Comunicação escrita: A busca do texto objetivo

Autor/Organizador: Maria Clara Jorgewich Cohen
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Escreva com clareza em português culto. Produza textos formais partindo da fala. Revise a gramática sem complicações. Escreva bem em qualquer mídia e faça apresentações criativas.

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O propósito deste livro é facilitar a tarefa de escrever usando a norma culta do português.  

“Traduzindo” a nomenclatura da gramática, ele explica alguns temas que costumam gerar dúvidas e embaraçar profissionais de todas as áreas.

Orienta como redigir documentos como propostas de venda, relatórios e muitos outros; como escrever a autoridades; como escrever nas mídias sociais usadas em empresas; como montar apresentações.

Para aqueles que ainda não dominam as novas regras de ortografia, o livro oferece uma tabela de consulta rápida do novo acordo ortográfico.

Comunicação escrita é recomendado a jovens em início de carreira, a profissionais experientes e a todos que pretendam construir textos objetivos com mais rapidez e agilidade.

SUMÁRIO

  • Agradecimentos
  • Prefácio
  • Introdução
  • Português é uma língua difícil    
  • Brasileiro não sabe português. Só em Portugal se fala direito essa língua    
  • Só a norma culta é certa e qualquer outra forma de comunicar-se é errada    
  • O domínio linguístico ideal    
  • O papel da gramática    
  • O povo brasileiro e sua estima pela língua portuguesa; uso de estrangeirismos    
  • Capítulo 1 Fala e escrita
  • A linguagem falada    
  • A linguagem escrita     
  • Tirando proveito da fala para escrever bem    
  • Aspectos fundamentais de um texto bem compreendido   
  • Exemplos da vida real    
  • Capítulo 2 A importância da comunicação escrita no contexto empresarial
  • Capítulo 3 A comunicação escrita empresarial e oficial
  • O que é comunicação escrita empresarial e comunicação escrita oficial     
  • Tipos de correspondência empresarial    
  • Carta    
  • Carta-proposta    
  • Memorando ou Comunicação Interna – CI     
  • Procuração    
  • Recibo    
  • Requerimento    
  • Declaração    
  • Atestado     
  • Ata    
  • Relato de Reunião, Súmula de Reunião ou Pró-memória     
  • Relatório    
  • Estrutura de relatórios técnicos e destinados à publicação    
  • Relatórios de Auditoria     
  • Comunicações oficiais    
  • Aspectos importantes da redação de comunicados oficiais     
  • Como dirigir-se às autoridades    
  • Tipos de documentos oficiais    
  • Correio Eletrônico    
  • Petição    
  • Capítulo 4 Escrita e tecnologia da informação (TI)
  • Qual é a importância da língua escrita na web?    
  • O texto nos meios de comunicação eletrônica empresarial     
  • E-mail profissional    
  • Fale conosco e SAC    
  • Televisão corporativa    
  • O texto nas mídias sociais usadas em empresas     
  • Blog    
  • Wiki    
  • Groupware    
  • E-learning    
  • Linkedin    
  • Capítulo 5 Trocando em miúdos as dúvidas gramaticais mais frequentes
  • 1. Concordância verbal → Houve ou
  • 2. Crase → Vendas à vista e
  • 3. Colocação de pronomes → Amo-te ou
  • 4. Flexão do infinitivo ou infinitivo conjugado → Mandou as pessoas sair ou saírem?    
  • 5. Vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, ponto final    
  • 5.1 Vírgula     
  • 5.2 Ponto e vírgula     
  • 5.3 Dois pontos    
  • 5.4 Ponto final     
  • 6. Por que, porque, por quê, porquê    
  • 7. Acentuação e Acordo Ortográfico de 1990     
  • 7.1 Regras gerais de acentuação    
  • 7.2 Acordo Ortográfico de 1990    
  • 8. Dez infrações à norma culta que acabam com entrevistas de emprego    
  • 9. Vícios da língua; aproveite para abandoná-los    
  • Capítulo 6 Como fazer uma boa apresentação
  • Preparação    
  • Estrutura da apresentação    
  • Abertura/Introdução    
  • Desenvolvimento     
  • Fechamento/Conclusão    
  • Materiais de apoio    
  • Slides    
  • Capítulo 7 Para terminar
  • Apêndice
  • 1. Cuidado! Não se atrapalhe com os termos parecidos     
  • 2. Expressões que devem ser evitadas e dicas para substituí-las    
  • 3. Significado de siglas, palavras estrangeiras e termos mais usados no âmbito empresarial    
  • 4. Significado dos termos mais utilizados na Internet    
  • 5. Significado de alguns termos utilizados na área jurídica    
  • 6. Unidades Legais de Medida: O Sistema Internacional de Unidades – SI    
  • Peso 0,335 kg
    Dimensões 1,0 × 16,0 × 23,0 cm
    Idioma

    Ano

    2011

    Edição

    1

    ISBN

    978-85-7650-311-8

    Páginas

    201

    Versão

    ,

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