Horizontes do Jornalismo: Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais

R$ 18,00R$ 36,00
20% DE DESCONTO

Reunião de artigos e pesquisas que procuram dinamizar a discussão sobre o Jornalismo

Digital
Impressa
Limpar

Consulte o frete e prazo estimado de entrega:

Não sei meu CEP

O Jornalismo vive um momento paradoxal. Nunca a atividade teve tanta visibilidade nem conteúdos jornalísticos circularam com tamanha intensidade como nesta fase de consolidação da internet e explosão das mídias sociais. Jamais, no entanto, houve tantos desafios à institucionalidade da profissão de jornalista, com a supressão da exigência do diploma e a precarização crescente das relações de trabalho nas redações.

Vivemos um período incomum, em que a mídia de referência parece perder fôlego, embora diligentes investigações jornalísticas ainda sejam capazes de apear do poder altos funcionários da República; em que emergem meios alternativos que disputam audiência, embora numa luta desigual, com os portais da grande imprensa; em que, em suma, os jornalistas têm demonstrado grande incerteza sobre sua condição de mediadores sociais.

Neste cenário de transição, a presente coletânea reúne reflexões e resultados de pesquisas apresentados em conferências, artigos e relatos de experiência, durante o 5º Encontro Rio-Espírito Santo de Professores de Jornalismo, na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ). O evento, realizado pelo Departamento de Jornalismo e pelo curso de especialização em Jornalismo Cultural (JorCult) da FCS/UERJ, em parceria com o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), mobilizou docentes, alunos e profissionais interessados no futuro da profissão.

Esperamos que os textos aqui reunidos ajudem a dinamizar as discussões sobre os horizontes do Jornalismo, na graduação e na pós-graduação, estabelecendo pontes entre academia e mercado de trabalho, propiciando uma perspectiva crítica da realidade profissional e ajudando a redefinir o papel do jornalista.

Marcelo Kischinhevsky, Fabio Mario Iorio e João Pedro Dias Vieira 

SUMÁRIO

sumario

  • Sumário
  • Prefácio: A formação em jornalismo
  • em novas direções
  • Mirna Tonus
  • Apresentação
  • Parte 1  Jornalismo em perspectiva
  • Desafios da profissão, do ensino e da pesquisa em Jornalismo
  • Beatriz Becker
  • Convergências e divergências
  • João Batista de Abreu
  • A decisão do STF que derrubou a exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão e o seu reducionismo à teoria do espelho
  • Leise Taveira
  • Parte 2  Entrelinhas
  • O discurso sobre o “mal”: representações jornalísticas da morte de Osama Bin Laden
  • Nemézio Amaral Filho
  • Questões metodológicas sobre a teoria do newsmaking: um estudo de caso sobre o jornalismo esportivo
  • Leonel Azevedo de Aguiar e
  • Luisa Prochnik
  • O sol de cada dia no simulacro midiático
  • Fabio Mario Iorio
  • O jornalismo e a comunicação de massa como campos legítimos de produção de informação
  • Alexandra Aguirre
  • Parte 3  Experiências e intervenções
  • Circulação de conteúdos radiofônicos em mídias sociais: o projeto “UERJ no Ar – o Rádio como Apoio à Inclusão Social e à Difusão do Conhecimento Científico e Tecnológico”
  • Marcelo Kischinhevsky
  • F5 – Atualizações metodológicas no ensino digital
  • Cristina Rego Monteiro da Luz
  • Jornalismo comunitário no Morro dos Macacos – relato de uma experiência
  • Luiza Mariani
  • A escuta jornalística e sua contribuição à construção da cidadania
  • Ana Lucia Vaz
  • O universo numa bolha de sabão: autoria e plágio nos trabalhos acadêmicos
  • Soraya Venegas Ferreira e
  • Milton Júlio Faccin
  • Teorias da comunicação, teorias do jornalismo e educomunicação: transversalidades epistemológicas e metodológicas em pesquisa de intervenção social
  • Angela de Faria Vieira
  • Os autores
  • Peso 0,35 kg
    Dimensões 1,2 × 14,0 × 21,0 cm
    Idioma

    Ano

    2011

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-315-6

    Páginas

    225

    Versão

    ,

    Avaliações

    Não há comentários ainda.

    Somente clientes logados, que já compraram este produto, podem deixar um comentário.

    Produtos vistos recentemente