Intelectuais Partidos: Os comunistas e as mídias no Brasil

Autor/Organizador: Igor SacramentoMarco Roxo
R$ 15,00R$ 30,00

Este livro apresenta os significados do comunismo no Brasil, os órgãos de difusão cultural do partido e a presença dos comunistas nos meios de comunicação.

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

Este livro trata das relações dos intelectuais com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a indústria cultural. Seu foco é o trânsito entre os militantes que se engajaram, em algum grau, na produção de mídias comunistas e que, em diversos casos, ganharam notoriedade nas mídias de massa. Neste sentido, as contribuições dos autores enfrentam as seguintes questões: quais os papéis que tiveram os diversos militantes comunistas no processo de modernização dos jornais, editoras, rádios, televisões nas quais atuaram como profissionais no transcurso das décadas de 1950, 1960 e 1970? Quais as diferenças e aproximações entre a atuação de intelectuais comunistas nas mídias do PCB e nas grandes mídias? Quais as relações entre as mídias comunistas e os processos de modernização conservadora no Brasil?

SUMÁRIO

  • Apresentação 
  • Marco Roxo e Igor Sacramento
  • I. OS INTELECTUAIS E AS POLÍTICAS CULTURAIS COMUNISTAS
  • O PCB e a organização do campo intelectual brasileiro (Muniz Gonçalves Ferreira)
  • Intelectuais, esquerdas e cultura no Brasil: os anos 1930 (Ana Paula Palamartchuk)
  • Graciliano no fio da navalha: cooptação, engajamento e resistência (Dênis de Moraes)
  • O PCB e a resistência cultural comunista (1964-1968) (Marcos Napolitano)
  • II. AS MÍDIAS COMUNISTAS
  • Imprensa comunista e formação de quadros no período 1954-1964 (Marcelo Badaró Mattos) 
  • A imprensa comunista e a experiência democrática: cotidiano carioca e programação cultural nas páginas dos jornais (1945-1958) (Jayme Lúcio Fernandes Ribeiro)
  • Craques e bambas comunistas: as relações entre a cultura partidária e a cultura popular durante a legalidade do PCB (1945-1947) (Valéria Lima Guimarães)
  • A batalha das ideias: resistência cultural e mercado editorial brasileiro da década de 1960 (Rodrigo Czajka)
  • III. OS COMUNISTAS NAS MÍDIAS
  • A identidade profissional à esquerda: as relações entre jornalismo e comunismo no Brasil (Marco Roxo)
  • Dramaturgos de esquerda: experiências estéticas e políticas do Brasil do século XX (Rosangela Patriota)
  • Cineastas comunistas no Brasil (Arthur Autran)
  • Dias Gomes e a intelectualidade comunista nas modernizações midiáticas: rádio e televisão (1944-1979) (Igor Sacramento)
  • Sobre os organizadores 
  • Sobre os autores
  • Peso 0,65 kg
    Dimensões 1,9 × 16,0 × 23,0 cm
    Idioma

    Ano

    2012

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-346-0

    Páginas

    368

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente