A gestão de projetos culturais para cidades criativas
Diego Santos Vieira de Jesus
Sobre os autores
Avaliações
Não há comentários ainda.