Análise de Telejornais não é apenas um registro de pesquisa e não é um livro pelo qual passamos impunes. Depois de percorrer suas páginas, ao nos sentarmos em frente à televisão para assistir a um telejornal, os detalhes, antes ignorados pelo hábito, parecerão saltar da tela e munidos por novas estratégias de ver, nossa leitura não será a mesma, será, sem dúvida, mais crítica e seletiva.”
Giani David-Silva
SUMÁRIO
Prefácio
Introdução
Capítulo 1 – A TV e os Telejornais
1.1 Introdução
1.2 Contexto televisivo: entre o suporte e o aparelho
1.3 O discurso da informação midiática
1.3.1 O Discurso
1.3.2 O ato de linguagem
1.3.3 Dos contratos
1.3.4 Do contrato da comunicação midiática da informação
1.3.5 Espaço de estratégia
Capítulo 2 – Como analisar telejornais?
2.1 Análise de Conteúdo e Análise do Discurso em sintonia
2.2 A organização dos telejornais
2.3 Apresentação dos telejornais
2.3.1 Escalada
2.3.2 Vinhetas
2.3.3 Cenário
2.3.4 Apresentador
2.4 Estrutura
2.4.1 Editorias
2.4.2 Entradas
2.5 Perspectivas da Análise de Conteúdo (AC)
2.6 Perspectivas da Análise do Discurso (AD)
2.7 Quadros descritivos de análise
Capítulo 3 – Análise da apresentação
3.1 Telejornais em Minas Gerais
3.1.1 Olhar fl âneur criterioso
3.1.2 A Rede e o Jornal Minas
3.1.3 A TV Alterosa e o seu telejornal
3.1.4 A Globo Minas e o MG TV
3.2 Vinhetas
3.2.1 Jornal Minas
3.2.2 Jornal da Alterosa
3.2.3 MG TV
3.2.4 Constantes e variantes nas vinhetas
3.3 Sumarização
3.3.1 Jornal Minas
3.3.2 Jornal da Alterosa
3.3.3 MG TV
3.3.4 Constantes e variantes nas escaladas
3.4 Cenários
3.4.1 Jornal Minas
3.4.2 Jornal da Alterosa
3.4.3 MG TV
3.4.4 Constantes e variantes na cenografia
3.5 Apresentadores
3.5.1 Jornal Minas
3.5.2 Jornal da Alterosa
3.5.3 MG TV
3.5.4 Imagem (Capital Visual)
3.5.5 Áudio (Capital Sonoro)
3.5.6 Planos Fílmicos
3.5.7 Constantes e variantes entre apresentadores
Capítulo 4 – Análise da estrutura dos telejornais
4.1 Constantes e variantes na estrutura dos telejornais
4.1.1 Tempo total da emissão
4.1.2 Tempo por emissão – espaços enunciativos
4.1.3 Tempo e número de entradas
4.1.4 Tempo por editoria
4.1.5 Editorias por bloco – sequência temática/conteúdo
4.1.6 Tensiograma da estrutura
4.1.7 Distribuição de temáticas por entradas
4.2 Identificação estrutural
Considerações finais
Referências
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